Mara Rubia Braatz Gabriel

PLANO DE ENSINO PARA O ANO DE 2016

TURMA: 3º ANO
PROFESSORA: MARA RUBIA BRAATZ GABRIEL


LÍNGUA PORTUGUESA


OBJETIVOS:

·         Utilizar as diferentes linguagens para expressar e comunicar suas ideias, interpretando, respeitando as normas da língua materna, produzindo textos.
·         Utilizar a linguagem para expressar sentimentos, ideias e experiências.
·         Ler autonomamente diferentes tipos de textos.
·         Produzir textos escrito coerentes, com domínio da separação em palavras e utilização do sistema de pontuação.
·         Utilizar a linguagem oral com eficácia, sabendo adequá-la a intenções e situações comunicativas que requeiram: conversar em grupo, expressar opiniões, defender pontos de vista, relatar acontecimentos.
·         Escrever textos previstos para a série, utilizando a escrita alfabética e preocupando-se com o uso adequado das convenções (forma ortográfica, pontuação e boa apresentação do texto etc.)


CONTEÚDOS:

  • Ordem alfabética
  • Uso da letra maiúscula
  • Encontro vocálico
  • Encontro consonantal
  • Pontuação
  • Acentuação
  • Sílaba tônica: classificação
  • Uso do dicionário
  • Substantivos: próprio, comum, simples e composto.
  • Flexão do substantivo: gênero, número e grau.
  • Sinônimos e antônimos
  • Estrutura de textos: parágrafo, margem, título.
  • Ortografia
  • Tipos de frases
  • Produção textual e interpretação. 






MATEMÁTICA


OBJETIVOS:

·         Resolver situações problemas simples, construindo significados para as operações a partir da utilização do contexto social.
·         Interpretar e produzir escritas numéricas, respeitando os valores posicionais e compreendendo o seu significado.
·         Desenvolver procedimentos de cálculo: mental, escrito, exato e aproximado.
·         Identificar a necessidade de diferentes medidas em situações diárias
·         Utilizar e interpretar diferentes formas de registro para expressar ideias e dados.
·         Identificar informações em tabelas e gráficos para a construção de opinião.

CONTEÚDOS:

·      Sistema de numeração decimal (posição, leitura, escrita, ordem, sucessor e antecessor).
·      Pares e ímpares
·      Adição
·      Subtração
·      Problemas
·      Prova real da adição e da subtração
·      Multiplicação de 2 ao 9
·      Divisão metade
·      Noção de milhar
·      Divisão até 81, exata.
·      Sistema monetário
·      Sistema de medida: calendário e hora
·      Medidas usuais no contexto social: metro, litro, grama
·      Tabelas e gráficos: elaboração e interpretação.



CIÊNCIAS


OBJETIVOS:

·         Possibilitar através de experimentações que o aluno compreenda a natureza como um todo, sendo ele parte integrante e agente no mundo em que vive, tornando-se responsável pelas suas atitudes.

·         Conhecer a importância da água para o nosso planeta e a necessidade de evitar o desperdício.
·         Identificar os seres vivos e suas diferentes relações com o meio ambiente
·         Compreender o corpo humano como um todo integrado e a necessidade de atitudes saudáveis para garantir a qualidade de vida.


CONTEÚDOS:

·         Seres vivos e elementos não vivos
·         Solo
·         Plantas: partes principais e reprodução
·         Animais: vertebrados (classificação: mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados, alimentação, reprodução, animais nocivos, aproveitamento dos animais pelo homem.
·         Água: origem da vida, condições para a vida animal e vegetal, importância, características, estados físicos, ciclo da água na natureza, propriedade solvente, captação e armazenamento, tratamento e utilização.
·         Mudanças do estado físico da água e de alguns materiais.
·         Homem: alimentação higiene, saúde, nutrição, alimentação.



HISTÓRIA


OBJETIVOS:

·         Oportunizar o desenvolvimento crítico e participativo do educando na sociedade.
·         Compreender algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais determinantes no processo histórico do município.
·         Reconhecer a presença da natureza e suas manifestações, expressa na paisagem local.



CONTEÚDOS:


·         História do município e sua origem
  • Emancipação do município
  • Identificação e comparação das paisagens naturais do município e as modificações causadas pelo Homem ao longo do tempo
  • Meios de transporte
  • Meios de comunicação.





GEOGRAFIA


OBJETIVOS:

·         Compreender a linguagem cartográfica como meio de localizar-se no mundo, representar e interpretar informações.
·         Conhecer e identificar aspectos geográficos de Dona Emma.
·         Aproveitamento, transformação, conservação e preservação da natureza.


CONTEÚDOS:

·         O que é município
  • Localização do município no estado, no país.
  • Os limites do município
  • Espaço urbano e rural
  • Bairros
  • Aspectos físicos de Dona Emma: relevo, clima, hidrografia e vegetação.
·         Aspectos econômicos de Dona Emma: indústria, comércio, agricultura.
·         Diferentes paisagens do município.


ENSINO RELIGIOSO



OBJETIVO:

·         Perceber seu papel na vida familiar e comunitária e as relações sociais entre ambas, contribuindo para relacionar-se da melhor forma possível com o outro.



CONTEÚDOS:

  • Fatores que possibilitam melhor convívio entre pais e crianças, escola e alunos.
  • Relações afetivas mediadas pelas relações sociais
  • Auto ­- conhecimento
  • Interação social: conviver as diferenças
  • Ações comuns no cotidiano da vida escolar
  • Relações entre as pessoas: educando - educador, filho – pais, entre irmãos...
  • Relação de bem estar com a casa, comunidade, cidade, país e o planeta.
  • Percepção do outro no meio ambiente.




Os conteúdos acima descritos serão desenvolvidos ao longo do ano letivo, através de estudo permanente. E espera-se que o aluno:


  • Saiba expressar-se oralmente com clareza
  • Interprete oralmente e por escrito textos trabalhados nas diversas disciplinas
  • Leia diferentes textos respeitando os sinais de pontuação
  • Elabore textos escritos com início, meio e fim aplicando a pontuação adequada.
  • Reconheça a gramática aplicada no texto
  • Demonstre domínio do conteúdo aplicado nas diversas disciplinas
  • Leia e escreva os números entendendo o sistema de numeração decimal
  • Saiba usar as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, nas diferentes situações problemas.
  • Conheça as cédulas e moedas que circulam na Brasil


ESTRATÉGIAS:

  • Desenvolvimento de atividades em diferentes situações: individual, em duplas, trios ou coletivamente.
  • Realização de pesquisas em diferentes fontes: livros, revistas, jornais, Internet e entrevistas.
  • Organização de jogos e atividades desafiadoras que estimule a leitura, a escrita, o pensamento lógico, a criatividade, a cooperação, o interesse pelo estudo.
  • Atividades de expressão oral: explicações de trabalhos, argumentação, dramatizações e debates.
  • Aulas expositivas.
  • Atividades escritas e orais individuais, em duplas, trios ou grupos.
  • Material didático e de apoio: livros, mapas, figuras, jornais, revistas, dvds.
  • Uso dos ambientes existentes na escola: sala de leitura, laboratório de informática, pátio.


PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO:

·         Contínua com base nas observações do educador, elaborando estratégias de trabalho diferenciadas durante o processo de ensino e aprendizagem,
·         Registro em diferentes formas (textos, murais, entrevistas, exposições, pesquisa bibliográfica, etc.);
·         Caderno de avaliação (este em sala de aula)
·         Expressão oral, elaboração de pequenos textos, atividades escritas (conteúdo e texto), relatórios, debates e questionamentos.
·         Participação e colaboração em sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário