Fernanda Cristina P. Morand

E. E. B. LINDO SARDAGNA





PLANO DE CURSO



DIRETORA: SÔNIA

PROFESSORA: FERNANDA CRISTINA P. MORAND
DISCIPLINA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS







Março/2016








ü OBJETIVOS GERAIS

O conjunto de objetivos para o ensino de ciências aponta uma intenção geral: criar oportunidades sistemáticas para que o aluno, ao final do ensino fundamental, tenha adquirido um conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumento para a interpretação do mundo cientifico e tecnológico em que vivemos, capacitando-os nas escolhas que fará como indivíduo e como cidadão. Nesse sentido, os temas de estudo e atividades de ciências deverá se organizar de forma a permitir que os alunos ganhem progressivamente as seguintes capacidades:

·       Identificar o conhecimento científico como resultado do trabalho de gerações de homens e mulheres em busca do conhecimento para compreensão do mundo, valorizando-o como instrumento para o exercício da cidadania competente;
·       Valorizar progressivamente a aplicação do vocabulário científico como forma precisa e sintética de representar e comunicar os conhecimentos sobre o mundo natural e tecnológico;
·       Desenvolver hábitos de saúde e cuidado corporal, concebendo a saúde pessoal, social e ambiental como bens individuais e coletivos que devem se conservados, preservados e potencializados;
·       Identificar os elementos do ambiente, percebendo-os como parte de processos de relações, interações e transformações;
·       Identificar os elementos do ambiente como recursos naturais que tem um ritmo de renovação, havendo, portanto, um limite para sua retirada;
·       Perceber a profunda interdependência entre os seres vivos e os demais elementos do ambiente;
·       Relacionar a capacidade de interação com o ambiente com a sobrevivência das espécies;
·       Relacionar as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida;
·       Relacionar descobertas e invenções humanas com mudanças sociais, políticas, ambientais e vice-versa;
·       Compreender a tecnologia como recurso para resolver as necessidades humanas, diferenciando os usos corretos e úteis daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao ser humano;
·       Formular perguntas e suposições sobre os fenômenos naturais, desenvolvendo estratégias progressivamente mais sistemáticas de busca e tratamento das informações;
·       Desenvolver flexibilidade para reconsiderar suas idéias, reconhecendo e selecionando fatos e dados na reelaboração de seus conhecimentos;
·       Desenvolver postura para a aprendizagem: curiosidade, interesse, mobilização para busca e organização de informações; autonomia e responsabilidade na realização de suas tarefas como estudante;
·       Desenvolver um olhar atento para a natureza e ousadia na busca de novas respostas para desafios;
·       Desenvolver a reflexão sobre as relações entre ciência, sociedade e tecnologia, considerando as questões éticas envolvidas;
·       Perceber a construção histórica do conhecimento científico;
·       Usar o conhecimento científico na discussão e interpretação de fatos do cotidiano;
·       Coletar dados e buscar informações;
·       Discernir conhecimento científico de crendices e superstições.







ü CONTEÚDOS

Ø 6º ANO:

Conteúdo geral
Conteúdo específico
Objetivos
Universo
- Galáxias, estrelas, planetas, satélites;
- Nós e o Universo;
- Astronomia;
- Conhecer as galáxias, estrelas, planetas e satélites;
- Caracterizar os planetas;
- Discutir a existência de vida fora do planeta;
- Introduzir a Astronomia.
O ar
-O ar em volta da Terra
- Existência do ar;
- Matéria;
- Atmosfera;

- Reconhecer a existência do ar;
- Conhecer do que é constituída a matéria;
- Conceituar átomo;
- Conhecer as camadas da atmosfera e citar suas características relevantes;
- Relacionar o surgimento e a manutenção da vida no planeta Terra com as características particulares da atmosfera;
- Compreender como e de que forma a atividade humana interfere e afeta a atmosfera;
O ar

-Composição do ar
- Citar a composição do ar e suas respectivas características;
- Relacionar os gases atmosféricos às atividades e funções vitais dos organismos;
- Compreender a relação de equilíbrio entre a respiração celular e a fotossíntese e a conseqüente manutenção das taxas de O2 e CO2  atmosféricas;
- Compreender os mecanismos que causam o efeito estufa e os problemas ambientais decorrentes de tal desequilíbrio;
- Reconhecer o ar como veiculo para transmissão de doenças.
O ar
- Propriedades do ar
- Perceber que o ar ocupa espaço, se movimenta, tem massa e peso, oferece resistência e exerce pressão;
- Relacionar pressão e altitude.
O ar
- Previsão do tempo
- Compreender os mecanismos que possibilitam prever o tempo e qual a utilidade pratica de tal previsão;
- Conhecer os instrumentos utilizados em laboratórios de meteorologia;
- Descobrir a importância da observação do meio ambiente;
- Considerar os métodos de previsão do tempo como importantes recursos para as diversas atividades humanas.

Desequilíbrios ambientais
- Poluição ambiental
- Preservar espécies vivas;
- Controlar os níveis de poluição no ar, na água e no solo;
- Desenvolver tecnologias que não agridam o meio ambiente;
- Lidar com a escassez de recursos naturais, como a água e o petróleo.

- Lixo: problemas e soluções.
- Lidar com o problema do lixo, criando alternativas menos nocivas ao ambiente e as espécies vivas;
- Conhecer, identificar e relacionar os diferentes tipos e destinos do lixo;
- Diminuir o consumo para evitar o excesso de lixo;
- Reconhecer a importância da reciclagem para reduzir o volume do lixo;
A vida e o ambiente
- Relações alimentares nos ecossistemas;
- Estratégias de vida nos ecossistemas;
- Componentes e organização nos ecossistemas;
- Reconhecer os componentes e a organização de um ecossistema;
- Perceber as relações alimentares e as posições tróficas numa cadeia alimentar;
- Identificar algumas estratégias de vida em diferentes ecossistemas brasileiros;
- Verificar a importância para a vida de determinados organismos, de diferentes estratégias em relação à água, ao calor e ao frio e à luz.
Ecossistemas
-Tipos de ecossistema;
-Biomas brasileiros.
- Perceber como é rica e, por vezes, complexa a diversidade dos ecossistemas brasileiros;
-Caracterizar os biomas aquáticos e terrestres e localizá-los geograficamente;
- Comparar a flora e a fauna típicas dos biomas com o tipo de clima e a temperatura existentes.
A Terra
- Regiões da Terra;
- Estrutura da Terra;
- Crosta terrestre.
- Reconhecer as regiões da Terra e suas principais características;
- Conhecer a estrutura da Terra;
- Conhecer a constituição da crosta terrestre;
- Conceituar e diferenciar as rochas;
- Compreender os processos de obtenção e transformação de recursos naturais em produtos;
- Reconhecer a finitude dos recursos naturais.
O solo
- Formação do solo;
- Componentes do solo;
- Tipos de solo;
- O solo se modifica.
- Compreender o processo de formação do solo;
- Conhecer e identificar os componentes do solo;
- Diferenciar os tipos de solo;
- Compreender a importância do solo para as praticas agrícolas;
- Relacionar os tipos de solo com sua capacidade de reter água;
- Conceituar as modificações naturais e artificiais do solo;
- Apontar as práticas relacionadas ao esgotamento do solo;
- Indicar possíveis soluções para a manutenção da qualidade do solo.
A Água
- Relação água-terra;
- A água nos seres vivos;
- A fórmula da água;
- Água potável
- Refletir em relação à consciência e o combate ao desperdício;
- Relacionar a quantidade de água na Terra;
- Identificar problemas ambientais que afetam na diminuição da quantidade de água potável;
- Identificar a fórmula da água;
- Mostrar que o excesso ao consumo da água aumenta o volume de esgoto jogado nos rios e mares, causando inúmeras doenças pela contaminação da mesma.
Água
- Existência e composição da água.
- Relacionar a quantidade de água e terra no planeta;
- Estabelecer proporções de água dentro e fora dos seres vivos;
- Estimar a quantidade de água necessária às funções vitais;
- Citar os componentes da água;

- Fases da água
- Citar e identificar os estados físicos da água;
- Compreender como a água muda de estado físico;
- Descrever o ciclo da água.

- Propriedades da água.
- Compreender a pressão exercida pela água;
- Entender o principio dos vasos comunicantes;
- Explicar como ocorre a flutuação na água;
- Explicar o principio de Arquimedes;
- Estabelecer a relação entre a água e energia;
- Compreender por que a água é considerada solvente universal;
- Diferenciar soluto e solvente.

- Água potável e saneamento básico.
- Caracterizar a água indicada ao consumo humano;
- Explicar as etapas do tratamento de água numa estação de tratamento de água;
- Citar métodos caseiros que garantam a qualidade da água para o consumo humano;
- Explicar as etapas do tratamento de esgoto numa estação de tratamento de esgoto;
- Compreender a necessidade de dispor de saneamento básico.















Ø 8º ANO:

Conteúdo geral
Conteúdo específico
Objetivos
A célula
- Visão geral;
- Divisão celular;
- Organelas;
- Caracterizar e reconhecer a célula como a unidade morfofisiológica dos seres vivos, capaz de autoduplicação;
- Dissertar sobre a teoria celular;
- Reconhecer a célula como uma estrutura internamente composta pelo citoplasma e por diversas organelas;
- Identificar, caracterizar e atribuir as respectivas funções das organelas citoplasmáticas;
- Comparar a estrutura e a constituição da célula animal e vegetal;
- Conhecer e comparar diferentes dimensões celulares;
- Conhecer as principais características estruturais e químicas das substancias inorgânicas e orgânicas, atribuir as respectivas funções desempenhadas nos seres vivos e a sua importância;
- Reconhecer que o microscópio é um instrumento utilizado para a visualização das células e estruturas celulares.
Tecidos, órgãos e sistemas.
- Níveis de organização;
- Os tecidos no corpo humano.
-  Listar, hierarquicamente, os níveis de organização dos seres vivos e exemplificá-los;
- Definir tecidos, órgãos e sistemas;
- Caracterizar, diferenciar e atribuir a respectiva função dos tecidos humanos.
Alimentação e digestão
- Alimento e nutriente;
- Alimentação e saúde;
- Digestão e sistema digestório.
- Definir nutriente e classifica-lo quanto à sua composição química;
- Diferenciar alimento e nutriente;
- Citar as principais características e funções dos carboidratos, lipídios, proteínas, sais minerais e vitaminas;
- Diferenciar os nutrientes plásticos, energéticos e reguladores;
- Compreender a importância da alimentação adequada para o crescimento e desenvolvimento;
- Citar as principais causas da deterioração dos alimentos;
- Conhecer os métodos para à conservação dos alimentos;
- Identificar alimentos potencialmente contaminados;
- Compreender o processo de desnutrição;
- Diferenciar e conceituar as quatro etapas da digestão;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema digestório;
- Citar o caminho percorrido pelo alimento dentro do sistema digestório;
- Citar as principais enzimas que atuam no processo digestivo e os produtos produzidos pela ação enzimática;
- Desenvolver e manter praticas saudáveis e higiênicas relacionadas ao corpo e à saúde;
- Valorizar a atividade física como sendo uma pratica importante para a saúde;
- Ter consciência que praticas e atitudes desrespeitosas contra o próprio corpo comprometem a saúde.
Respiração, circulação e excreção.
- Respiração e sistema respiratório;
- Circulação e sistema cardiovascular;
-Excreção e sistema urinário.
- Discorrer sobre a função da respiração, circulação e excreção;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema respiratório, circulatório e excretor;
- Citar o caminho percorrido pelo ar dentro do sistema respiratório;
- Conceituar e diferenciar os movimentos respiratórios;
- Definir hematose;
- Descrever o caminho dos gases respiratórios no sangue;
- Conhecer a estrutura do coração, suas cavidades, suas válvulas e seu funcionamento;
- Diferenciar os tipos de vasos sanguíneos e suas respectivas funções;
- Citar os componentes sanguíneos e suas respectivas funções;
- Diferenciar sístole e diástole;
- Definir pressão arterial;
- Descrever e esquematizar a pequena e a grande circulação;
- Descrever a estrutura e a função do néfron;
- Compreender os processos de filtração, reabsorção e excreção;
- Compreender o controle da função renal pela ação hormonal.
Locomoção
- Ossos;
- Músculos.
- Discorrer sobre a função de locomoção;
- Conhecer as estruturas do sistema esquelético;
- Caracterizar os tipos de tecido muscular e suas respectivas funções;
- Comparar os movimentos do corpo humano com os tipos de alavancas;
- Citar as deformações na coluna vertebral;
- Apontar a importância dos exercícios musculares para a saúde;
- Conhecer o efeito dos anabolizantes no corpo do homem e da mulher.
Sistema sensorial
- Os sentidos;
- Os sentidos e a saúde.
- Discorrer sobre a função dos sentidos;
-Compreender o mecanismo da percepção do paladar e do olfato;
- Conhecer as principais partes do olho humano e o mecanismo da visão;
- Conhecer as principais partes da orelha humana e o mecanismo da audição;
- Compreender o mecanismo da percepção do tato;
- Conhecer algumas doenças relacionadas aos órgãos dos sentidos.
Sistema nervoso e endócrino

