EEB LINDO SARDAGNA
DONA EMMA - SC
PROJETO
POLÍTICO PEDAGÓGICO
DONA EMMA
2016
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EEB LINDO SARDAGNA – DONA
EMMA -SC
1. APRESENTAÇÃO
1.1
HISTÓRICO DA ESCOLA
As
primeiras escolas em Dona Emma foram
construídas e mantidas pela comunidade.
A primeira escola surgiu, em 1923, fruto da iniciativa
da comunidade evangélica. O ensino era em língua
alemã e os primeiros
professores foram Srª Braun, Hermann
Hagen, Hans Stern e Hermann Sporrer.
Em
1933, essa escola recebeu o nome de Escola Primária Dona Emma I e contava com
64 alunos. Em 1937, com a nacionalização da educação a escola foi transformada em Escola Mista Gustavo
Richard, e a língua alemã foi proibida
(por ocasião da II Guerra Mundial) e os
professores de origem alemã foram substituídos por professores de origem lusa, dentre as quais
cita-se Maria de Oliveira e Maria do Carmo Magalhães.
Com o
aumento da população, havendo
necessidade de ampliar suas instalações,
em 1948 foi adquirido, conforme a Lei nº
36 de 1948, uma área de 12000m² da
Sociedade Colonizadora Hanseática, pelo então prefeito Ivo Muller e doado para o estado para a construção da escola que iniciou suas
atividades em 2 de maio de 1952, com o nome de “Grupo Escolar Lindo
Sardagna”.
Os
primeiros funcionários nomeados foram Alcino Francisco Costa (diretor), Luiza
Chiminelli, Diva Costa, Guido Chiminelli, José Trentini e Jenoveva dos Santos.
Em
1968, com o funcionamento do curso ginasial, a
escola passou a chamar-se Escola Básica Lindo Sardagna.
Em
1981, foi construído o atual prédio e também implantado o curso de 2º
grau, denominando-se então Colégio
Estadual Lindo Sardagna.
A
partir de 1999, com a vigência da nova
LDB, a escola recebe o nome de Escola de
Educação Básica Lindo Sardagna, em homenagem ao
soldado catarinense Lindo Sardagna, da Força Expedicionária,que participou da 2ª
Guerra Mundial.
1.2
– REALIDADE ESCOLAR
O terreno que abriga essa Unidade Escolar é de 12.000 m²,
apresenta uma área construída de aproximadamente 2196,03 m² subdividida em 8 salas
de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros masculinos
e femininos, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática, sala
da direção, sala do SAEDE, almoxarifado, um ginásio de esportes, um centro de
múltiplo uso transformado em sala de
aula, biblioteca e consultório
odontológico.
São atendidos diariamente
aproximadamente 500 alunos no Ensino Fundamental e Médio, oriundos da zona
urbana e rural do Município, sendo na sua grande maioria descendentes de várias
etnias.
A clientela
atendida tem origem humilde e heterogênea, as famílias são assalariadas,
e possuem grande diversidade
cultural e estrutural.
Resultados da escola nos últimos anos:
2005
|
2007
|
2009
|
2011
|
2013
|
|
IDEB
anos iniciais
|
4,6
|
4,9
|
5,5
|
6,8
|
6,3
|
IDEB
anos finais
|
4,9
|
4,1
|
4,4
|
5,0
|
4,8
|
ENEM
|
541,29
|
543,7
|
A
Unidade Escolar verificou um crescimento considerável nos últimos anos.
O
elevado crescimento da matrícula deve-se aos seguintes fatores que contribuíram
para o aumento da demanda:
·
Aumento
do número de alunos em todas
as séries do Ensino Fundamental e
Médio;
·
Retorno
de alunos egressos do Ensino Fundamental para o Ensino Médio;
·
Expansão
da oferta do transporte escolar;
·
Exigências
de qualificação do mercado de trabalho;
·
Imigração de outras
cidades de Santa Catarina e até
de outros Estados.
A distorção série/idade no Ensino
Médio ainda está presente. Isto acontece em decorrência da implantação dos
programas de aceleração voltada para os alunos que se encontram fora da faixa
do Ensino Fundamental e que, portanto, também chegam ao Ensino Médio fora da
faixa etária e ainda aqueles alunos que
estão retornando atendendo as exigências
do mercado de trabalho.
1.2.1 MATRIZES
CURRICULARES
1180 –
Ensino Fundamental de 9 anos - 1º
ao 5º ano
1181 - Ensino Fundamental de 9 anos - 6º ao 9º ano
2912 –
Ensino Médio Noturno
2910 -
Ensino Médio Diurno
417 –
SAEDE
1.2.1.1 ENSINO FUNDAMENTAL
DE 9 ANOS – 1º ao 5º ANO
São
atendidas 09 turmas: 02
de 1º ano, 01 de 2º ano, 02
de 3º ano, 02 de 4º ano, 02 de 5º ano, uma em cada turno.
1.2.1.2 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS –
6º ao 9º ANo
São
atendidas 02 turmas de cada ano, uma em
cada turno diurno.
1.2.1.5 ENSINO MÉDIO
São
atendidas diariamente 05 turmas, 01 de
1ª série, 02 de 2ª série e 02 de 3ª
série.
Uma 2ª
série estudará no período vespertino e
as demais turmas no noturno.
,
1.2.1.6 SAEDE
A
escola tem 18 alunos
matriculados e oferece o atendimento educacional especializado por
40 horas. Os alunos
são atendidos no contra turno escolar, duas vezes por semana, cada atendimento dura 02 horas.
O atendimento especializado tem os seguintes
objetivos:
- Planejar e executar em conjunto
com o professor titular, as atividades pedagógicas;
- Participar do conselho de classe;
- Tomar conhecimento antecipado do
planejamento do professor regente;
- Sugerir ajudas técnicas que
facilitem o processo de aprendizagem do aluno da educação especial;
- Respeitar os limites do educando
e acreditar na sua potencialidade como indivíduo, desenvolvendo a
aprendizagem de acordo com sua necessidade.
- Coordenar e acompanhar o trabalho desenvolvido pelos 2º professores, garantindo que
este supra a real necessidade dos
discentes envolvidos.
1.2.1.7 SEGUNDO PROFESSOR
A escola
tem 13 alunos matriculados com processo positivo para segundo professor, sendo 08
no período matutino e 05 no período vespertino. O segundo professor tem como função auxiliar a turma em que o aluno está
matriculado, para que este seja
incluído na mesma.
- O
professor titular e segundo professor precisam trabalhar em parceria;
- A
avaliação do aluno com deficiência necessita ser contínua;
- O
segundo professor não pode ser designado para outras funções a não ser aquela
que foi contratado;
- Participar
do conselho de classe;
- Desenvolver
práticas de aprendizagem partindo da sua necessidade, para obter avanços
no processo de aprendizagem.
1.2.1.8
INTÉRPRETE DE LIBRAS
A
escola tem 1 aluna matriculada com processo positivo para Intérprete de Libras
- período vespertino. Cabe ao Intérprete de Libras tornar possível o processo
de aprendizagem do aluno, fazendo uma ponte entre a explicação do
professor regente com o contexto a ser
entendido pelo educando.
·
Estabelecer
comunicação necessária a participação efetiva do aluno;
·
Trocar
informações com o professor, relativas às duvidas e necessidades do aluno,
possibilitando ao professor regente, a escolha de estratégias de ensino e
aprendizagem;
·
Estudar
o conteúdo a ser trabalhado pelo professor regente, para facilitar a tradução
da LIBRAS no momento da aula e atividades escolares;
·
Participar
da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico;
·
Participar
de estudos e pesquisas na sua área de atuação mediante projetos previamente
aprovados pelo SED;
·
O
Intérprete de Libras não pode ser designado para outras funções a não ser aquela
que foi contratado.
2
PAPEL DA ESCOLA
2.1 - FILOSOFIA
DA EEB LINDO SARDAGNA
Esta Unidade Escolar procurará nortear o seu fazer pedagógico,
segundo a filosofia definida por toda a sua comunidade escolar:
EDUCAR = CONHECIMENTO + RESPEITO +
AMOR + PAZ
2.1 OBJETIVOS
O Plano
Político Pedagógico é um projeto político-pedagógico de toda a comunidade
escolar, envolvendo pais, alunos, professores e demais funcionários.
A elaboração
do Plano Político Pedagógico desta unidade escolar tem como objetivo os
seguintes aspectos:
*
Tornar a escola um ambiente de aprendizagem, firmados em educação e respeito;
* Adequar o currículo à
realidade escolar;
* Reavaliar constantemente o processo avaliativo;
* Buscar parcerias de outros profissionais para
somarem no processo educativo;
* Buscar junto aos órgãos competentes a
reforma e ampliação do prédio escolar e do ginásio.
Este Plano Político Pedagógico tem seis pontos de partida de interlocução a
saber:
* A Constituição Federal;
* A LDB;
* Resolução CNE\CEB
Nº04\2010
* A Proposta Curricular do
Estado de Santa Catarina;
* Os PCNs;
* O Plano Estadual de
Educação;
* As exigências atuais e
os desafios do futuro.
3 PROPOSTA
CURRICULAR
A Lei 9394/96 (LDB) e a Lei
Complementar nº 170/98 (SED), atribuem ao processo avaliativo um novo enfoque, adotado
também pela EEB Lindo Sardagna, na qual o professor e o aluno, numa relação
dialética de ensino e de aprendizagem, são sujeitos deste processo de
construção do conhecimento.
A avaliação deve incorporar, além da
dimensão cognitiva, outras dimensões (cultural, social, biológica e afetiva),
que fazem parte do processo de avaliação dos alunos. Assim, a avaliação é
contínua e não deve considerar apenas o produto final, mas o processo de ensino
aprendizagem nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais
demonstrados pelos alunos.
Na avaliação contínua cumulativa os
aspectos qualitativos da aprendizagem prevalecerão sobre os aspectos quantitativos
e para tanto optamos pela recuperação
paralela, procurando todos os meios possíveis para recuperar os alunos com
menor desempenho, cabendo aos docentes, exercitar formas de recuperar o aluno
paralelamente ao processo de ensino aprendizagem. Nossa meta será oportunizar
ao aluno com mais dificuldades, meios para que supere as mesmas durante o
percurso do processo de aprendizagem.
O
registro de notas será organizado em quatro bimestres para o Ensino Fundamental
e Ensino Médio com regime anual de avaliação. A aprovação do aluno está
condicionada a 70% dos conhecimentos registrados em quatro bimestres, ou seja,
a soma das médias dos quatro bimestres (em relação a cada disciplina da matriz
curricular) dividido por quatro deverá resultar em no mínimo média anual de
sete (7,0) para ser aprovado sem exames, observando também a frequência mínima
exigida por Lei.
A escrituração passa a ser
informatizada no programa Professor online, disponibilizado pela Secretaria
Estadual de Educação.
Para os alunos que estudam de 1º ao 5º ano a
avaliação é descritiva.
4.
DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
A Escola de Educação Básica Lindo Sardagna,
está situada no centro da cidade de Dona Emma/SC, na Rua Alberto
Koglin,3712.Integra a 14ª GERED – Gerência Regional de Educação com sede na
cidade de Ibirama/SC, e é mantida pela Secretaria de Estado da Educação – SED.
Sua
estrutura Administrativa é constituída por :
ü
Uma
diretora
ü
Duas
assessoras de direção
ü
Uma
Assistente de Educação
ü
Duas
Assistentes Técnico Pedagógico (uma em exercício)
ü
Uma
Orientadora Educacional (não exercendo a
função)
ü
Quatro
Serventes
ü
34
Professores
Formação da equipe pedagógica da escola
·
31
professores com especialização
·
01
professor graduado
·
05
professores graduandos
·
02
professores com Ensino Médio
4.1
ATRIBUIÇÕES DOS SEGMENTOS ESCOLARES
4.1.1 – Direção (Diretor + Assessor de Direção)
· Promover a
integração escola-comunidade, visto que a mesma está atuando de forma quase que
isolada de seu meio;
· Buscar a
integração entre as escolas da rede municipal, considerando que a sua clientela
é em grande parte oriunda desta;
· Promover e
organizar grupos de estudos extras, calendário para estudar, debater e se
aprimorar de embasamento teórico sobre Metodologia de Ensino, Teorias de
Aprendizagem e demais temas de interesse da Educação.
· Promover a
integração e entrosamento entre alunos e professores, organizando para isso
eventos esportivos e confraternizações;
· Garantir que a
unidade escolar cumpra função de socialização e construção de conhecimento,
embasando-se nas diretrizes educacionais em nível nacional, estadual e
municipal;
· Zelar pela
organização administrativa e educacional, definida neste projeto político
pedagógico;
· Preparar e
propor orçamentos incluindo previsão de custos e despesas;
· Negociar em
situações de conflito visando ao sucesso escolar dos alunos;
· Conviver bem
com a pluralidade cultural dissipando conceitos;
· Providenciar
junto à administração recursos humanos, materiais e financeiros necessários à
viabilização do Projeto Político Pedagógico da escola;
· Promover e
coordenar dias de estudo Reuniões Pedagógicas e Conselhos de Classe.
4.2.2 - Assistente de Educação
Executar serviços de organização de
arquivo, preservação de documentos, coletânea de leis e escrituração de
documentos escolares, registrar e manter atualizados os assentamentos
funcionais dos servidores, organizar e preparar a documentação necessária para
o encaminhamento de processos diversos
Descrição
detalhada:
· Coordenar e
executar as tarefas da secretaria escolar;
· Organizar e
manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamentos dos
alunos, de forma a permitir, em qualquer época a verificação da identidade e
regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos
escolares;
· Redigir e expedir
toda a correspondência oficial da unidade escolar;
· Organizar e
manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviço,
circulares, resoluções e demais documentos;
- Auxiliar na elaboração de
relatórios;
- Rever todo o expediente a
ser submetido a despacho do diretor;
- Apresentar ao diretor em
tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
·
Coordenar e supervisionar as atividades referentes à
matrícula, transferência, adaptação e conclusão de curso;
·
Assinar juntamente com o diretor, os documentos
escolares que forem expedidos, inclusive os diplomas e certificados;
- Preparar e secretariar
reuniões quando convocado pela direção;
- Zelar pelo uso adequado e
conservação dos bens materiais distribuídos à secretaria;
- Comunicar à direção toda
irregularidade que venha a ocorrer na secretaria;
· Organizar e
preparar a documentação necessária para o encaminhamento de processos diversos;
·
Conhecer a estrutura, compreender e viabilizar o
funcionamento das instâncias colegiadas na Unidade Escolar;
- Registrar e manter
atualizados os assentamentos funcionais dos servidores;
- Executar outras atividades
compatíveis com o cargo.
4.1.3 - Assistente Técnico -
Pedagógico
·
Participar
de estudos e pesquisas de natureza técnica sobre administração geral e
específica sob orientação;
·
Participar
estudar e propor aperfeiçoamento e adequação da legislação e normas
específicas, bem como método e técnicas de trabalho;
·
Realizar
programação de trabalho, tendo em vista alterações de normas legais,
regulamentares ou recursos;
·
Participar
na elaboração de programas para o levantamento implantação e controle das
práticas de pessoal;
- Selecionar
classificar e arquivar documentação;
- Participar
na execução de programas e projetos educacionais;
- Prestar
auxílio no desenvolvimento de atividades relativas à assistência técnica
aos segmentos envolvidos diretamente com o processo ensino –aprendizagem;
- Desenvolver
outras atividades afins ao órgão e a sua área de atuação;
- Participar
com a comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico;
- Auxiliar
na distribuição dos recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na
escola;
- Participar
no planejamento curricular;
·
Auxiliar
na coleta e organização de informações, dados estatísticos da escola e
documentação;
- Contribuir
para a criação, organização e funcionamento das diversas associações
escolares;
- Comprometer-se
com atendimento às reais necessidades escolares;
- Participar
dos conselhos de classe, reuniões pedagógicas e grupos de estudo;
- Contribuir
para o cumprimento do calendário escolar;
- Participar
na elaboração execução e desenvolvimento de projetos especiais;
- Administrar
e organizar os laboratórios existentes na escola;
- Auxiliar
na administração e organização das bibliotecas escolares;
- Executar
outras atividades de acordo com as necessidades da escola;
- Administrar a merenda terceirizada;
- Coordenar
na escola o Programa do MEC - Fortalecimento do Ensino Médio.
4.1.4 – Orientadora Educacional
·
Garantir que a escola cumpra a função social de
socialização e construção de conhecimento;
·
Promover a articulação entre a escola, família e
comunidade;
·
Participar com a comunidade na construção do
Projeto Político Pedagógico;
·
Garantir o acesso e permanência do aluno na escola;
na infrequência do mesmo, após manter contato com a família, se o aluno não
comparecer comunicar a secretaria para as devidas providencias, conforme o
Projeto- Apoia;
·
Participar da elaboração do planejamento
curricular, garantindo que a realidade do aluno seja ponto de partida e o
redirecionador permanente do currículo;
·
Promover a participação dos pais e alunos na
construção do Projeto Político Pedagógico da escola;
· Contribuir para que aconteça a articulação teórica e
prática;
·
Contribuir para que a avaliação se desloque do
aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o planejamento;
· Garantir a
participação dos alunos e se necessário dos pais no conselho de classe;
·
Coordenar, juntamente com a direção da escola, o
conselho de classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos;
·
Promover a reflexão sobre as consequências sociais
no processo de rotulação, discriminação, exclusão das classes trabalhadoras;
·
Democratizar as relações na escola;
·
Estimular a reflexão coletiva de valores (liberdade,
justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade, comprometimento social);
· Buscar
atualização permanente;
·
Desenvolver o autoconceito positivo, visando a
aprendizagem do aluno, bem como a construção de sua identidade pessoal e social;
·
Influir para que todos os funcionários da escola se
comprometam com o atendimento as reais necessidades dos alunos;
· Executar
outras atividades que venham auxiliar a
direção da escola;
· Promover e
coordenar com a direção dias de estudo;
·
Apresentar atestado médico quando a falta for
motivo de doença ou justificar por escrito outras faltas;
· Cumprir
horários, cronogramas e calendário escolar.
O professor
orientador educacional não está
exercendo o cargo, pois ocupa a
função de assessor de direção.
4.1.5 -
Professores
Sabendo – se que o professor
influencia geralmente, através da sua postura o comportamento do aluno, é
necessário que ele tenha:
· Conhecimento científico da matéria;
· Cultura geral e atualizada;
· Domínio do conteúdo a ser ministrado;
·
Preparo didático-pedagógico;
· Visão do processo educativo em seu
conjunto, correlacionando com os demais professores, disciplinas e órgãos de
apoio;
· Emprego de
métodos e técnicas operacionais adequadas buscando a independência do aluno em
relação ao professor;
· Saber o que,
porque e como ensinar;
· Tornar o ensino
interessante e atrativo;
· Ter
consciência política;
· Maturidade
afetiva: autoestima, honestidade, capacidade e adaptação, bom relacionamento
com o próximo, equilíbrio emocional, segurança na realização do trabalho,
imparcialidade, aceitação dos limites próprios e dos outros;
· Senso de
responsabilidade e dever: assiduidade, pontualidade, dedicação organização,
disciplina, cumprimento de normas.
· Identificação
com a filosofia e a política desenvolvida pela escola: participar de todas as
atividades promovidas pela escola, colaborar com a equipe de trabalho, saber
usar a palavra no momento oportuno, criticando, questionando e /ou discordando
sempre com o objetivo de colaborar para a melhoria do processo de ensino /
aprendizagem;
· Manter sigilo
do que for comentado em Conselho de Classe e / ou reuniões quando não for de
interesse que seja divulgado.
4.1.5.1 - Normas e Condutas
·
Manter com os colegas e funcionários espírito de
camaradagem, ética e colaboração;
· Manter a ordem e a disciplina dos alunos
evitando que o aluno fique rotulado pelos colegas como indisciplinado habituando-se
ao fato;
· Manter em dia a escrituração escolar nos
diários de classe, retratando as ocorrências em fichas próprias, de
maneira clara, correta e organizada;
·
Manter-se atualizado;
·
Avisar com antecedência quando não puder cumprir seu
horário de trabalho;
·
Apresentar-se convenientemente trajado, evitando
exageros ou excentricidades;
·
Levar material didático necessário ao dirigir-se para
a sala de aula evitando abandonar a turma ou mandar alunos buscá-los na sala
dos professores;
·
Usar guarda pó
no exercício das atividades;
·
Ser cordial com todos no ambiente de trabalho;
·
Elaborar cronograma de aula em instrumentos de
avaliação quando solicitado;
·
Informar as atividades e avaliações no Programa
Professor Online;
·
Cooperar na conservação e manutenção do patrimônio
escolar, cuidando para que os alunos não danifiquem móveis, cortinas e painéis;
·
Surgindo um problema de caráter pessoal ou de
relacionamento com algum colega, comunicar o fato à direção para que o ocorrido
se esclareça evitando assim desdobramento indesejável;
·
Apresentar atestado médico quando a falta for por
motivo de doença.
4.1.5.2 - Proibições
· Fazer campanha
com finalidade de arrecadar donativos sem comunicação e autorização da direção;
· Fumar nas dependências da Escola conforme proibição
da Lei nº 13.017 de 25 de junho de 2004.
· Ocupar-se em
sala de aula com assuntos alheios a matéria ou utilizar o tempo da aula para
correção de provas e trabalhos;
- Fazer comunicações aos alunos de caráter
administrativo, salvo quando solicitado;
- Usar termos inadequados ou linguagem agressiva ao
chamar a atenção do aluno;
- Demonstrar preferência por aluno em detrimento do
outro;
- Fazer campanhas políticas partidárias em sala de
aula ou dependências da escola;
- Usar
celular em sala de aula.
4.1.6 -
Serventes
· Zelar pela
limpeza e higiene da escola;
· Colaborar na realização de eventos promovidos pela
escola;
· Zelar pelo
patrimônio escolar;
· Manter com
os colegas, alunos e funcionários da escola espírito de camaradagem,
colaboração e respeito;
· Manter senso
de responsabilidade e dever: assiduidade, pontualidade, dedicação, organização,
disciplina, cumprimento de normas;
· Comunicar
com antecedência a falta no trabalho;
· Apresentar
atestado médico, quando a falta for por motivo de doença, ou justificar por
escrito outras faltas;
· Manter
sigilo do que for comentado pela direção e professores;
· Não tomar e
comunicar decisões de caráter administrativo sem antes comunicar e discutir
problemas com a direção da escola.
4.1.7 - Bibliotecário
·
Atender
a demanda da Biblioteca Escolar Dr. Alexander Lenard.
·
Prestar
suporte pedagógico aos professores;
·
Estimular
o interesse pela leitura, desenvolvendo trabalhos diversificados na área de
literatura;
·
Contribuir
para o funcionamento da escola em todos os aspectos;
·
Desenvolver
o máximo de atividades de apoio ao trabalho e recuperação aos alunos de baixo
rendimento;
·
Dar
auxílio a professores e alunos, quanto ao uso e separação de fitas de vídeo,
como também gravação de programas da TV Escola, Internet.
·
Auxiliar
os alunos em pesquisas e quaisquer outros trabalhos em que necessitam de apoio.
·
Organização
da biblioteca de maneira que facilite o trabalho a ser realizado.
·
Zelar
pelo patrimônio da biblioteca e escolar;
·
Controlar
entrada e saída de material didático e pedagógico do almoxarifado;
·
Classificar,
catalogar e restaurar o acervo bibliotecário;
·
Ser
assíduo e pontual ao trabalho;
·
Manter
sigilo do que é comentado pela direção e demais funcionários da escola;
·
Ser
cortês com funcionários e alunos;
·
Comunicar
com antecedência a falta ao trabalho;
·
Apresentar
atestado médico quando a falta for motivo de doença; ou justificativa por
escrito outras faltas;
Obs.: O trabalho de bibliotecário está sendo
realizado pelo Assistente Técnico Pedagógico, por não haver profissional
contratado para a função.
4.1.8 -
Alunos
4.1.8.1
- Dos Direitos
·
Tomar
conhecimento do regimento escolar e
funcionamento da escola;
·
Receber
informações sobre diversos serviços oferecidos pela escola;
·
Participar das agremiações estudantis;
·
Fazer
uso das dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas;
·
Tomar
conhecimento do seu rendimento e freqüência escolar através do boletim;
·
Apresentar
sugestões relativas aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelo professor,
com o objetivo de aprimorar o processo ensino – aprendizagem;
·
Requerer
transferência de matrícula, por si, quando maior de 18, ou através de um
responsável, quando for menor;
·
Reivindicar
o cumprimento de carga horária prevista pela grade;
Discutir com a direção
problemas, dificuldades pessoais e relacionadas ao processo ensino –
aprendizagem, buscando soluções;
·
Indicar
representante de sala ou mesmo participar do conselho de classe;
·
Ter
garantia que a escola cumpra sua função, ofertando ensino de qualidade;
·
Ser
respeitado na sua condição de ser humano, não sofrendo qualquer forma de
discriminação por motivo nenhum;
·
Ser
informado sobre o sistema de avaliação da escola;
·
Dar
opiniões e pedir reexplicação de
conteúdos sem ser constrangido;
·
Ter
direito à recuperação paralela;
·
Ter
conhecimento e acesso ao programa Estudante Online.
