E. E. B. LINDO SARDAGNA
PLANO DE CURSO
DIRETORA: SÔNIA
PROFESSORA:
FERNANDA CRISTINA P. MORAND
DISCIPLINA:
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Março/2016
ü OBJETIVOS
GERAIS
O conjunto de
objetivos para o ensino de ciências aponta uma intenção geral: criar
oportunidades sistemáticas para que o aluno, ao final do ensino fundamental,
tenha adquirido um conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem
como instrumento para a interpretação do mundo cientifico e tecnológico em que
vivemos, capacitando-os nas escolhas que fará como indivíduo e como cidadão.
Nesse sentido, os temas de estudo e atividades de ciências deverá se organizar
de forma a permitir que os alunos ganhem progressivamente as seguintes
capacidades:
·
Identificar o conhecimento científico como
resultado do trabalho de gerações de homens e mulheres em busca do conhecimento
para compreensão do mundo, valorizando-o como instrumento para o exercício da
cidadania competente;
·
Valorizar progressivamente a aplicação do
vocabulário científico como forma precisa e sintética de representar e
comunicar os conhecimentos sobre o mundo natural e tecnológico;
·
Desenvolver hábitos de saúde e cuidado corporal,
concebendo a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e
coletivos que devem se conservados, preservados e potencializados;
·
Identificar os elementos do ambiente,
percebendo-os como parte de processos de relações, interações e transformações;
·
Identificar os elementos do ambiente como
recursos naturais que tem um ritmo de renovação, havendo, portanto, um limite
para sua retirada;
·
Perceber a profunda interdependência entre os
seres vivos e os demais elementos do ambiente;
·
Relacionar a capacidade de interação com o
ambiente com a sobrevivência das espécies;
·
Relacionar as características do ambiente
natural e cultural com a qualidade de vida;
·
Relacionar descobertas e invenções humanas com
mudanças sociais, políticas, ambientais e vice-versa;
·
Compreender a tecnologia como recurso para
resolver as necessidades humanas, diferenciando os usos corretos e úteis
daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao ser humano;
·
Formular perguntas e suposições sobre os
fenômenos naturais, desenvolvendo estratégias progressivamente mais
sistemáticas de busca e tratamento das informações;
·
Desenvolver flexibilidade para reconsiderar suas
idéias, reconhecendo e selecionando fatos e dados na reelaboração de seus
conhecimentos;
·
Desenvolver postura para a aprendizagem:
curiosidade, interesse, mobilização para busca e organização de informações;
autonomia e responsabilidade na realização de suas tarefas como estudante;
·
Desenvolver um olhar atento para a natureza e
ousadia na busca de novas respostas para desafios;
·
Desenvolver a reflexão sobre as relações entre
ciência, sociedade e tecnologia, considerando as questões éticas envolvidas;
·
Perceber a construção histórica do conhecimento
científico;
·
Usar o conhecimento científico na discussão e
interpretação de fatos do cotidiano;
·
Coletar dados e buscar informações;
·
Discernir conhecimento científico de crendices e
superstições.
ü
CONTEÚDOS
Ø
6º ANO:
Conteúdo
geral
|
Conteúdo
específico
|
Objetivos
|
Universo
|
-
Galáxias, estrelas, planetas, satélites;
- Nós e o Universo;
- Astronomia;
|
- Conhecer as galáxias, estrelas, planetas e
satélites;
- Caracterizar os planetas;
- Discutir a existência de vida fora do planeta;
- Introduzir a Astronomia.