- Discorrer sobre a função do sistema nervoso e endócrino;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema nervoso e endócrino;
- Conhecer a estrutura do neurônio e natureza do impulso nervoso;
- Descrever e exemplificar os atos reflexos;
- Compreender os agravos ao sistema nervoso e à saúde decorrente do uso de álcool e drogas;
- Discorrer sobre a função dos hormônios;
- Diferenciar glândulas endócrinas e exócrinas;
- Compreender o mecanismo de retroalimentação;
- Caracterizar as principais doenças causadas pelas disfunções hormonais;
- Comparar as mudanças decorrentes da puberdade, pela ação hormonal, no corpo das meninas e dos meninos.
Sistema reprodutor
- Sexualidade;
- Sistema genital;
- Reprodução.
- Discorrer sobre a função da reprodução;
- Conhecer os órgãos que compõem o sistema genital;
- Conhecer a anatomia e a fisiologia do sistema genital feminino e masculino;
- Compreender a fisiologia da reprodução;
- Compreender o mecanismo da ovulação e do ciclo menstrual;
- Explicar como ocorre a fecundação;
- Conceituar contracepção, listar e conhecer os métodos contraceptivos;
- Conhecer as doenças sexualmente transmissíveis, como são transmitidas e como evita-las;
- Ter consciência das mudanças durante a adolescência e de quem todos os indivíduos apresentam modificações comportamentais, anatômicas e fisiológicas com a mesma idade;
- Manter uma postura tranqüila com relação à sexualidade e assimilar que a sexualidade faz parte da vida das pessoas.
O gene: herança e evolução
- Os genes;
- Genomas;
-Os cromossomos e o cariótipo;
- Mendel e a origem da Ciência Genética;
- Hereditariedade humana;
- Evolução.
- Perceber a importância do DNA e RNA como materiais hereditários dos seres vivos;
- Conhecer a genômica e o interesse sobre genoma dos organismos;
- Reconhecer os cromossomos e o cariótipo, bem como as alterações cromossômicas;
- Conhecer a história de Mendel e sua contribuição para a Genética;
- Identificar algumas características hereditárias;
- Conhecer algumas evidencias da evolução.





Ø 9º ANO:

Conteúdo geral
Conteúdo específico
Objetivos
- As propriedades dos materiais.
- A matéria e as suas propriedades;
- Os estados físicos da matéria;
- Mudanças de estado físico da matéria;
- Substâncias puras e misturas;
- Soluções;
- A separação de misturas.
- Reconhecer a massa e o volume como propriedades gerais da matéria;
- Perceber que algumas propriedades especificas das substancias dependem de seu estado físico;
- Verificar que a variação da temperatura e da pressão provoca mudanças de estado físico da matéria;
- Verificar que os matérias na natureza podem ser divididos em dois grupos: substancias puras e misturas;
- Compreender que para evitar a poluição ambiental deve-se impedir o contato entre as substancias poluentes e o ambiente;
- Perceber a existência de diferentes tipos de solução.
- As transformações dos materiais;
- Átomos e elementos;
- As ligações químicas;
- As reações químicas;
- Velocidade e energia nas reações químicas;
- Diversidade de substancias.
- Funções químicas: ácidos, bases, óxidos e sal.
- Ampliar a percepção espacial do mundo atômico e molecular de algumas substâncias;
- Perceber que a massa do núcleo é maior que da eletrosfera;
- Comparar o tamanho do núcleo do átomo e a sua eletrosfera;
- Verificar a quantidade de elétrons contida em cada camada da eletrosfera e distribuir os elétrons de cada átomo;
- Perceber a grande diversidade de substancias na natureza, e que essas substancias sofrem transformações que originam novas substâncias;
- Perceber que a quantidade de energia química se altera durante uma reação química;
- Reconhecer os fatores que influenciam na velocidade das reações químicas;
- Ciclos dos materiais.
- O ciclo do carbono;
- O ciclo do oxigênio;
- O ciclo do nitrogênio;
- Compostos orgânicos.
- Familiarizar o aluno com a representação, leitura e interpretação de substâncias necessárias à manutenção da vida, em especial, o carbono, o oxigênio e o nitrogênio;
- Perceber que os ciclos naturais resultam de um continuo rearranjo de átomos na atmosfera, litosfera e hidrosfera;
- Verificar e analisar a participação do ser humano no ambiente, quer pela produção de novos materiais, quer pela produção de resíduos.
- Energia, calor e temperatura.
- A energia;
- Transformações de energia;
- Temperatura e calor;
- A medida da temperatura;
- Transmissão do calor;
- Dilatação e contração térmica.
- Perceber que a energia, em suas diversas manifestações, é necessária para transformar a matéria;
- Reconhecer as diferentes formas de energia, bem como suas fontes renováveis e não-renováveis;
- Compreender a diferença entre temperatura e calor;
- Reconhecer instrumentos que permitem medir a temperatura de um corpo ou do ambiente;
- Compreender e utilizar conhecimentos relativos a processos de propagação do calor.
- Ondas, som e luz.
- As ondas: tipos e características;
- A propagação do som;
- A reflexão do som;
- A luz;
- Reflexão e refração da luz.
- Compreender que as ondas não transportam matéria, e sim, energia;
- Associar os dois tipos fundamentais de ondas a situações presentes no cotidiano;
- Perceber que as ondas têm características físicas comuns, e que essas características distinguem as ondas entre si;
- Conhecer as características e a forma de propagação das ondas sonoras e eletromagnéticas;
- Compreender o significado de um eclipse solar e lunar;
- Perceber que diversos instrumentos ópticos são construídos com base nas leis da reflexão e da refração da luz.
- Movimentos e forças.
- Os movimentos;
- As forças;
- Trabalho e máquinas;
- Princípios da dinâmica.
- Compreender que a condição de movimento ou de repouso de um corpo deve ser aplicada sempre em relação a um referencial;
- Perceber que a velocidade é a medida da rapidez com que um corpo muda de posição;
- Compreender a força como uma ação que age diretamente ou a distancia; perceber que essa ação movimenta, para ou deforma os corpos;
- Verificar que existe a realização de trabalho quando uma força consegue deslocar um corpo;
- Perceber que as maquinas são dispositivos criados para realizar trabalho e diminuir o esforço para realiza-lo.
- A eletricidade e o magnetismo
- As cargas elétricas;
- A corrente elétrica;
- O circuito elétrico;
- O magnetismo;
- O eletromagnetismo.
- Perceber os efeitos e as conseqüências do fenômeno da eletrização dos corpos;
- Perceber a corrente elétrica como um movimento ordenado de elétrons num fio condutor;
- Verificar que a resistência de um condutor varia conforme o material de que é feito, bem como o comprimento e a espessura;
- Perceber que a magnetita é um mineral que tem magnetismo;
- Compreender as relações existentes entre os fenômenos elétricos e magnéticos;
- Identificar diferentes aplicações do eletromagnetismo.