4.1.8.2 – Dos Deveres
·
Cumprir
as disposições do regimento no que lhe couber;
·
Atender
as determinações dos diversos setores da escola;
·
Comparecer
pontualmente às aulas e demais atividades escolares, com tolerância máxima de
15 minutos de atraso, caso não tiver atestado médico;
·
Participar
de atividades programadas e promovidas pela escola;
· Manter e promover relações
cooperativas com professores, colegas e comunidade;
·
Zelar
pela limpeza e conservação das instalações, indenizando o prejuízo, quando
causar dano material a escola e objetos de propriedade de seus colegas e
funcionários;
·
Justificar
à direção e ao professor, mediante atestado médico ou declaração de pais ou responsáveis
a ausência em provas, por telefone no
mesmo dia e bilhete assinado na
aula seguinte à
falta. Se a falta não for comprovada por atestado médico, e a prova
tiver sido previamente agendada, é necessário que o pai ou responsável
passe na escola, em até 5 dias úteis
após a falta, e assine um requerimento junto à direção, pedindo a
autorização para a aplicação da prova
para o Ensino Médio.
·
Justificar
a não entrega de trabalhos previamente agendados. Trabalho entregue na data tem peso 10,0;
entregue na aula seguinte tem peso
7,0. Se
a justificativa for atestado médico, o trabalho continuará valendo 10,0.
·
Usar
uniforme, conforme decisão em assembleia de pais (matutino, vespertino e
noturno).
·
Apresentar
a documentação exigida, dentro do prazo estipulado (30 dias);
·
Cumprir
o calendário escolar;
·
Comportar-se
adequadamente dentro e fora da unidade
escolar;
·
Colaborar
com o líder de classe, na integração de colegas e organização da sala;
·
Portar
todo material necessário às aulas;
·
Solicitar
esclarecimento de conflitos entre
professores e alunos, juntamente com a direção, na sala de aula do
professor;
·
Sair
antecipadamente da escola somente acompanhado pelos pais e/ou responsáveis
quando menor de 18 anos;
·
Realizar
pesquisas e trabalhos solicitados pelos professores nas diversas disciplinas da
matriz curricular, somente quando autorizado através de bilhete específico pelo
professor;
·
Cumprir as
tarefas diárias;
·
Entregar
bilhete assinado pelo professor para
pesquisar na biblioteca e laboratório de informática no contraturno escolar.
4.1.8.3 - Proibições
·
Entrar
e sair da aula sem autorização do professor;
·
Ocupar-se
durante as aulas com trabalhos estranhos a mesma;
·
Rasurar,
alterar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares;
·
Promover
jogos ou excursões, campanhas e outros, sem prévia autorização;
·
Fazer-se
acompanhar de elementos estranhos na escola;
·
Fumar
nas dependências escolares conforme Lei
nº 13.017, de 25 de junho de 2004;
·
Entrar
e permanecer na sala de aula durante o recreio;
·
Jogar
na sala de aula;
·
Ausentar-se
da escola, sem comunicar a direção;
·
Trazer bebidas alcoólicas ou outras drogas
lícitas e ilícitas, ou consumi-las nas dependências da escola;
·
Ligar
e ou utilizar celular em horário de aula, conforme Lei Estadual nº 14.363, de
25/01/2008.
·
Trazer
e utilizar aparelhos sonoros, notebooks,
tablets em horário de aula bem como nos
intervalos;
·
Portar objetos que possam apresentar
risco aos colegas e professores;
·
Agredir
verbal e fisicamente colegas e professores;
·
Desacatar professores e funcionários conforme art. 331
do Decreto – Lei nº 2.848, de 07/12/1940;
·
Praticar
bullying com colegas;
·
Namorar no pátio
em horário escolar;
·
Organizar
festinhas na escola (alunos de 6º ao 9º ano e Ensino Médio).
Pela inobservância dos deveres
e proibições previstas no PPP, serão aplicadas as seguintes medidas:
·
Advertência
verbal;
·
Advertência escrita e comunicação aos pais;
·
Comparecimento
dos pais ou responsáveis na escola;
·
Suspensão de 01 dia;
·
Suspensão
de 03 dias;
·
Na
reiteração das faltas ou em caso de ocorrências com gravidade, encaminhamento ao Conselho Tutelar
da Criança e do Adolescente,
encaminhamento de boletim de ocorrência na Polícia
Civil, para adolescentes partir dos 12 anos.
Obs.: Considera-se ocorrências com gravidade: desacato, agressões físicas e verbais,
utilização de drogas lícitas e ilícitas, fugas da escola, porte de objetos
perigosos, prática de bullying.
Para estas faltas serão
utilizadas a suspensão como penalidade,
encaminhamento ao Conselho ou à Polícia Civil, de acordo com a idade do discente.
4.1.9
– Do Responsável pelo Laboratório de Informática
São atribuições do responsável pela Sala Informatizada:
·
desempenhar
todas as funções de apoio e atendimento ao setor e de orientação aos usuários;
·
encaminhar
relatório mensal para o Núcleo Tecnológico de Educação sobre o andamento dos
trabalhos realizados, bem como preencher os dados no sistema da SAGETEC;
·
orientar
o trabalho desenvolvido pelo professor, auxiliando-o quanto ao uso das tecnologias,
sendo impossibilitado ministrar aula no lugar
do professor titular;
·
zelar
pela organização e limpeza da sala Informatizada;
·
zelar
pelos equipamentos da sala
Informatizada;
·
Cumprir
horário de 40 e ou 20 horas semanais, conforme horário estabelecido pela unidade
escolar;
·
Manutenção
dos equipamentos de informática de toda a escola quando estiver dentro das
capacidades de conhecimento;
·
Responsável
pelos equipamentos eletrônicos: projetores multimídia, computadores, note books, microfones, máquina digital,
caixas de som, impressoras etc;
·
Apresentar
atestado médico quando a falta for motivo de doença; ou justificativa por
escrito outras faltas.
·
Produção
de vídeos em datas comemorativas do calendário escolar;
·
Instalação
de data show nas salas de aula e em
eventos escolares, quando previamente agendado;
·
Disponibilizar
músicas, vídeos e filmes aos professores
quando solicitado;
·
Atualizar
o Blog da escola, auxiliando a professora responsável;
·
Produzir
painéis para a escola nas datas
comemorativas;
·
Confeccionar
cartões nas datas comemorativas.
4.1.10 -
Conselho Deliberativo Escolar
O Conselho Deliberativo Escolar,
regulamentado pelo decreto estadual nº 3429/98 de 08/12/98 deve ser um órgão de
funcionamento permanente, cuja função é garantir a formação e a prática
democrática na escola, educando os que dele participam e dependem, para a vida
democrática. Seu funcionamento, no âmbito da escola, tem um efeito pedagógico
concreto e não discursos sobre a prática e a necessidade de democracia.