|
O ar
-O ar em
volta da Terra
|
- Existência do ar;
- Matéria;
- Atmosfera;
|
- Reconhecer a existência do ar;
- Conhecer do que é constituída a matéria;
- Conceituar átomo;
- Conhecer as camadas da atmosfera e citar suas
características relevantes;
- Relacionar o surgimento e a manutenção da vida
no planeta Terra com as características particulares da atmosfera;
- Compreender como e de que forma a atividade
humana interfere e afeta a atmosfera;
|
O ar
|
-Composição
do ar
|
- Citar a composição do ar e suas respectivas
características;
- Relacionar os gases atmosféricos às atividades e
funções vitais dos organismos;
- Compreender a relação de equilíbrio entre a
respiração celular e a fotossíntese e a conseqüente manutenção das taxas de O2
e CO2 atmosféricas;
- Compreender os mecanismos que causam o efeito
estufa e os problemas ambientais decorrentes de tal desequilíbrio;
- Reconhecer o ar como veiculo para transmissão de
doenças.
|
O ar
|
-
Propriedades do ar
|
- Perceber que o ar ocupa espaço, se movimenta,
tem massa e peso, oferece resistência e exerce pressão;
- Relacionar pressão e altitude.
|
O ar
|
- Previsão
do tempo
|
- Compreender os mecanismos que possibilitam
prever o tempo e qual a utilidade pratica de tal previsão;
- Conhecer os instrumentos utilizados em
laboratórios de meteorologia;
- Descobrir a importância da observação do meio
ambiente;
- Considerar os métodos de previsão do tempo como
importantes recursos para as diversas atividades humanas.
|
Desequilíbrios
ambientais
|
- Poluição ambiental
|
- Preservar espécies vivas;
- Controlar os níveis de poluição no ar, na água e
no solo;
- Desenvolver tecnologias que não agridam o meio
ambiente;
- Lidar com a escassez de recursos naturais, como
a água e o petróleo.
|
|
- Lixo: problemas e soluções.
|
- Lidar com o problema do lixo, criando
alternativas menos nocivas ao ambiente e as espécies vivas;
- Conhecer, identificar e relacionar os diferentes
tipos e destinos do lixo;
- Diminuir o consumo para evitar o excesso de
lixo;
- Reconhecer a importância da reciclagem para
reduzir o volume do lixo;
|
A vida e o ambiente
|
- Relações alimentares nos ecossistemas;
- Estratégias de vida nos ecossistemas;
- Componentes e organização nos ecossistemas;
|
- Reconhecer os componentes e a organização de um
ecossistema;
- Perceber as relações alimentares e as posições
tróficas numa cadeia alimentar;
- Identificar algumas estratégias de vida em
diferentes ecossistemas brasileiros;
- Verificar a importância para a vida de
determinados organismos, de diferentes estratégias em relação à água, ao
calor e ao frio e à luz.
|
Ecossistemas
|
-Tipos de ecossistema;
-Biomas brasileiros.
|
- Perceber como é rica e, por vezes, complexa a
diversidade dos ecossistemas brasileiros;
-Caracterizar os biomas aquáticos e terrestres e
localizá-los geograficamente;
- Comparar a flora e a fauna típicas dos biomas
com o tipo de clima e a temperatura existentes.
|
A Terra
|
- Regiões da Terra;
- Estrutura da Terra;
- Crosta terrestre.
|
- Reconhecer as regiões da Terra e suas principais
características;
- Conhecer a estrutura da Terra;
- Conhecer a constituição da crosta terrestre;
- Conceituar e diferenciar as rochas;
- Compreender os processos de obtenção e
transformação de recursos naturais em produtos;
- Reconhecer a finitude dos recursos naturais.
|
O solo
|
- Formação do solo;
- Componentes do solo;
- Tipos de solo;
- O solo se modifica.
|
- Compreender o processo de formação do solo;
- Conhecer e identificar os componentes do solo;
- Diferenciar os tipos de solo;
- Compreender a importância do solo para as
praticas agrícolas;
- Relacionar os tipos de solo com sua capacidade
de reter água;
- Conceituar as modificações naturais e
artificiais do solo;
- Apontar as práticas relacionadas ao esgotamento
do solo;
- Indicar possíveis soluções para a manutenção da
qualidade do solo.