Ø 1º ANO (ENSINO MÉDIO):
Conteúdo geral
Conteúdo específico
A identidade da vida
- As características da vida;
- Os níveis de estudo da vida;
- As substancias da vida: água, sais, açúcares e gorduras;
- As substancias da vida: proteínas e ácidos nucléicos.
Ecologia: a vida em um nível mais amplo

- Conceitos fundamentais em ecologia;
- Energia e matéria nos ecossistemas;
- Populações e comunidades;
- As interações biológicas na comunidade;
- Os biomas do mundo e a fitogeografia do Brasil;
- O ser humano e seu impacto sobre o ambiente;
- Perspectivas para o futuro.

Biologia celular: a vida no nível microscópico
- A célula, unidade fundamental dos seres vivos;
- As membranas celulares e as trocas com o meio;
- O citoplasma – onde as reações acontecem;
- Os seres vivos e a energia – fermentação, respiração e fotossíntese;
- O núcleo celular;
- Divisão celular.
A origem da vida no planeta Terra
- A origem da vida.

















ü ESTRATÉGIAS

-         Aulas discursivas e expositivas;
-         Dinâmicas;
-         Debates sobre temas variados;
-         Construção de cartazes;
-         Fazer experimentos;
-         Desenvolvimento de trabalhos individuais e em grupo;
-         Exibição de datashow;
-         Trabalho com pesquisas de campo;
-         Trabalho com internet, informando sugestões de sites;
-         Atividades práticas ou experimentais e teóricas;
-         Elaboração de maquetes;
-         Explanação do assunto estudado através do uso do quadro;
-         Esquemas e resumos;
-         Utilização de mapa conceitual;
-         Trabalho com imagens;
-         Exibição de dvd de acordo com o tema relatado em sala.


 
 AVALIAÇÃO

A avaliação é um processo contínuo que ocorre ao longo de todo o período letivo. Os critérios estarão relacionados diretamente aos objetivos estabelecidos ao meu planejamento. Como:

-         As habilidades que os alunos irão conseguir desenvolver e quais ainda precisam ser tratadas;
-         Os valores adquiridos: respeito às diferenças individuais, responsabilidade, etc.;
-         As mudanças de atitudes: organização, interesse, espírito crítico, cuidados com o corpo e com o ambiente escolar, atenção, etc.;
-         Trabalhos em grupos e individuais;
-         Provas escritas, geralmente aplicadas ao final de um conteúdo;
-         Pesquisas realizadas em casa;
-         Tarefas feitas em casa;
-         Ficha de acompanhamento bimestral;
-         Participação.

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