ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BÁSICA LINDO SARDAGNA
DONA
EMMA, SANTA CATARINA
EXPECTATIVAS
DE
APRENDIZAGEM
1º
ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSORA:
PATRÍCIA
BORTOLUZZI CIPRIANI
DONA
EMMA, MARÇO DE 2016
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
As
crianças do 1º ano têm o direito de usar seus conhecimentos e habilidades para
resolver problemas, raciocinar,calcular, medir, contar , localizar-se,
estabelecer relações entre objetos e formas. Para isto é necessários que a
Escola de Ensino Fundamental promova oportunidades e experiências variadas para
que elas desenvolvam com confiança cada vez mais crescente todo o seu potencial
na área .
Fontes: PCNS, RCNEIS
Fontes: PCNS, RCNEIS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM – MATEMÁTICA
1. Usar
números no cotidiano e efetuar operações
* Atribuir significado, produzir e operar números em situações diversas de acordo com suas hipóteses.
* Refletir acerca das regularidades do sistema numérico.
* Produzir escritas numéricas ainda que não seja registro convencional.
* Saber ouvir as explicações de seus colegas respeitando as diferentes soluções encontradas.
* Incorporar soluções, reestruturar e ampliar idéias nos problemas apresentados.
* Realizar contagens orais de objetos usando a seqüência numérica.
* Comunicar quantidades, utilizando linguagem oral, notação numérica ou registros não convencionais.
* Construir procedimentos de agrupamentos a fim de facilitar a contagem e comparação entre duas coleções.
* Indicar o número que será obtido se forem retirados objetos de uma coleção dada.
* Indicar o número de objetos que é preciso acrescentar a uma coleção para que ela tenha tantos elementos quantos os de outra coleção dada.
Condições
Didáticas
* Propor
atividades que envolvam o sistema de numeração e o uso dos números em
diferentes situações.
* Promover
sequências didáticas e ou projetos didáticos nos quais as crianças precisem
escrever os números ( por exemplo, idade, telefone, numeração do calçado, peso
altura etc.) auxiliando para que se tornem observáveis as regularidades.
* Garantir que
todas as crianças tenham espaço, em algum momento, para expor o que pensam e
fazem.
* Criar
situações em que as crianças ouçam as soluções que os colegas acharam para os
problemas e reavaliem suas soluções caso seja apropriado.
* Criar
oportunidades de contagens em situações de práticas sociais reais, por exemplo,
usando coleções de objetos de interesse das crianças.
* Verificar
como as crianças fazem contagens e que estratégias usam.
* Possibilitar
usar jogos de tabuleiro e de regras que necessitem marcar pontos.
* Criar
oportunidades nas quais as crianças tenham que comparar quantidades de forma
contextualizada
* Propor
problemas que envolvam somar e subtrair.
* Criar
situações problema envolvendo ações de transformar e acrescentar.
2. Estabelecer relações entre espaço, objetos, pessoas e forma
2. Estabelecer relações entre espaço, objetos, pessoas e forma
* Identificar
pontos de referência para indicar sua localização na sala de aula.
* Indicar
oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representá-la por meio
de desenhos.
* Indicar o
caminho para se movimentar no espaço escolar e chegar a um determinado local da
escola e representar a trajetória, por meio de desenhos.
Condições
Didáticas
* Propor
situações em que a criança tenha que se situar no espaço, deslocar-se nele, dê
e receba instruções de localização.
* Propor
atividades que as crianças possam representar a posição de um objeto e ou pessoa
estática ou em movimento.
* Propor
atividades nas quais as crianças tenham que construir utilizando desenhos seu
itinerário, solicitando pontos de referência
3.
Explorar diferentes procedimentos para medir objetos e tempo
* Comparar tamanhos,
estabelecer relações.
* Utilizar-se
de expressões que denotam altura, peso, tamanho etc.
* Pensar e
desenvolver estratégias próprias e ou com colegas para medir, pesar e produzir
representações dos dados encontrados.
* Identificar
dias da semana, meses do ano, horas.
Condições
Didáticas
* Propor
atividades nas quais as crianças tenham que medir, e ou pesar usando
instrumentos não convencionais e convencionais tais como fita métrica, régua,
balança etc.
* Oferecer
atividades em que as crianças precisem calcular por exemplo, quantos passos é
preciso dar para chegar a um determinado local etc.
* Trabalhar
diariamente com o calendário para identificar o dia do mês e registrar a data.
MATEMÁTICA
AO FINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:
1 associar a
quantidade de objetos de uma coleção a um número natural e vice-versa;
2 comparar
grupos de objetos utilizando diferentes estratégias para quantificá-los
(pareamento,contagem);
3 organizar
grupos de objetos em ordem crescente ou decrescente considerando as diferenças
numéricas entre eles;
4 completar
sequência numérica com intervalo igual a 1;
5 resolver
problemas envolvendo diferentes significados da adição ou subtração com apoio
de imagens;
6 identificar a
localização ou movimentação de pessoa ou objeto no espaço esquerda/direita,
frente/ atrás, acima/abaixo, perto/longe), tomando como referência o próprio
corpo;
7 identificar
figuras geométricas tridimensionais, nomeando-as (cubo, esfera e
paralelepípedo);
8 identificar
figuras geométricas planas pela forma, nomeando-as (triângulo, quadrado e
retângulo);
9 relacionar
atividades do cotidiano a períodos do dia;
10 estabelecer
relações de ordem temporal na organização de uma sequência de atividade,
utilizando os termos antes, entre, depois, ontem, hoje, amanhã, agora, já,
pouco tempo, muito tempo, ao mesmo tempo, depressa e devagar;
11 utilizar
termos como: menor, maior, médio, alto, baixo, comprido, curto, estreito,
largo, longe, perto, cheio e vazio;
12 identificar
as cédulas e moedas do Sistema Monetário Brasileiro;
13 ler e
localizar informações e dados apresentados em tabelas simples;
14 ler
informações e dados apresentados em gráficos pictóricos ou de colunas.
CONTEÚDOS:
1. Atividades
pré – numéricas
2. Atividades
numéricas:
2.1 sistema de
Numeração Decimal
3. Operações
Fundamentais:
3.1 noção de
Adição e Subtração
4. Noção de
Medidas:
4.1 medidas
arbitrárias
4.2 medidas
convencionais
5. Noções de
Geometria:
5.1 formas
geométricas espaciais;
5.2 formas
geométricas planas;
5.3 formas
geométricas lineares;
5.4 topologia.
As crianças do 1º ano têm o direito de
aprender e desenvolver competências em comunicação oral , em ler e escrever de
acordo com suas hipóteses. Para isto é necessário que a escola de Ensino
Fundamental promova oportunidades e experiências variadas para que elas
desenvolvam com confiança cada vez mais crescente todo o seu potencial na área
e possam se expressar com propriedade por meio da linguagem oral e escrita.
Fontes:Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-RCNEI-MEC-Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil-Orientações Curriculares.
Fontes:Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-RCNEI-MEC-Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil-Orientações Curriculares.
EXPECTATIVAS DE
APRENDIZAGEM – LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
1. Comunicar-se no cotidiano
*Expressar oralmente seus desejos,
sentimentos, idéias e pensamentos.
*Relatar fatos que compõem episódios
cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
*Escutar atentamente o que os colegas
falam em uma roda de conversa, respeitando opiniões, ocupando seu turno de fala
adequadamente.
* Comentar notícias veiculadas em
diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas, etc.
* Usar o repertório de textos de tradição
oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas, para brincar e jogar.
* Reconhecer e utilizar rimas.
* Organizar oralmente as etapas de uma
instrução (uma receita ou as regras para uma brincadeira etc.) com apoio do
professor.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Criar situações em que a crianças possa
expressar-se oralmente.
* Solicitar relatos sobre episódios do
cotidiano, ouvindo com atenção, considerando a criança um interlocutor real.
* Criar situações em que as crianças
tenham que ouvir os colegas, por exemplo; nas rodas de conversa, atentando para
os comportamentos necessários à interlocução.