|
A Água
|
- Relação água-terra;
- A água nos seres vivos;
- A fórmula da água;
- Água potável
|
- Refletir em relação à consciência e o combate ao
desperdício;
- Relacionar a quantidade de água na Terra;
- Identificar problemas ambientais que afetam na
diminuição da quantidade de água potável;
- Identificar a fórmula da água;
- Mostrar que o excesso ao consumo da água aumenta
o volume de esgoto jogado nos rios e mares, causando inúmeras doenças pela
contaminação da mesma.
|
Água
|
- Existência e composição da água.
|
- Relacionar a quantidade de água e terra no
planeta;
- Estabelecer proporções de água dentro e fora dos
seres vivos;
- Estimar a quantidade de água necessária às
funções vitais;
- Citar os componentes da água;
|
|
- Fases da água
|
- Citar e identificar os estados físicos da água;
- Compreender como a água muda de estado físico;
- Descrever o ciclo da água.
|
|
- Propriedades da água.
|
- Compreender a pressão exercida pela água;
- Entender o principio dos vasos comunicantes;
- Explicar como ocorre a flutuação na água;
- Explicar o principio de Arquimedes;
- Estabelecer a relação entre a água e energia;
- Compreender por que a água é considerada
solvente universal;
- Diferenciar soluto e solvente.
|
|
- Água potável e saneamento básico.
|
- Caracterizar a água indicada ao consumo humano;
- Explicar as etapas do tratamento de água numa
estação de tratamento de água;
- Citar métodos caseiros que garantam a qualidade
da água para o consumo humano;
- Explicar as etapas do tratamento de esgoto numa
estação de tratamento de esgoto;
- Compreender a necessidade de dispor de
saneamento básico.
|
Ø
8º ANO:
Conteúdo
geral
|
Conteúdo
específico
|
Objetivos
|
A célula
|
- Visão geral;
- Divisão celular;
- Organelas;
|
- Caracterizar e reconhecer a célula como a
unidade morfofisiológica dos seres vivos, capaz de autoduplicação;
- Dissertar sobre a teoria celular;
- Reconhecer a célula como uma estrutura
internamente composta pelo citoplasma e por diversas organelas;
- Identificar, caracterizar e atribuir as
respectivas funções das organelas citoplasmáticas;
- Comparar a estrutura e a constituição da célula
animal e vegetal;
- Conhecer e comparar diferentes dimensões
celulares;
- Conhecer as principais características
estruturais e químicas das substancias inorgânicas e orgânicas, atribuir as
respectivas funções desempenhadas nos seres vivos e a sua importância;
- Reconhecer que o microscópio é um instrumento
utilizado para a visualização das células e estruturas celulares.
|
Tecidos, órgãos e sistemas.
|
- Níveis de organização;
- Os tecidos no corpo humano.
|
- Listar,
hierarquicamente, os níveis de organização dos seres vivos e exemplificá-los;
- Definir tecidos, órgãos e sistemas;
- Caracterizar, diferenciar e atribuir a
respectiva função dos tecidos humanos.
|
Alimentação e digestão
|
- Alimento e nutriente;
- Alimentação e saúde;
- Digestão e sistema digestório.
|
- Definir nutriente e classifica-lo quanto à sua
composição química;
- Diferenciar alimento e nutriente;
- Citar as principais características e funções
dos carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas;
- Diferenciar os nutrientes plásticos, energéticos
e reguladores;
- Compreender a importância da alimentação
adequada para o crescimento e desenvolvimento;
- Citar as principais causas da deterioração dos
alimentos;
- Conhecer os métodos para à conservação dos
alimentos;
- Identificar alimentos potencialmente
contaminados;
- Compreender o processo de desnutrição;
- Diferenciar e conceituar as quatro etapas da
digestão;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema
digestório;
- Citar o caminho percorrido pelo alimento dentro
do sistema digestório;
- Citar as principais enzimas que atuam no
processo digestivo e os produtos produzidos pela ação enzimática;
- Desenvolver e manter praticas saudáveis e
higiênicas relacionadas ao corpo e à saúde;
- Valorizar a atividade física como sendo uma
pratica importante para a saúde;
- Ter consciência que praticas e atitudes
desrespeitosas contra o próprio corpo comprometem a saúde.