Este conselho vem favorecer a participação da
comunidade na escola e a presença da escola na comunidade. Abre espaços para as
reivindicações dos alunos, professores pais e comunidade, possibilitando que as
famílias e os educadores atuem juntos pela melhoria do atendimento escolar.
Deve ser balizador da ação coletiva na escola. Não apenas uma instância de
natureza administrativa, mas também uma instância de natureza pedagógica e
política.
Assim, deve estar submetido à legislação, as normas
emanadas do Estado, ao Projeto Político Pedagógico da escola e aos interesses e
a vontade da comunidade escolar que representa.
São atribuições
conforme Estatuto próprio do Conselho Deliberativo:
·
Analisar
e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no PPP da mesma;
·
Acompanhar
e avaliar o desempenho da Escola, em face as diretrizes, prioridades e metas
estabelecidas no seu plano anual, redirecionando as ações quando necessário;
·
Definir
critérios para a cessão do prédio escolar para outras atividades que não as de
ensino, observando os dispositivos legais, emanados da mantenedora, garantindo
um fluxo de comunicação permanente, de modo que as informações sejam divulgadas
a todos em tempo hábil;
·
Analisar
projetos elaborados e/ou em execução por quaisquer dos segmentos que compõem a
comunidade escolar, no sentido de avaliar a importância dos mesmos no processo
ensino-aprendizagem;
·
Propor
alternativas de soluções dos problemas de natureza administrativa e/ou
pedagógica, tanto daqueles detectados pelo próprio órgão, como dos que forem a
ele encaminhados por escrito pelos diferentes participantes da comunidade
escolar;
·
Articular
ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da
qualidade do processo ensino-aprendizagem;
·
Elaborar
e ou reformular o Estatuto do conselho escolar sempre que se fizer necessário;
·
Discutir,
analisar, rejeitar ou aprovar propostas de alterações no Projeto Político Pedagógico Escolar
encaminhados pela equipe pedagógico-administrativa, ou membros do Conselho;
·
Promover,
sempre que possível, círculos de estudos
envolvendo conselheiros a partir de necessidades detectadas, visando a
proporcionar um melhor desenvolvimento do seu trabalho;
·
Tomar
ciência do calendário Escolar observada a legislação vigente e diretrizes
emanadas da Secretaria de Estado da Educação;
·
Discutir
sobre a proposta curricular da escola, visando o aperfeiçoamento e enriquecimento desta, respeitadas as
diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Educação;
·
Estabelecer critério de distribuição de material escolar
e de outras espécies destinados aos alunos, quando fornecido pela Entidade
mantenedora, ou obtido entre outras fontes;
·
Deliberar,
juntamente com a direção e diretoria da APP, critérios para uso de verbas destinadas à escola e fiscalizar a aplicação das mesmas (Verbas Federais, Estaduais, APP, e outras);
·
Avaliar
o plano de gestão dos possíveis candidatos à função de gestor escolar;
·
Assessorar,
apoiar e colaborar com a Direção em matéria de sua competência e em todas as
atribuições, com destaque especial para;
a) O cumprimento das disposições legais;
b) A preservação do prédio e dos
equipamentos escolares;
c) A aplicação de penalidades previstas no Regimento Escolar quando
encaminhada pelo Diretor;
d) Adoção e comunicação ao(s) competente(s) das medidas de emergência em
casos de irregularidades graves na escola.
- As funções do Conselho são
consultivas, normativas, deliberativas e avaliativas.
4.1.11- A
Associação de Pais e Professores - APP
A
Associação instituída pela comunidade escolar da qual fazem parte pais de alunos e ou
responsáveis , professores, diretores, especialistas. Fundada em 05 de julho de 1977 inscrita no CNPJ
83485656/0001-79 é pessoa jurídica de
direito privado, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Presidente
Getúlio e será regida por um estatuto de acordo com o artigo 53 e seguintes da
Lei n º 10.406, de 10 de janeiro de 2002
(código civil).
A
APP tem duração indeterminada e com finalidade específica promover a integração
Escola- Comunidade de acordo com o art.205 da CF/88, em termos de conjugação de
esforços, articulações de objetivos e harmonia de procedimentos, o que
caracteriza por:
·
Integrar
escola e comunidade através da participação dos segmentos;
·
Contribuir
para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos seus diversos aspectos, juntamente
com a equipe gestora e as demais entidades representativas existentes na
Unidade Escolar, discutindo e analisando
a realidade envolvendo toda a comunidade escolar;
·
Através
do voluntariado, administrar os serviços essenciais de limpeza e merenda da
Unidade Escolar, sendo responsável pela contratação e demissão de empregados,
dependendo da necessidade e da possibilidade financeira da manutenção destes;
·
Cooperar com a gestão escolar na conservação
dos equipamentos e do imóvel da unidade escolar;
·
Administrar
de acordo com as normas legais que regem a atuação da APP, os recursos
provenientes de subvenções, doações e arrecadações da entidade, sempre
prestando conta aos associados;
·
Administrar
os recursos provenientes de subvenções, doações e arrecadações da entidade,
prestando conta dos recursos públicos aos órgãos públicos, e, de todas as
movimentações financeiras à comunidade Escolar;
·
Articular
com a gestão Escolar e Conselho Deliberativo, junto aos órgãos da Administração
Pública, reivindicações da comunidade escolar quanto aos benefícios para a unidade Escolar, que houver necessidade;
·
Auxiliar
os gestores da escola nos esforços para que a comunidade local esteja presente,
integrada nas atividades de eventos culturais e esportivos escolares.
4.1.12
- Grêmio Estudantil
O Grêmio Estudantil é a Entidade
representativa do corpo discente, que
deve participar ativamente na elaboração, execução, avaliação e reelaboração do
projeto Político Pedagógico da Escola, favorecendo o desenvolvimento da
consciência crítica da realidade social, da prática democrática, da
criatividade e da iniciativa dos alunos, indispensáveis para o exercício da
cidadania.
Conforme
Estatuto próprio, o Grêmio Estudantil tem por fins e objetivos:
- Congregar
o corpo discente da escola, visando aprimorar o exercício da cidadania;
- Promover
a cooperação entre os alunos, educadores, funcionários, Conselho
Deliberativo Escolar, Associação de Pais e Professores e outras entidades
da Escola;
- Defender
os interesses individuais e coletivos dos alunos;
- Pugnar
pela democracia, pela independência e respeito às liberdades
fundamentais do homem, sem
distinções de raça, cor, sexo,nacionalidade, convicção política, ou
religiosa, entre outros;
- Primar
pelo aperfeiçoamento intelectual dos associados e pela adequação do ensino
às reais necessidades do educando, buscando o aprimoramento do processo de
ensino- aprendizagem;
- Zelar
pelo respeito às liberdades fundamentais do ser humano;
- Realizar
intercâmbio com entidades afim;
- Coordenar
e orientar as atividades do corpo discente.