* Ler para crianças notícias
interessantes e solicitar comentários pessoais.
* Ler e ensinar para os alunos, parlendas,
quadrinhas, adivinhas, etc.
* Tornar observável para as crianças, as
rimas e repetições.
* Trabalhar com as crianças a elaboração
de receitas e ensinar jogos de regras lendo as instruções e apoiando o jogo
entre elas.
2. Comunicar-se em situações formais
(para interlocutores mais experientes)
* Dar explicações de fatos e fenômenos
sociais e/ou naturais utilizando procedimentos de comunicação oral para um
público específico (pais, alunos de outras turmas etc.).
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Desenvolver projetos didáticos e
ou seqüência que envolvam observação,pesquisa e informação em livros e na
internet sobre conhecimentos da Natureza ou Sociais
3. Ler ainda que não convencionalmente
* Identificar parlendas, quadrinhas,
adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.
* Ajustar o falado ao escrito a partir
dos textos já memorizados tais como parlendas, quadrinhas e outros do
repertório de tradição oral.
* Localizar palavras num texto que se
sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas,
parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
* Localizar um nome específico numa lista
de palavras do mesmo campo semântico (nomes, ingredientes de uma receita, peças
do jogo etc.).
* Ditar para o professor bilhetes, cartas,
textos instrucionais etc.
* Diferenciar publicações tais como jornais,
cartazes, folhetos, textos publicitários etc.
* Distinguir algumas características
básicas dos textos informativos e jornalísticos e conhecer os diferentes usos e
funções desses portadores.
* Localizar informações explícitas no
texto.
* Antecipar significados de um texto
escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.
* Identificar legendas e levantar hipóteses
sobre seu significado.
* Ler legendas ou partes delas a partir
das imagens e de outros índices gráficos.
* Apreciar e ler por prazer.
* Diferenciar tipos de livros,
literários, informativos e demais suportes de texto e nomeá-los, conhecendo
seus usos.
* Procurar informações, em imagens, de
livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano,
animais, entre outros.
* Emitir comentários pessoais e
opinativos sobre o texto lido.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Criar oportunidades de leitura: de
parlendas, quadrinhas etc. Solicitando que a criança diga onde está escrita determinada
expressão, palavra.
* Efetuar atividades que envolvam a
identificação de nomes das crianças da sala, e diferentes listas usando
práticas sociais, tais como chamadas, elaboração de lista de material para
festa etc.
* Oferecer oportunidades frequentes de
contato com diferentes suportes de texto, tornando observáveis as
características lingüísticas, estruturais e função social.
* Tornar observável a relação entre
imagem e texto, chamando atenção para os recursos que o ilustrador usou para
transmitir idéias
* Oferecer momentos de leitura, manuseio
de livros de maneira livre.
4. Desenvolver comportamentos leitores
* Desenvolver comportamentos para escutar
leitura de histórias com atenção.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Ler narrativas e contos para as
crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto
explicitando os comportamentos leitores.
5. Apropriar-se da linguagem dos
contos e narrativas
* Utilizar elementos da linguagem que se
escreve no reconto de narrativas.
* Narrar histórias utilizando recursos
expressivos próprios.
* Antecipar significados de um texto
escrito a partir das imagens / ilustrações que o acompanham.
* Relacionar texto e imagem e antecipar
sentidos na leitura de quadrinhos, tirinhas e revistas de heróis.
* Reconhecer nomes dos personagens dos
quadrinhos e reconhecer suas características principais.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Solicitar que as crianças recontem após
ouvir leituras de contos.
* Ler narrativas e contos para as
crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto
explicitando os comportamentos leitores.
* Criar situações em que as crianças
possam antecipar os sentidos do conteúdo dos textos olhando as imagens.
* Criar situações em que as crianças
possam antecipar os sentidos das histórias em quadrinho, tirinhas e revistas de
heróis.
* Levantar coletivamente com as crianças
personagens e suas características após s leitura.
6. Produzir textos escritos ainda que
não saiba escrever convencionalmente
* Usar conhecimentos sobre as
características estruturais dos bilhetes, das cartas, e-mails ao produzir um
texto, ditando ao professor.
