Projeto Político Pedagógico 2016









  
EEB LINDO SARDAGNA
DONA EMMA - SC









PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO










DONA EMMA
2016

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
EEB LINDO SARDAGNA – DONA EMMA -SC

1.    APRESENTAÇÃO

1.1 HISTÓRICO  DA  ESCOLA

As primeiras escolas em Dona Emma  foram construídas e mantidas  pela comunidade.
            A primeira escola surgiu, em 1923, fruto  da iniciativa  da  comunidade  evangélica. O ensino era  em língua  alemã  e os primeiros professores  foram Srª Braun, Hermann Hagen, Hans Stern e Hermann Sporrer.
Em 1933, essa escola recebeu o nome de Escola Primária Dona Emma I e contava com 64 alunos. Em 1937, com a nacionalização da educação a escola foi transformada em Escola  Mista Gustavo Richard, e a  língua alemã foi proibida (por ocasião da II Guerra Mundial)  e os professores de origem alemã foram substituídos por  professores de origem lusa, dentre as quais cita-se Maria de Oliveira e Maria do Carmo Magalhães.
Com o aumento  da população, havendo necessidade de ampliar  suas instalações, em 1948 foi adquirido, conforme  a Lei nº 36 de 1948,  uma área de 12000m² da Sociedade Colonizadora Hanseática, pelo então prefeito Ivo Muller  e doado para o estado  para a construção da escola que iniciou  suas  atividades em 2 de maio de 1952, com o nome de “Grupo Escolar Lindo Sardagna”.
Os primeiros funcionários nomeados foram Alcino Francisco Costa (diretor), Luiza Chiminelli, Diva Costa, Guido Chiminelli, José Trentini e Jenoveva dos Santos.
Em 1968, com o funcionamento do curso ginasial, a  escola passou a chamar-se Escola Básica Lindo Sardagna.
Em 1981, foi construído o atual prédio e também implantado o curso de 2º grau,  denominando-se então Colégio Estadual Lindo Sardagna.
A partir de 1999, com a  vigência da nova LDB, a  escola recebe o nome de Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, em homenagem ao  soldado  catarinense Lindo Sardagna,  da Força Expedicionária,que participou da 2ª Guerra Mundial.
1.2         – REALIDADE ESCOLAR

O terreno que abriga essa Unidade Escolar é de 12.000 m², apresenta uma área construída de aproximadamente  2196,03 m² subdividida em  8 salas  de aula, refeitório, cozinha, despensa, lavanderia, banheiros masculinos e femininos, secretaria, sala dos professores, laboratório de informática, sala da direção, sala do SAEDE, almoxarifado, um ginásio de esportes, um centro de múltiplo uso  transformado em sala de aula, biblioteca  e consultório odontológico.
       São atendidos diariamente aproximadamente 500 alunos no Ensino Fundamental e Médio, oriundos da zona urbana e rural do Município, sendo na sua grande maioria descendentes de várias etnias.
A  clientela atendida  tem origem humilde e  heterogênea, as famílias são assalariadas, e  possuem grande diversidade cultural  e  estrutural.
            Resultados da escola nos últimos anos:

2005
2007
2009
2011
2013
IDEB anos iniciais
4,6
4,9
5,5
6,8
6,3
IDEB anos finais
4,9
4,1
4,4
5,0
4,8
ENEM


541,29
543,7


A Unidade Escolar verificou um crescimento considerável nos últimos anos.
O elevado crescimento da matrícula deve-se aos seguintes fatores que contribuíram para o aumento da demanda:
·                    Aumento do número  de alunos  em todas  as séries do Ensino Fundamental  e Médio;
·                    Retorno de alunos egressos do Ensino Fundamental para o Ensino  Médio;
·                    Expansão da oferta do transporte escolar;
·                    Exigências de qualificação do mercado de trabalho;
·                    Imigração  de outras  cidades de  Santa Catarina e até de outros Estados.
           A distorção série/idade no Ensino Médio ainda está presente. Isto acontece em decorrência da implantação dos programas de aceleração voltada para os alunos que se encontram fora da faixa do Ensino Fundamental e que, portanto, também chegam ao Ensino Médio fora da faixa etária  e ainda aqueles alunos que estão retornando atendendo  as exigências do mercado de trabalho.

1.2.1     MATRIZES  CURRICULARES

1180 – Ensino Fundamental de 9 anos -  1º ao  5º ano
1181  - Ensino Fundamental de 9 anos - 6º  ao 9º ano
2912 – Ensino Médio Noturno
2910 - Ensino Médio Diurno
417 – SAEDE


1.2.1.1 ENSINO  FUNDAMENTAL  DE 9 ANOS – 1º ao 5º ANO
São atendidas  09  turmas: 02  de 1º  ano, 01  de 2º ano, 02  de 3º ano, 02 de 4º ano, 02 de 5º ano, uma em cada  turno.