4.1.12
Banda de Percussão Dragões Azuis
A Banda de Percussão Dragões Azuis, inscrita sob o CNPJ
13.351.857/0001-11, é uma organização estudantil que tem por objetivo promover atividades sociais,
culturais, utilizando a música como
forma de conhecimento, entrosamento e inclusão social de alunos, sejam
eles crianças, adolescentes e jovens.
Os ensaios
acontecem uma vez por semana com o professor maestro pago pela Prefeitura
Municipal. Os pais dos alunos organizaram-se em associação juntamente com a direção da escola, para juntos buscarem meios de manutenção dos
instrumentos e atividades do grupo.
4.1.13
Coral Sou da Paz
A
atividade coral, visa dentre outros objetivos, estimular os educandos a
desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência
diária. Desperta a liderança, comunicação (respiração e expressão verbal
corretas), eleva a autoestima.
Público alvo – educandos de 2º ano ao 9º
ano.
Da participação – eventos escolares, eventos
municipais, eventos intermunicipais.
5
– DIMENSÃO FINANCEIRA
A APP, que
promove no decorrer do ano três eventos para
captação de recursos:
·
Janeiro
– Baile de Formatura
·
Junho
– festa Junina com rifa
·
Setembro
– Desfile com festa e FETAE
Os recursos provenientes destes eventos são aplicados
basicamente em:
·
Honorários
de Contabilidade;
·
Instalação
de ar condicionado;
·
Reparos
no prédio escolar;
·
Aquisição de materiais que a escola necessita;
·
Doces
para Dia do estudante, Dia da Criança, Dia dos Professores e Natal;
Com
os recursos do PDDE em 2014 foram adquiridos materiais
de expediente e para uso de
alunos e professores e armários e
estantes para as salas.
Outras metas com a parceria da SDR são:
·
Reforma
e ampliação do prédio escolar, já que a estrutura física escolar está
precária, e a escola não comporta
a demanda que vem aumentando constantemente.
Para
aquisição de materiais de uso cotidiano a escola organiza pequenas ações
promotoras de dinheiro.
6
– DIMENSÃO FÍSICA
6.1
- Regime de Funcionamento
O regime de funcionamento da EEB Lindo
Sardagna assim é constituído:
·
Período
matutino: Início das aulas 7 horas e 30 minutos, término 11 horas e 30 minutos.
Este período destina-se as atividades com alunos do Ensino Fundamental.
·
Período
vespertino: Início das aulas 13 horas e 15 minutos e término 17 horas e 15
minutos. Neste período são realizadas atividades com os estudantes do Ensino
Fundamental.
·
Período
noturno: Início das aulas 19 horas e término às 22 horas e 35 minutos. Neste
período as atividades realizadas são com os alunos do Ensino Médio.
As atividades extraclasse, dias de
efetivo trabalho escolar, dias de estudo, avaliação e planejamento, reuniões
pedagógicas, conselhos de classe, períodos destinados ao recesso escolar e
provas finais (exames) estão contemplados no Calendário Escolar de cada ano em
curso.
6.2
Vigilância Eletrônica
Para
proteger os discentes, foram instaladas
câmeras de monitoramento nas 08 salas de
aula, com objetivo de coibir situações
de risco, agressões em todos os sentidos:
aluno-aluno, professor-aluno, aluno-professor; resguardar móveis e
prédio escolar de depredações.
As
imagens podem ser solicitadas em caso
de uma situação divergente.
A
instalação foi reivindicada e aprovada em Assembleia de Pais no ano de 2013.
6.3
- Recreio Monitorado
Segundo o parecer nº 156/05/CEE, item 3
que diz “Na rede pública somente poderá ser considerado o tempo de recreio no
cômputo da Carga Horária do Ensino Fundamental e Médio, se houver controle de
frequência, sob responsabilidade direta do corpo docente, dependendo da
manifestação do órgão gestor.” Fundamentada no
parecer, a Unidade Escolar opta pelo
Recreio Monitorado no Ensino Fundamental período matutino e vespertino. Portanto
serão ministradas 5 aulas de 45 minutos e 15 minutos de recreio monitorado pelo
corpo docente. Já no Ensino Médio Noturno serão ministradas 5 aulas de 40
minutos, recreio de 15 minutos sem monitoramento.
6.4
– Calendário Escolar
O
Calendário Escolar será elaborado por representantes
da Escola, Secretaria Municipal de Educação, representantes das demais Unidades
Escolares da Rede Municipal e Estadual
do Município de Dona Emma, sempre
obedecendo as diretrizes da
Secretaria Estadual de Educação, como início do ano letivo, recesso escolar,
encerramento. No início de cada ano letivo, o calendário escolar deverá estar
disponível a toda a Comunidade escolar.
6.5
- Plano de Ensino
O Plano de Ensino é fundamental para o bom
andamento pedagógico da Escola. Consiste
num instrumento pessoal de organização profissional de cada Professor(a), evitando o improviso. A
organização do plano de ensino ficará a
critério de cada professor, observando para a sua elaboração a Proposta Curricular
de Santa Catarina e PCNs.
6.6
- Programa Apoia
É um Programa Catarinense criado pelo
Ministério Público. Consiste no aviso de
infrequência do aluno, com o intuito de combater a evasão escolar (alunos do
Ensino fundamental e médio). Conforme o Programa, cabe ao professor a tarefa de
registrar em formulário específico o aluno que
faltar à escola por 5 (cinco)
dias consecutivos ou 7(sete) dias alternados no mês. A Direção da escola,
diante do registro do professor, deverá procurar a família para trazê-lo de
volta à escola e comunicar o Conselho tutelar nos casos em que a intervenção na
família não surtir efeito. Neste ano,
será informatizado.
6.7
– Programa APOMT
É um Programa Catarinense criado pelo Ministério Público – Abuso Por Maus Tratos Contra Crianças e
Adolescentes – com o intuito de acelerar as ações de encaminhamento e
atendimento da vítima, aos programas de proteção preconizados pela Lei nº 8069/90 . Conforme o programa, cabe à escola a tarefa de ficar atenta para eventuais
situações de maus-tratos sofridos por seus alunos e comunicar o Conselho
Tutelar através de formulário próprio.
