EEB Lindo
Sardagna
Plano Anual
2ᵒ ano
Professora:
Josiane Lazzaris Zappas
Português
Objetivos
Participar de diferentes
situações de leitura, produção oral e escrita.
Reconhecer a finalidade dos
textos da vida cotidiana.
Compreender o funcionamento do sistema
de escrita alfabética.
Ler, apreciar e expor
comentários sobre diferentes textos.
Conhecer, ler e exercitar a
escrita com a letra cursiva.
Utilizar letra maiúscula quando
necessário.
Ler oralmente e com fluência
textos familiares e curtos.
Escrever palavras com
estruturas silábicas diversas.
Localizar e compreender
informações com apoio do professor ou de forma autônoma.
Recontar e reescrever textos
familiares.
Fazer uso de recursos
argumentativos nas suas produções e na expressão oral.
Exercitar a escrita.
Ler palavras com estruturas
silábicas diversas.
Reconhecer que as sílabas
variam quanto a sua combinação entre consoantes e vogais.
Reconhecer e utilizar a ordem
alfabética.
Utilizar sinais de pontuação
adequados.
Identificar e aplicar o uso do singular
e do plural.
Conteúdos
Vogais e consoantes
Letra cursiva
Uso da letra maiúscula e letra
minúscula
Sílaba
Formação e separação de
palavras
Separação entre as palavras
Produção de frases
Leitura oral, silenciosa,
individual e coletiva
Ordem alfabética
Frase declamativa, exclamativa
e interrogativa
Pontuação
Singular e plural
H no início de palavra
Ch, lh e nh
Produção e revisão de pequenos
textos
Produção e interpretação de
textos coletivo e individual.
Gêneros textuais.
Matemática
Objetivos
Estimar,
contar, escrever e comparar quantidades de elementos até 100, assim como
resolver problemas simples com estes números.
Reconhecer
e fazer uso dos números ordinais.
Compreender
e ampliar o conceito de dezena.
Reconhecer
as regiões planas e sólidos geométricos.
Explorar
as grandezas de tempo, comprimento, capacidade e massa reconhecendo algumas de
suas unidades de medida.
Reconhecer
e nomear moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Identificar
e comparar informações.
Compor
e decompor números
Efetuar
adições e subtrações com números até 100.
Reconhecer
ideias associadas à multiplicação e a divisão.
Conteúdos
Números de 0 a 100
Dezena
Numeração ordinal
Sólidos geométricos
Regiões planas
Dezenas exatas
Agrupamentos de 10 em 10
Sistema monetário
Composição e decomposição dos
números
Número par e número ímpar
Adição
Subtração
Ideias associadas à
multiplicação e divisão
Sistema monetário brasileiro
Grandeza de tempo
Grandeza de comprimento
Grandeza de capacidade
Grandeza de massa
Ciências humanas e da natureza
Ciências
Objetivos
Compreender
o desenvolvimento do corpo humano.
Reconhecer
as fases da vida humana: nascimento, infância, adolescência, vida adulta e
velhice.
Reconhecer
importância de hábitos e atitudes saudáveis.
Identificar
os órgãos dos sentidos e suas funções.
Compreender
que o ambiente é formado por seres vivos, elementos naturais e elementos
construídos.
Perceber
a relação entre os seres vivos e o ambiente, e como o ser humano pode
modificá-lo.
Identificar
elementos próprios do dia e da noite.
Conteúdos
Corpo
humano
Reconhecer
as fases da vida do ser humano
Higiene
e saúde
Alimentação
Os
sentidos
Semelhanças
e diferenças entre ambientes
Seres
vivos
Componentes
do ambiente
Necessidades
dos seres vivos
Mudanças
no ambiente ao longo do tempo
Dia
e noite
Geografia
Objetivos
Expressar
ideias e conhecimentos sobre lugares e paisagens, utilizando diversas
linguagens.
Construir
e ampliar noções de espacialidade.
Identificar
semelhanças e diferenças entre espaço do campo e da cidade.
Reconhecer
diferentes paisagens naturais, culturais, urbanas e rurais.
Conteúdos
Noção
de espacialidade.
Localização
Moradias
Espaço
do campo e da cidade
Diferentes
paisagens
História
Objetivos
Utilizar
diferentes suportes para compreender sua própria história.
Perceber
as permanências e as transformações ocorridas ao longo do tempo.
Perceber
a passagem do tempo a partir da observação.
Valorizar
e respeitar as manifestações culturais históricas da comunidade.
Conteúdos
A
própria história
Registrar
e compreender sua história
Noção
de tempo (passado, presente e futuro)
O
espaço e suas mudanças.
Manifestações
históricas culturais
Ensino Religioso
Objetivos
Respeitar diferentes culturas e
diferentes modos de ser.
Desenvolver atitudes de
respeito e valorização em relação ao ambiente escolar.
Abordar, explorar e compreender
os valores, os limites éticos e os direitos humanos.
Identificar símbolos sóciofamiliares
e comunitários que integram, identificam e diferenciam as pessoas em suas
culturas.
Conteúdos
O
ser humano
Valores
e princípios éticos
Respeito
e cuidado da vida, da natureza, do corpo e da saúde
Direitos
humanos
Símbolos
culturais
Avaliação
A
avaliação da aprendizagem constitui-se num processo de acompanhamento dos
alunos, de forma contínua e sistemática.
Onde se considera os objetivos propostos e alcançados, com finalidade de
oportunizar aprendizagens. Sendo de caráter formativo e contínuo, realizada
durante todo o percurso e em todas as relações vivenciadas nos tempos e espaços
escolares, considerando a apropriação dos conhecimentos, registros, relatos,
atividades práticas, lúdicas e teóricas.
Observação
A
abordagem dos conteúdos descritos se dará de acordo com as necessidades de
aprendizagem da turma. Desta forma o plano estará aberto a revisões e
adequações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário