PLANO DE ENSINO PARA O ANO DE 2016
TURMA: 3º ANO
PROFESSORA: MARA RUBIA BRAATZ GABRIEL
LÍNGUA PORTUGUESA
OBJETIVOS:
· Utilizar as diferentes linguagens para expressar e comunicar suas ideias, interpretando, respeitando as normas da língua materna, produzindo textos.
· Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, ideias e experiências.
· Ler autonomamente diferentes tipos de textos.
· Produzir textos escrito coerentes, com domínio da separação em palavras e utilização do sistema de pontuação.
· Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar em grupo, expressar opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos.
· Escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, pontuação e boa apresentação do texto etc.)
CONTEÚDOS:
- Ordem alfabética
- Uso da letra maiúscula
- Encontro vocálico
- Encontro consonantal
- Pontuação
- Acentuação
- Sílaba tônica: classificação
- Uso do dicionário
- Substantivos: próprio, comum, simples e composto.
- Flexão do substantivo: gênero, número e grau.
- Sinônimos e antônimos
- Estrutura de textos: parágrafo, margem, título.
- Ortografia
- Tipos de frases
- Produção textual e interpretação.
MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
· Resolver situações problemas simples, construindo significados para as operações a partir da utilização do contexto social.
· Interpretar e produzir escritas numéricas, respeitando os valores posicionais e compreendendo o seu significado.
· Desenvolver procedimentos de cálculo: mental, escrito, exato e aproximado.
· Identificar a necessidade de diferentes medidas em situações diárias
· Utilizar e interpretar diferentes formas de registro para expressar ideias e dados.
· Identificar informações em tabelas e gráficos para a construção de opinião.
CONTEÚDOS:
· Sistema de numeração decimal (posição, leitura, escrita, ordem, sucessor e antecessor).
· Pares e ímpares
· Adição
· Subtração
· Problemas
· Prova real da adição e da subtração
· Multiplicação de 2 ao 9
· Divisão metade
· Noção de milhar
· Divisão até 81, exata.
· Sistema monetário
· Sistema de medida: calendário e hora
· Medidas usuais no contexto social: metro, litro, grama
· Tabelas e gráficos: elaboração e interpretação.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS:
· Possibilitar através de experimentações que o aluno compreenda a natureza como um todo, sendo ele parte integrante e agente no mundo em que vive, tornando-se responsável pelas suas atitudes.
· Conhecer a importância da água para o nosso planeta e a necessidade de evitar o desperdício.
· Identificar os seres vivos e suas diferentes relações com o meio ambiente
· Compreender o corpo humano como um todo integrado e a necessidade de atitudes saudáveis para garantir a qualidade de vida.
CONTEÚDOS:
· Seres vivos e elementos não vivos
· Solo
· Plantas: partes principais e reprodução
· Animais: vertebrados (classificação: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados, alimentação, reprodução, animais nocivos, aproveitamento dos animais pelo homem.
· Água: origem da vida, condições para a vida animal e vegetal, importância, características, estados físicos, ciclo da água na natureza, propriedade solvente, captação e armazenamento, tratamento e utilização.
· Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais.
· Homem: alimentação higiene, saúde, nutrição, alimentação.
HISTÓRIA
OBJETIVOS:
· Oportunizar o desenvolvimento crítico e participativo do educando na sociedade.
· Compreender algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais determinantes no processo histórico do município.
· Reconhecer a presença da natureza e suas manifestações, expressa na paisagem local.
CONTEÚDOS:
· História do município e sua origem
- Emancipação do município
- Identificação e comparação das paisagens naturais do município e as modificações causadas pelo Homem ao longo do tempo
- Meios de transporte
- Meios de comunicação.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS:
· Compreender a linguagem cartográfica como meio de localizar-se no mundo, representar e interpretar informações.
· Conhecer e identificar aspectos geográficos de Dona Emma.
· Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.
CONTEÚDOS:
· O que é município
- Localização do município no estado, no país.
- Os limites do município
- Espaço urbano e rural
- Bairros
- Aspectos físicos de Dona Emma: relevo, clima, hidrografia e vegetação.
· Aspectos econômicos de Dona Emma: indústria, comércio, agricultura.
· Diferentes paisagens do município.
ENSINO RELIGIOSO
OBJETIVO:
· Perceber seu papel na vida familiar e comunitária e as relações sociais entre ambas, contribuindo para relacionar-se da melhor forma possível com o outro.
CONTEÚDOS:
- Fatores que possibilitam melhor convívio entre pais e crianças, escola e alunos.
- Relações afetivas mediadas pelas relações sociais
- Auto - conhecimento
- Interação social: conviver as diferenças
- Ações comuns no cotidiano da vida escolar
- Relações entre as pessoas: educando - educador, filho – pais, entre irmãos...
- Relação de bem estar com a casa, comunidade, cidade, país e o planeta.
- Percepção do outro no meio ambiente.
Os conteúdos acima descritos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, através de estudo permanente. E espera-se que o aluno:
- Saiba expressar-se oralmente com clareza
- Interprete oralmente e por escrito textos trabalhados nas diversas disciplinas
- Leia diferentes textos respeitando os sinais de pontuação
- Elabore textos escritos com início, meio e fim aplicando a pontuação adequada.
- Reconheça a gramática aplicada no texto
- Demonstre domínio do conteúdo aplicado nas diversas disciplinas
- Leia e escreva os números entendendo o sistema de numeração decimal
- Saiba usar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, nas diferentes situações problemas.
- Conheça as cédulas e moedas que circulam na Brasil
ESTRATÉGIAS:
- Desenvolvimento de atividades em diferentes situações: individual, em duplas, trios ou coletivamente.
- Realização de pesquisas em diferentes fontes: livros, revistas, jornais, Internet e entrevistas.
- Organização de jogos e atividades desafiadoras que estimule a leitura, a escrita, o pensamento lógico, a criatividade, a cooperação, o interesse pelo estudo.
- Atividades de expressão oral: explicações de trabalhos, argumentação, dramatizações e debates.
- Aulas expositivas.
- Atividades escritas e orais individuais, em duplas, trios ou grupos.
- Material didático e de apoio: livros, mapas, figuras, jornais, revistas, dvds.
- Uso dos ambientes existentes na escola: sala de leitura, laboratório de informática, pátio.
PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:
· Contínua com base nas observações do educador, elaborando estratégias de trabalho diferenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem,
· Registro em diferentes formas (textos, murais, entrevistas, exposições, pesquisa bibliográfica, etc.);
· Caderno de avaliação (este em sala de aula)
· Expressão oral, elaboração de pequenos textos, atividades escritas (conteúdo e texto), relatórios, debates e questionamentos.
· Participação e colaboração em sala.
Nenhum comentário:
Postar um comentário