|
Respiração, circulação e excreção.
|
- Respiração e sistema respiratório;
- Circulação e sistema cardiovascular;
-Excreção e sistema urinário.
|
- Discorrer sobre a função da respiração,
circulação e excreção;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema
respiratório, circulatório e excretor;
- Citar o caminho percorrido pelo ar dentro do
sistema respiratório;
- Conceituar e diferenciar os movimentos
respiratórios;
- Definir hematose;
- Descrever o caminho dos gases respiratórios no
sangue;
- Conhecer a estrutura do coração, suas cavidades,
suas válvulas e seu funcionamento;
- Diferenciar os tipos de vasos sanguíneos e suas
respectivas funções;
- Citar os componentes sanguíneos e suas
respectivas funções;
- Diferenciar sístole e diástole;
- Definir pressão arterial;
- Descrever e esquematizar a pequena e a grande
circulação;
- Descrever a estrutura e a função do néfron;
- Compreender os processos de filtração,
reabsorção e excreção;
- Compreender o controle da função renal pela ação
hormonal.
|
Locomoção
|
- Ossos;
- Músculos.
|
- Discorrer sobre a função de locomoção;
- Conhecer as estruturas do sistema esquelético;
- Caracterizar os tipos de tecido muscular e suas
respectivas funções;
- Comparar os movimentos do corpo humano com os
tipos de alavancas;
- Citar as deformações na coluna vertebral;
- Apontar a importância dos exercícios musculares
para a saúde;
- Conhecer o efeito dos anabolizantes no corpo do
homem e da mulher.
|
Sistema sensorial
|
- Os sentidos;
- Os sentidos e a saúde.
|
- Discorrer sobre a função dos sentidos;
-Compreender o mecanismo da percepção do paladar e
do olfato;
- Conhecer as principais partes do olho humano e o
mecanismo da visão;
- Conhecer as principais partes da orelha humana e
o mecanismo da audição;
- Compreender o mecanismo da percepção do tato;
- Conhecer algumas doenças relacionadas aos órgãos
dos sentidos.
|
Sistema nervoso e endócrino
|
|
- Discorrer sobre a função do sistema nervoso e
endócrino;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema nervoso
e endócrino;
- Conhecer a estrutura do neurônio e natureza do
impulso nervoso;
- Descrever e exemplificar os atos reflexos;
- Compreender os agravos ao sistema nervoso e à
saúde decorrente do uso de álcool e drogas;
- Discorrer sobre a função dos hormônios;
- Diferenciar glândulas endócrinas e exócrinas;
- Compreender o mecanismo de retroalimentação;
- Caracterizar as principais doenças causadas
pelas disfunções hormonais;
- Comparar as mudanças decorrentes da puberdade,
pela ação hormonal, no corpo das meninas e dos meninos.
|
Sistema reprodutor
|
- Sexualidade;
- Sistema genital;
- Reprodução.
|
- Discorrer sobre a função da reprodução;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema
genital;
- Conhecer a anatomia e a fisiologia do sistema
genital feminino e masculino;
- Compreender a fisiologia da reprodução;
- Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo
menstrual;
- Explicar como ocorre a fecundação;
- Conceituar contracepção, listar e conhecer os
métodos contraceptivos;
- Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis,
como são transmitidas e como evita-las;
- Ter consciência das mudanças durante a
adolescência e de quem todos os indivíduos apresentam modificações
comportamentais, anatômicas e fisiológicas com a mesma idade;
- Manter uma postura tranqüila com relação à
sexualidade e assimilar que a sexualidade faz parte da vida das pessoas.
|
O gene: herança e evolução
|
- Os genes;
- Genomas;
-Os cromossomos e o cariótipo;
- Mendel e a origem da Ciência Genética;
- Hereditariedade humana;
- Evolução.