6.8
– Programa Educacenso
Refere-se ao censo escolar anual organizado
pelo MEC, e é realizado pela Escola com
orientação da GERED – Gerência Regional
de Educação. O mesmo solicita dados atualizados quanto aos alunos, professores
e demais profissionais da escola, espaço
físico, patrimônio, e demais dados referentes a Unidade Escolar.
6.9
– Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE
É
um Programa Nacional que visa
repassar para as APPs das Unidades Escolares uma parcela anual em dinheiro, obedecendo a renda per capita
por aluno. Esta verba é destinada para a
compra de material de expediente e
permanente. Para tanto a APP possui
conta específica em agência do
Banco do Brasil. Os recursos serão destinados conforme necessidade da Unidade
escolar, conforme planejamento de gastos aprovado pela diretoria da APP e
Conselho Deliberativo Escolar, sempre obedecendo os critérios estabelecidos pelo MEC. Na compra serão efetuados orçamentos, pago
com cheque e posteriormente realizada a
prestação de contas em formulários próprios.
6.10
Programa de Saúde Bucal na Escola
Com parceria da
Prefeitura Municipal instalou-se no
prédio escolar consultório odontológico para atendimento dos discentes e
comunidade. O odontólogo e a
secretária são vinculados ao funcionalismo municipal.
Diariamente é realizada a escovação após o recreio e uma vez por semana a aplicação de flúor.
6.11
Psicóloga na Escola
Com o apoio da
Prefeitura Municipal ocorre na
escola atendimento psicológico duas
vezes por semana para discentes selecionados pelos professores por apresentarem problemas de aprendizagem sem explicação ou
mesmo comportamento incompatível à faixa etária.
7 - CONSELHO DE CLASSE
No Conselho de Classe há que se considerar a função
mediadora, no qual ele pode ser interpretado como um espaço educativo de
debate, questionamento e análise coletiva sobre o desempenho pedagógico da equipe
de profissionais como um todo, sendo uma instância de natureza consultiva e
deliberativa.
Considerando a realidade e as particularidades de cada
instituição de ensino, indicamos respaldados pela Lei Complementar nº 170/98, o
Conselho de Classe Participativo, como possibilidade para uma avaliação prática
reflexiva, qualitativa e crítica que considere
aluno na sua totalidade e quando necessária para a reorganização
curricular. É importante, pensar caminhos que possibilitem um maior
envolvimento no âmbito coletivo, comprometendo professores e alunos com o
processo de ensino e aprendizagem com a tomada de posições e decisões.
Nossa escola adota o seguinte procedimento quanto ao
Conselho de Classe:
a)
De 1º ao 5º ano: Além da avaliação quantitativa, os
professores em dia de conselho de Classe, discutem problemas encontradas na aprendizagem e estudam mecanismos de recuperação. A avaliação é descritiva.
b) De 6º ano ao
8ºano e Ensino Médio: são adotadas os seguintes procedimentos na realização do
Conselho de Classe:
·
Pré – Conselho: coletivamente, por série, o aluno faz
a avaliação descritiva de cada professor, sob a orientação de algum membro do corpo administrativo da
escola(orientadora educacional,assistente técnico pedagógico, direção),
posteriormente entregue a cada professor para avaliação individual de seu desempenho. Em casos mais
graves a direção da escola conversa com o professor, sugerindo para melhor
desempenho de sua função pedagógica.
·
Dia do Conselho: avaliação do desempenho de cada aluno e da turma procurando solução para os
problemas de aprendizagem e conduta
encontrados;
·
Pós – Conselho: Corpo administrativo da escola e ou
Professor Conselheiro de cada série, faz
o encaminhamento das discussões
realizadas no Conselho de Classe.
8.
PROJETOS REALIZADOS DURANTE O ANO
8.1 Valorização
do ser Humano
No ano de 2015 todos os professores do Ensino Médio
trabalharão o tema supra citado, que será abordado por áreas de conhecimento,
disciplinas afins.
O Projeto partiu pela iniciativa dos professores do
Ensino Médio que fazem o curso PNEM (Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio)
a nível nacional, com carga horária de 200 horas.
Ações a serem realizadas:
- Palestra
para todos os alunos do Ensino Médio, abordando o aluno como sujeito do
Ensino Médio e valorização da vida;
- Realização
e divulgação da pesquisa sobre o Sujeito do Ensino Médio;
- Convite
a ex alunos da escola para exporem sua experiência de sucesso nas
respectivas carreiras;
- Socialização
mensal das turmas, em forma de seminários, sobre os trabalhos realizados e
os resultados dos mesmos;
- Realização
de atividades esportivas e culturais.
8.2
Programa de Educação Ambiental x Sustentabilidade
No ano de 2013 todos os professores participaram de uma sequência
de palestras organizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Dona Emma sobre o tema
sustentabilidade.
No ano de 2014
ficou acordado que a escola iria implementar em ações educativas o assunto abordado nas palestras, para que aconteçam em 2015:
·
Trabalhar o tema sustentabilidade em todas
as turmas e modalidades de ensino
com o objetivo de tornar a escola mais sustentável;
·
Organizar
a separação de lixo da escola em lixeiras apropriadas para lixo orgânico e
reciclável;
·
Instalar
cisternas para coleta da água das chuvas;
·
Implementar
uma composteira para resíduos
alimentares provenientes da cozinha escolar;
·
Instalar
lâmpadas econômicas;
·
Cercar
uma área para plantio de árvores frutíferas;
·
Adquirir
um bebedouro.
Pela participação na Conferência Nacional do Meio
Ambiente a escola foi selecionada para o
PDDE Sustentável. Com este recurso
poderão ser implementadas as ações supracitadas.
8.2 Demais projetos e atividades
FORUM INFANTO JUVENIL DO MEIO AMBIENTE
OLIMPÍADA
NACIONAL DE MATEMÁTICA
OLIMPÍADA
NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
COMEMORAÇÃO DA PÁSCOA
HOMENAGEM ÀS
MÃES
SEMANA DO MUNICÍPIO
SÃO JOÃO
MOSTRA
INTERDISCIPLINAR MUNICIPAL, REGIONAL,
ESTADUAL
SEMANA DA
PÁTRIA
HOMENAGEM CÍVICA QUINZENAL
DIA DO
ESTUDANTE
NOITE DA
POESIA
DIA DAS
CRIANÇAS
DIA DO
PROFESSOR
FETAE
NATAL/ENCERRAMENTO/CONFRATERNIZAÇÃO
FORMATURA
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