1.2.1.2 ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS – 6º ao 9º ANo
São atendidas  02 turmas de cada ano, uma em cada  turno diurno.

1.2.1.5  ENSINO MÉDIO
São atendidas  diariamente 05 turmas, 01 de 1ª série, 02 de 2ª  série  e 02 de 3ª  série.
Uma 2ª série  estudará no período vespertino e as demais turmas no noturno.
,
1.2.1.6 SAEDE
A escola  tem   18 alunos  matriculados  e oferece  o atendimento educacional especializado  por  40  horas.  Os alunos  são atendidos no contra turno escolar, duas vezes  por semana, cada  atendimento dura  02 horas. 
O  atendimento especializado tem os seguintes objetivos:
  • Planejar e executar em conjunto com o professor titular, as atividades pedagógicas;
  • Participar do conselho de classe;
  • Tomar conhecimento antecipado do planejamento do professor regente;
  • Sugerir ajudas técnicas que facilitem o processo de aprendizagem do aluno da educação especial;
  • Respeitar os limites do educando e acreditar na sua potencialidade como indivíduo, desenvolvendo a aprendizagem de acordo com sua necessidade.
  • Coordenar e acompanhar  o trabalho desenvolvido  pelos 2º professores, garantindo que este supra a real necessidade  dos discentes envolvidos.

1.2.1.7  SEGUNDO PROFESSOR

A escola tem 13 alunos matriculados com processo positivo para segundo professor, sendo 08 no período matutino e 05 no período vespertino. O segundo professor tem como  função auxiliar a turma em que o aluno está matriculado, para que este seja incluído na mesma.

  • O professor titular e segundo professor precisam trabalhar em parceria;
  • A avaliação do aluno com deficiência necessita ser contínua;
  • O segundo professor não pode ser designado para outras funções a não ser aquela que foi contratado;
  • Participar do conselho de classe;
  • Desenvolver práticas de aprendizagem partindo da sua necessidade, para obter avanços no processo de aprendizagem.

1.2.1.8        INTÉRPRETE DE LIBRAS 

A escola tem 1 aluna matriculada com processo positivo para Intérprete de Libras - período vespertino. Cabe ao Intérprete de Libras tornar possível o processo de aprendizagem do aluno, fazendo uma ponte entre a explicação do professor  regente com o contexto a ser entendido pelo educando.

·         Estabelecer comunicação necessária a participação efetiva do aluno;
·         Trocar informações com o professor, relativas às duvidas e necessidades do aluno, possibilitando ao professor regente, a escolha de estratégias de ensino e aprendizagem;
·         Estudar o conteúdo a ser trabalhado pelo professor regente, para facilitar a tradução da LIBRAS no momento da aula e atividades escolares;
·         Participar da elaboração e avaliação do Projeto Político Pedagógico;
·         Participar de estudos e pesquisas na sua área de atuação mediante projetos previamente aprovados pelo SED;
·         O Intérprete de Libras não pode ser designado para outras funções a não ser aquela que foi contratado.

2             PAPEL DA ESCOLA

2.1  -  FILOSOFIA DA EEB LINDO SARDAGNA

          Esta Unidade Escolar  procurará nortear o seu fazer pedagógico, segundo a filosofia definida por toda a sua comunidade escolar:

EDUCAR = CONHECIMENTO + RESPEITO + AMOR + PAZ

2.1   OBJETIVOS

O Plano Político Pedagógico é um projeto político-pedagógico de toda a comunidade escolar, envolvendo pais, alunos, professores e demais  funcionários.
 A elaboração  do Plano  Político  Pedagógico desta unidade escolar  tem como  objetivo os  seguintes aspectos:
* Tornar a escola um ambiente de aprendizagem, firmados em educação e respeito;
* Adequar o currículo à realidade escolar;
* Reavaliar constantemente  o processo avaliativo;
* Buscar  parcerias de outros profissionais  para  somarem no processo  educativo;
 * Buscar junto aos órgãos competentes a reforma e ampliação do prédio escolar e do ginásio.
 Este Plano Político Pedagógico  tem seis pontos de partida de interlocução a saber:
* A Constituição Federal;
* A LDB;
* Resolução CNE\CEB Nº04\2010
* A Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina;
* Os PCNs;
* O Plano Estadual de Educação;
* As exigências atuais e os desafios do futuro.