|
- Perceber a importância do DNA e RNA como
materiais hereditários dos seres vivos;
- Conhecer a genômica e o interesse sobre genoma
dos organismos;
- Reconhecer os cromossomos e o cariótipo, bem
como as alterações cromossômicas;
- Conhecer a história de Mendel e sua contribuição
para a Genética;
- Identificar algumas características
hereditárias;
- Conhecer algumas evidencias da evolução.
|
Ø
9º ANO:
Conteúdo
geral
|
Conteúdo
específico
|
Objetivos
|
- As propriedades dos materiais.
|
- A matéria e as suas propriedades;
- Os estados físicos da matéria;
- Mudanças de estado físico da matéria;
- Substâncias puras e misturas;
- Soluções;
- A separação de misturas.
|
- Reconhecer a massa e o volume como propriedades
gerais da matéria;
- Perceber que algumas propriedades especificas
das substancias dependem de seu estado físico;
- Verificar que a variação da temperatura e da
pressão provoca mudanças de estado físico da matéria;
- Verificar que os matérias na natureza podem ser
divididos em dois grupos: substancias puras e misturas;
- Compreender que para evitar a poluição ambiental
deve-se impedir o contato entre as substancias poluentes e o ambiente;
- Perceber a existência de diferentes tipos de
solução.
|
- As transformações dos materiais;
|
- Átomos e elementos;
- As ligações químicas;
- As reações químicas;
- Velocidade e energia nas reações químicas;
- Diversidade de substancias.
- Funções químicas: ácidos, bases, óxidos e sal.
|
- Ampliar a percepção espacial do mundo atômico e
molecular de algumas substâncias;
- Perceber que a massa do núcleo é maior que da
eletrosfera;
- Comparar o tamanho do núcleo do átomo e a sua
eletrosfera;
- Verificar a quantidade de elétrons contida em
cada camada da eletrosfera e distribuir os elétrons de cada átomo;
- Perceber a grande diversidade de substancias na
natureza, e que essas substancias sofrem transformações que originam novas
substâncias;
- Perceber que a quantidade de energia química se
altera durante uma reação química;
- Reconhecer os fatores que influenciam na
velocidade das reações químicas;
|
- Ciclos dos materiais.
|
- O ciclo do carbono;
- O ciclo do oxigênio;
- O ciclo do nitrogênio;
- Compostos orgânicos.
|
- Familiarizar o aluno com a representação,
leitura e interpretação de substâncias necessárias à manutenção da vida, em
especial, o carbono, o oxigênio e o nitrogênio;
- Perceber que os ciclos naturais resultam de um
continuo rearranjo de átomos na atmosfera, litosfera e hidrosfera;
- Verificar e analisar a participação do ser
humano no ambiente, quer pela produção de novos materiais, quer pela produção
de resíduos.
|
- Energia, calor e temperatura.
|
- A energia;
- Transformações de energia;
- Temperatura e calor;
- A medida da temperatura;
- Transmissão do calor;
- Dilatação e contração térmica.
|
- Perceber que a energia, em suas diversas
manifestações, é necessária para transformar a matéria;
- Reconhecer as diferentes formas de energia, bem
como suas fontes renováveis e não-renováveis;
- Compreender a diferença entre temperatura e
calor;
- Reconhecer instrumentos que permitem medir a
temperatura de um corpo ou do ambiente;
- Compreender e utilizar conhecimentos relativos a
processos de propagação do calor.
|
- Ondas, som e luz.
|
- As ondas: tipos e características;
- A propagação do som;
- A reflexão do som;
- A luz;
- Reflexão e refração da luz.
|
- Compreender que as ondas não transportam
matéria, e sim, energia;
- Associar os dois tipos fundamentais de ondas a
situações presentes no cotidiano;
- Perceber que as ondas têm características
físicas comuns, e que essas características distinguem as ondas entre si;
- Conhecer as características e a forma de
propagação das ondas sonoras e eletromagnéticas;
- Compreender o significado de um eclipse solar e
lunar;
- Perceber que diversos instrumentos ópticos são
construídos com base nas leis da reflexão e da refração da luz.
|
- Movimentos e forças.