* Usar conhecimentos sobre as
características estruturais das narrativas clássicas ao produzir um texto,
ditando ao professor, respeitando as normas da linguagem que se escreve.
* Revisar textos escritos coletivamente
com apoio do professor.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Criar oportunidades de escritas
coletivas de bilhetes, cartas e textos instrucionais tornando observáveis suas
características gráficas, estruturais e função social.
* Criar oportunidades de escrever
coletivamente contos tornando observáveis suas características gráficas,
estruturais e função social.
* Presença de situações onde as crianças
possam revisar os textos produzidos coletivamente, tornando observáveis
recursos de compreensão, expressões de linguagem escrita, formas de evitar
repetição.
7. Uso de texto fonte para escrever de
próprio punho
* Recorrer a alfabeto exposto na sala,
quadro de presença, listas diversas etc., para escrever em situações de prática
social.
* Escrever o nome próprio e o de seus
colegas onde isto se fizer necessário.
* Produzir listas em contextos
necessários a uma comunicação social: lista de ingredientes para uma receita,
títulos de histórias lidas, brincadeiras preferidas etc.
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Presença de alfabeto em letra bastão,
lista de nomes etc. para apoiar a pesquisa gráfica da criança para escrever de
próprio punho.
* Criar oportunidades para que os alunos
escrevam listas com função social real.
8. Demonstrar consciência crescente
sobre as regularidades do sistema de escrita
* Arriscar-se a escrever segundo suas
hipóteses.
* Refletir em dupla sobre seus escritos
demonstrando a capacidade de rever a produção inicial
CONDIÇÕES DIDÁTICAS
* Promover situações nas quais as
crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema e escrita
alfabética
* Ler para as crianças diferentes tipos
de livros e textos tornando observáveis os comportamentos leitores necessários
para cada tipo de suporte de texto.
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
AO
FINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE :
1. identificar letras quando misturadas a
desenhos e/ou a outros símbolos gráficos;
2.
identificar letras quando misturadas a números e/ou a outros símbolos gráficos,
utilizados na linguagem;
3.
reconhecer letra em uma determinada palavra;
4. reconhecer as letras isoladamente ou
numa sequência de letras;
5. identificar a letra inicial ou final
de palavras;
6.
identificar o início e o final de um texto;
7. escrever na direção correta (da
esquerda para a direita e de cima para baixo);
8. identificar o espaçamento entre
palavras na segmentação da escrita;
9. associar o som final de uma palavra
ditada com uma figura apresentada;
10. associar o som final de uma palavra
ditada a palavra apresentada ;
11. identificar o número de sílabas de
uma palavra formada exclusivamente por sílabas canônicas;
12. associar o número de sílabas de uma
palavra formada exclusivamente por sílabas canônicas;
13. identificar o número de sílabas de
uma palavra formada exclusivamente por sílabas canônicas e não canônicas;
14. identificar a sílaba inicial ou final
de uma palavra dissílaba ou trissílaba;
15. ler palavras dissílabas;
16. ler frases com estrutura sintáticas
simples (sujeito, verbo e complemento), na ordem direita.