|
- Os movimentos;
- As forças;
- Trabalho e máquinas;
- Princípios da dinâmica.
|
- Compreender que a condição de movimento ou de
repouso de um corpo deve ser aplicada sempre em relação a um referencial;
- Perceber que a velocidade é a medida da rapidez
com que um corpo muda de posição;
- Compreender a força como uma ação que age
diretamente ou a distancia; perceber que essa ação movimenta, para ou deforma
os corpos;
- Verificar que existe a realização de trabalho
quando uma força consegue deslocar um corpo;
- Perceber que as maquinas são dispositivos
criados para realizar trabalho e diminuir o esforço para realiza-lo.
|
- A eletricidade e o magnetismo
|
- As cargas elétricas;
- A corrente elétrica;
- O circuito elétrico;
- O magnetismo;
- O eletromagnetismo.
|
- Perceber os efeitos e as conseqüências do
fenômeno da eletrização dos corpos;
- Perceber a corrente elétrica como um movimento
ordenado de elétrons num fio condutor;
- Verificar que a resistência de um condutor varia
conforme o material de que é feito, bem como o comprimento e a espessura;
- Perceber que a magnetita é um mineral que tem
magnetismo;
- Compreender as relações existentes entre os
fenômenos elétricos e magnéticos;
- Identificar diferentes aplicações do
eletromagnetismo.
|
Ø
1º ANO (ENSINO MÉDIO):
Conteúdo
geral
|
Conteúdo
específico
|
A identidade da vida
|
- As características da vida;
- Os níveis de estudo da vida;
- As substancias da vida: água, sais, açúcares e
gorduras;
- As substancias da vida: proteínas e ácidos
nucléicos.
|
Ecologia: a vida em um nível
mais amplo
|
-
Conceitos fundamentais em ecologia;
- Energia
e matéria nos ecossistemas;
-
Populações e comunidades;
- As
interações biológicas na comunidade;
- Os
biomas do mundo e a fitogeografia do Brasil;
- O ser
humano e seu impacto sobre o ambiente;
-
Perspectivas para o futuro.
|
Biologia celular: a vida no
nível microscópico
|
- A
célula, unidade fundamental dos seres vivos;
- As
membranas celulares e as trocas com o meio;
- O
citoplasma – onde as reações acontecem;
- Os seres
vivos e a energia – fermentação, respiração e fotossíntese;
- O núcleo
celular;
- Divisão
celular.
|
A origem da vida no planeta
Terra
|
- A origem
da vida.
|
ü ESTRATÉGIAS
-
Aulas discursivas e expositivas;
-
Dinâmicas;
-
Debates sobre temas variados;
-
Construção de cartazes;
-
Fazer experimentos;
-
Desenvolvimento de trabalhos
individuais e em grupo;
-
Exibição de datashow;
-
Trabalho com pesquisas de campo;
-
Trabalho com internet, informando
sugestões de sites;
-
Atividades práticas ou experimentais e
teóricas;
-
Elaboração de maquetes;
-
Explanação do assunto estudado através
do uso do quadro;
-
Esquemas e resumos;
-
Utilização de mapa conceitual;
-
Trabalho com imagens;
-
Exibição de dvd de acordo com o tema
relatado em sala.
AVALIAÇÃO
A
avaliação é um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o período letivo.
Os critérios estarão relacionados diretamente aos objetivos estabelecidos ao
meu planejamento. Como:
-
As habilidades que os alunos irão
conseguir desenvolver e quais ainda precisam ser tratadas;
-
Os valores adquiridos: respeito às
diferenças individuais, responsabilidade, etc.;
-
As mudanças de atitudes: organização,
interesse, espírito crítico, cuidados com o corpo e com o ambiente escolar,
atenção, etc.;
-
Trabalhos em grupos e individuais;
-
Provas escritas, geralmente aplicadas
ao final de um conteúdo;
-
Pesquisas realizadas em casa;
-
Tarefas feitas em casa;
-
Ficha de acompanhamento bimestral;
-
Participação.
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