17. localizar informação explícita em
texto de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples (sujeito, verbo e
complemento);
18. identificar o tema ou o assunto de
textos de extensão curta, com vocabulário e sintaxe simples;
CONTEÚDOS:
EIXO
1 - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
1.1 Quanto ao reconhecimento de letras
1.1.1 Identificar letras entre desenhos,
números e outros símbolos gráficos
1.1.2 Reconhecer as letras do alfabeto
1.2 Quanto ao domínio das convenções
gráficas
1.2.1 Identificar as direções da escrita
1.2.2 Identificar o espaçamento entre
palavras na segmentação da escrita
1.3 Quanto ao desenvolvimento da
consciência fonológica
1.3.1 Identificar rimas
1.3.2 Identificar o número de sílabas de
uma palavra
1.3.3 Identificar sílabas canônicas em
uma palavra
1.3.4 Identificar sílabas não canônicas
em uma palavra
EIXO
2: LEITURA
2.1 Quanto à leitura de palavras
2.1.1 Ler palavras com sílabas no padrão
canônico
2.1.2 Ler palavras com sílabas no padrão não
canônico
2.2 Quanto à leitura de frases
2.2.1 Ler frases
2.3 Quanto à leitura de textos
2.3.1 Localizar informação explícita
2.3.2 Identificar o tema ou assunto de um
texto (ouvido)
EIXO
3: ESCRITA
3.1 Escrita através de desenhos
figurativos
3.2 Escrita de palavras (nomes)
3.3 Escrita de palavras com grafias
diversas
3.4 Escrita de frases
3.5 Escrita de textos
3.6 Reconstituição coletiva de histórias
3.7 Geração, organização de ideias
produção de textos: individual e coletiva
3.8 Escrita de histórias obedecendo à
estrutura do texto narrativo
3.9 Escrita coletiva de acontecimentos
ocorridos na classe
3.10 Escrita coletiva de uma bula de
remédio
3.11 Ditado de histórias curtas realizado
por alunos
3.12 Preenchimento de balões de histórias
em quadrinhos
3.13 Escrita de cartões de aniversário
3.14 Escrita de canções
3.15 Escrita de bilhetes, receitas
culinárias, anúncios, histórias
3.16 Comparação entre textos escritos
pelos alunos
3.17 Reelaboração e/ou organização de
histórias
3.18 Reescrita de histórias mudando os personagens
ou o local
3.19 Decomposição de pequenos textos em
frases simples e vice-versa
3.20 Composição de estrofes rimadas
3.21 Supressão e/ou acréscimo de letras
das palavras apresentadas pelo professor para formar novas palavras
3.22 Formar novas palavras
3.23 Agrupamento de palavras iniciadas
e/ou terminadas pelos mesmos sons e/ou mesmas letras, de pares de palavras que
tenham as consoantes ou vogais iguais
3.24 Agrupamento de palavras iniciadas
com letras diferentes, mas com sons iguais, de palavras com letras iguais, mas
com sons diferentes em posição inicial e final
3.25 Expansão coletiva de frases através
de circunstâncias de lugar e/ou tempo
3.26 Escrita de palavras que contenham
sílabas com fonemas comuns
3.27 Identificação e utilização correta:
da pontuação (ponto final e de interrogação)
3.28 Identificação e utilização do espaço
em branco como delimitador do vocabulário escrito, da orientação da frase da
esquerda para direita, das letras de forma e cursiva/ maiúscula e minúscula
3.29 Agrupamento de palavras com sons /S/
chuva, /N/ tinha, /K/ querido, /G/ guerra
3.30 Agrupamento de palavras com os sons
/r/ após consoante da mesma sílaba: prato, bruto, cravo, grilo, palavra, frio,
trevo, dragão;
3.31 Agrupamento de palavras com os sons
/r/ entre vogais e no final da sílaba: carro, cantar e carta, o que é comum e
diferente nas palavras com som /R/ inicial e intervocálico
3.32 Agrupamento de palavras com os sons
/r/ entre vogais: cara
3.33 Agrupamento de palavras com os sons
/S/ inicial: sapato, /S/ intervocálico: osso, /Z/ intervocálico: casa, /S/ no
final da sílaba: isca, capas
As
crianças do 1º ano têm o direito de expressar-se também por meio da
brincadeira, do movimento, de conhecer seu corpo, suas habilidades motoras
exercitando-as, cuidando cada vez melhor de si, do outro e do ambiente. Para
isso a escola de Ensino Fundamental, precisa oferecer diferentes oportunidades
para que a criança brinque, valorize a atividade física, adquira autoconfiança,
e desenvolva ações para garantir seu bem-estar e os cuidados com ambiente.
Fonte
RCNEI-PCNS
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - MOVIMENTO/ BRINCAR/
CUIDAR DE SI, DO OUTRO E DO AMBIENTE
1.
Brincar por conta própria e interagir com os colegas
* Brincar de:
faz- de conta, escolhendo temas, enredos papéis e companheiros.
Condições
didáticas
* Organizar
espaço, materiais e tempo para que a criança brinque diariamente.
2.
Brincar de jogos de construção
* Construir só
ou com amigos estruturas de blocos de madeiras, papelão, panos etc. para brincar
de temas variados.
Condições
Didáticas
* Observar as
brincadeiras para registrar as capacidades infantis ligadas à linguagem oral,
às interações e socialização, intervindo apenas quando se fizer necessário
3.
Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento
* Usar estruturas rítmicas para expressar-se por meio da dança, brincadeiras e outros movimentos.
Condições
Didáticas
* Oferecer diversidade de apresentações que envolvam a dança para que a criança aprecie utilizando DVDs, e apresentações ao vivo quando possível.
* Instigar na observação de diferentes tipos de danças apoiando a descoberta e o interesse das crianças
4.
Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento
* Desenvolver
progressivamente a coordenação,o equilíbrio, a força, velocidade , a
resistência, a flexibilidade.
Condições
Didáticas
* Propor
atividades físicas que envolvam: correr, pular, jogar, nos espaços externos e
internos
* Oferecer
oportunidades de jogar com regras jogos tradicionais usando bolas, cordas,
tacos etc.
5.
Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, construindo auto-
confiança em suas habilidades físicas
* Perceber e
identificar sensações físicas, limites e potencialidades de seu corpo.
Condições
Didáticas
* Tornar observável
para a criança modificações corporal após exercícios mais intensos e mais
calmos.
* Propor jogos
que envolvam que envolvam interação, imitação e reconhecimento de partes do
corpo.
* Valorizar as
conquistas corporais, incentivar as habilidades motoras.
6.
Aprender a cuidar de si no cotidiano, com segurança e autoconfiança, cuidar do
outro e do ambiente
* Identificar
necessidades físicas e saber satisfazê-las com independência.Exemplo sede,
frio, calor etc.
* Aprender
cuidados básicos de higiene. Exemplo: lavar as mãos após ida ao banheiro e
antes de comer.
* Movimentar-se
com segurança identificando situações cotidianas de risco contra sua
integridade física.
* Oferecer
ajuda a um colega quando se fizer necessário.
* Desenvolver
hábitos de cuidados com o ambiente, reciclagem, economia de água etc.
Condições
Didáticas
* Criar
condições para que as crianças possam atender necessidades físicas com
independência.
* Ensinar e
oferecer condições para o auto-aprendizado dos cuidados de saúde.
* Tornar observável
para a criança possíveis áreas de risco, auxiliá-la a identificar códigos
identificadores de perigo.
* Chamar a
atenção para as necessidades de colegas.
* Instituir
hábitos de reciclagem e economia de água.
CIÊNCIAS
AO FINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:
1 observar, registrar e comunicar algumas
semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença
comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas
dos ambientes diferentes;
2 estabelecer
relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do
ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
3 realizar
experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente para investigar
características e propriedades dos materiais e de algumas formas de energia;
4 formular
perguntas e suposições sobre o assunto em estudo;
5 organizar e registrar informações por meio
de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do
professor;
6 comunicar de modo oral, escrito e por meio
de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as
diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas
idéias;
7 valorizar
atitudes e comportamentos favoráveis à saúde, em relação à alimentação e à
higiene pessoal, desenvolvendo a responsabilidade no cuidado com o próprio
corpo e com os espaços que habita.
CONTEÚDO:
1. Conhecendo o
nosso corpo:
1.1 membros;
1.2 cabeça;
1.3 órgãos dos
sentidos.
2. O que existe
no meio ambiente:
2.1 pessoas;
2.2 solo;
2.3 água;
2.4 plantas;
2.5 animais.
GEOGRAFIA
AO FINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:
1.
reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as
diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela
ação de sua coletividade, de seu grupo social;
2. conhecer e
comparar a presença da natureza, expressa na paisagem local, com as
manifestações da natureza presentes em outras paisagens;
3. reconhecer
semelhanças e diferenças nos modos que diferentes grupos sociais se apropriam
da natureza e a transformam, identificando suas determinações nas relações de
trabalho, nos hábitos cotidianos, nas formas de se expressar e no lazer;
4. conhecer e
começar a utilizar fontes de informação escritas e imagéticas utilizando, para
tanto, alguns procedimentos básicos;
5. saber
utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem,
sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
6. reconhecer,
no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e
distância de modo a deslocar-se com autonomia e representar os lugares onde
vivem e se relacionam;
7. reconhecer a
importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem,
evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação
e na manutenção da natureza.
CONTEÚDO:
1. Estudo do
lugar:
1.1 A criança e os espaços de
convivência: a casa, a escola, a rua e o bairro
1.2 Famílias e
modos de vida
2.
Alfabetização cartográfica:
2.1 Orientação e localização
2.2 Relações
espaciais topológicas elementares
HISTÓRIA
AO FINAL DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL,
ESPERA-SE QUE O ALUNO SEJA CAPAZ DE:
1 identificar o próprio grupo de convívio e as
relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
2 organizar
alguns repertórios histórico-culturais que lhes permitam localizar
contecimentos numa multiplicidade de tempo, de modo a formular explicações para
algumas questões do presente e do passado;
3 conhecer e
respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e
espaços, em suas manifestações culturais, econômicas, políticas e sociais,
reconhecendo semelhanças e diferenças entre eles;
4 reconhecer
mudanças e permanências nas vivências humanas, presentes na sua realidade e em
outras comunidades, próximas ou distantes no tempo e no espaço;
5 questionar
sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre
algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas de atuação política
institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;
6 utilizar
métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a
ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
7 valorizar o
patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um
direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da
democracia.
CONTEÚDO:
1. A criança, a família, a
escola, os alimentos, a tecnologia e os brinquedos.
2. Conceituação
do tempo: natural, histórico e individual.
3. Sem
documentos não há História nem historiador.
4. Os lugares
de memória do pessoal ao coletivo: a casa, a escola, praças, as cidades, o
campo.
5. As crianças têm direito ao seu passado:
mudanças e permanências
ATIVIDADE PERMANENTE
ATIVIDADE PERMANENTE
* O QUE
É?
Trabalho
regular, diário, semanal ou quinzenal que objetiva uma familiaridade maior com
um gênero textual, um assunto/tema de uma área curricular, de modo que os
estudantes tenham a oportunidade de conhecer diferentes maneiras de ler, de
brincar, de produzir textos, de fazer arte, etc. Tenham, ainda, a oportunidade
de falar sobre o lido/vivido com outros, numa verdadeira
"comunidade".
*
SUGESTÕES
VOCÊ
SABIA? - momento em que se discutem assuntos/temas de interesse das
crianças. "Como viviam os dinossauros?" "Por que a água do mar é
salgada?" "Como as crianças indígenas brincam?". Cada estudante
ou grupo pode se encarregar de tentar descobrir respostas para as perguntas. O
professor também pode trazer, para este momento, suas observações sobre o que
mais mobiliza sua turma, em termos de curiosidade científica. É hora de trazer
conteúdos das outras áreas curriculares: história, geografia, ciências,
matemática, educação física, como objeto de leitura e discussão.
NOTÍCIA
DA HORA- momento reservado às notícias que mais chamaram a atenção das
crianças na semana. Hora de exercitar o relato oral da criança que, por sua
vez, vai aprendendo, cada vez mais, a fazê-lo, fazendo. Momento organizado para
também o professor selecionar notícias que não mobilizaram as crianças, mas que
podem ser discutidas em sala, na tentativa de ampliar as referências do
grupo-classe.
NOSSA
SEMANA FOI ASSIM...- momento em que se retoma, de forma sucinta, o
trabalho desenvolvido e se auxiliam as crianças no relato e na síntese do que
aprenderam; em que a memória de um pode/deve ser complementada com a fala do
outro; em que o professor faz uma síntese escrita na lousa ou em cópias no
papel ou no retroprojetor. Enfim, é hora de sistematizar, um pouco mais, as
aprendizagens da semana: o que sabíamos? O que aprendemos? O que queremos
aprender mais?
VAMOS
BRINCAR? - momento em que se "brinca por brincar", em
pequenos grupos, meninas com meninos, só meninas, só meninos, em duplas, em
trios, sozinhos. É hora de o (a) professor(a) garantir a brincadeira,
organizando, com as crianças, tempos, espaços e materiais para esse fim. É hora
de observar as crianças nesse "importante fazer". É hora de registrar
essas observações para que possam ajudar o (a) professor (a) a planejar outras
atividades, a partir de um maior conhecimento sobre a turma, sobre cada
criança.
FAZENDO
ARTE - momento reservado para as crianças conhecerem um artista
específico (músico, poeta, pintor, escultor, etc.): sua obra, sua vida. Pode
ser hora ainda de “fazer à moda de...”, em que as crianças realizam releituras
de artistas e obras. Pode também ser momento de autoria de cada criança, por
meio de sua expressão verbal, plástica, sonora.
CANTANDO
E SE ENCANTANDO - momento em que se privilegiam as músicas que as
crianças conhecem e gostam de cantar, sozinhas, todas juntas. É hora também de
ouvir músicas de estilos e compositores variados, como forma de ampliação de
repertório e gosto musical.
NO MUNDO
DA ARTE - momento em que se organizam idas dos estudantes a
exposições, apresentações de filmes, peças teatrais, grupos musicais. Para
isso, planejar com as crianças toda a atividade, fazendo o roteiro da saída, o
que e como observar. Na volta, avaliar a atividade, ouvindo o que as crianças
sentiram e pensaram a respeito e organizando registros, com blocões, cadernos
coletivos ou murais.
COMUNIDADE,
MUITO PRAZER! - momento em que se convidam artistas da região ou
profissionais especializados (bombeiros, eletricistas, engenheiros,
professores, repentistas, contadores de histórias, etc.) para irem à escola e
fazerem uma apresentação/palestra/conversa. O evento demanda ação das crianças
junto com o/a professor(a): elaborar o cronograma, selecionar as pessoas, fazer
o convite, organizar a apresentação da pessoa, avaliar a atividade, etc.
A
FAMÍLIA TAMBÉM ENSINA... - momento em que se convidam mãe, pai, avô,
avó, tio, tia para contar histórias, fazer uma receita culinária, contar como
se brincava em sua época, cantar
com as crianças. É a família enriquecendo seus laços com a escola e com as crianças. É a família compartilhando seus saberes.
com as crianças. É a família enriquecendo seus laços com a escola e com as crianças. É a família compartilhando seus saberes.
DESCOBRI
NA INTERNET - para as crianças que têm acesso em casa ou na comunidade
à rede mundial de computadores, é possível reservar um momento para as
descobertas que realizam, a partir dessa ferramenta de informação. Devagar, o/a
professor(a) pode ajuda-las a selecionar informações e a ter uma visão mais
crítica sobre o que circula na Internet.
LEITURA
DIÁRIA FEITA PELO PROFESSOR - momento em que se lê para as crianças. É
momento de o leitor experiente ajudar a ampliar o repertório dos leitores
iniciantes. É possível, por exemplo, ler uma história longa em capítulos, como
se liam os folhetins, como se acompanha uma novela na TV, mas também se pode
ler histórias curtas, como fábulas, crônicas, etc. Ou ler poemas, com muita
expressividade, enfatizando aqueles cuja sonoridade das palavras, cujo jogo
verbal são as tônicas da construção poética. É possível ler ainda o quadro de
um pintor: suas formas, cores, linhas.
RODA
SEMANAL DE LEITURA - com as possibilidades referidas e outras ainda,
como, por exemplo, quando as crianças selecionam, de própria escolha, em casa,
na biblioteca (de classe, da escola ou da cidade) livros/textos/gibis para ler
em dias e horários predeterminados. Podem depois conversar sobre o que leram
para seus colegas. São leitores influenciando leitores. São leitores
partilhando leituras.
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