3     PROPOSTA CURRICULAR

        A Lei 9394/96 (LDB) e a Lei Complementar nº 170/98 (SED), atribuem ao processo avaliativo um novo enfoque, adotado também pela EEB Lindo Sardagna, na qual o professor e o aluno, numa relação dialética de ensino e de aprendizagem, são sujeitos deste processo de construção do conhecimento.
      A avaliação deve incorporar, além da dimensão cognitiva, outras dimensões (cultural, social, biológica e afetiva), que fazem parte do processo de avaliação dos alunos. Assim, a avaliação é contínua e não deve considerar apenas o produto final, mas o processo de ensino aprendizagem nos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais demonstrados pelos alunos.
     Na avaliação contínua cumulativa os aspectos qualitativos da aprendizagem prevalecerão sobre os aspectos quantitativos e para tanto optamos pela recuperação paralela, procurando todos os meios possíveis para recuperar os alunos com menor desempenho, cabendo aos docentes, exercitar formas de recuperar o aluno paralelamente ao processo de ensino aprendizagem. Nossa meta será oportunizar ao aluno com mais dificuldades, meios para que supere as mesmas durante o percurso do processo de aprendizagem.
     O registro de notas será organizado em quatro bimestres para o Ensino Fundamental e Ensino Médio com regime anual de avaliação. A aprovação do aluno está condicionada a 70% dos conhecimentos registrados em quatro bimestres, ou seja, a soma das médias dos quatro bimestres (em relação a cada disciplina da matriz curricular) dividido por quatro deverá resultar em no mínimo média anual de sete (7,0) para ser aprovado sem exames, observando também a frequência mínima exigida por Lei.
            A escrituração passa a ser informatizada no programa Professor online, disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação.
Para  os alunos que estudam de 1º ao 5º ano a avaliação é descritiva.


4. DIMENSÃO ADMINISTRATIVA
    A Escola de Educação Básica Lindo Sardagna, está situada no centro da cidade de Dona Emma/SC, na Rua Alberto Koglin,3712.Integra a 14ª GERED – Gerência Regional de Educação com sede na cidade de Ibirama/SC, e é mantida pela Secretaria de Estado da Educação – SED.
Sua estrutura Administrativa é constituída por :
ü    Uma diretora
ü    Duas assessoras de direção
ü    Uma Assistente de Educação
ü    Duas  Assistentes Técnico Pedagógico (uma em  exercício)
ü    Uma Orientadora Educacional (não  exercendo a função)
ü    Quatro  Serventes
ü    34 Professores

Formação  da equipe pedagógica da escola
·         31  professores  com especialização
·         01 professor graduado
·         05 professores graduandos
·         02 professores com Ensino Médio

4.1 ATRIBUIÇÕES DOS SEGMENTOS ESCOLARES
      
 4.1.1  – Direção (Diretor + Assessor de Direção)

· Promover a integração escola-comunidade, visto que a mesma está atuando de forma quase que isolada de seu meio;
· Buscar a integração entre as escolas da rede municipal, considerando que a sua clientela é em grande parte oriunda desta;
· Promover e organizar grupos de estudos extras, calendário para estudar, debater e se aprimorar de embasamento teórico sobre Metodologia de Ensino, Teorias de Aprendizagem e demais temas de interesse da Educação.
· Promover a integração e entrosamento entre alunos e professores, organizando para isso eventos esportivos e confraternizações;
· Garantir que a unidade escolar cumpra função de socialização e construção de conhecimento, embasando-se nas diretrizes educacionais em nível nacional, estadual e municipal;
· Zelar pela organização administrativa e educacional, definida neste projeto político pedagógico;
· Preparar e propor orçamentos incluindo previsão de custos e despesas;
· Negociar em situações de conflito visando ao sucesso escolar dos alunos;
· Conviver bem com a pluralidade cultural dissipando conceitos;
· Providenciar junto à administração recursos humanos, materiais e financeiros necessários à viabilização do Projeto Político Pedagógico da escola;
· Promover e coordenar dias de estudo Reuniões Pedagógicas e Conselhos de Classe.
  
4.2.2 - Assistente de Educação

            Executar serviços de organização de arquivo, preservação de documentos, coletânea de leis e escrituração de documentos escolares, registrar e manter atualizados os assentamentos funcionais dos servidores, organizar e preparar a documentação necessária para o encaminhamento de processos diversos
Descrição detalhada:
·  Coordenar e executar as tarefas da secretaria escolar;
· Organizar e manter em dia o protocolo, o arquivo escolar e o registro de assentamentos dos alunos, de forma a permitir, em qualquer época a verificação da identidade e regularidade da vida escolar do aluno e a autenticidade dos documentos escolares;
·  Redigir e expedir toda a correspondência oficial da unidade escolar;
· Organizar e manter em dia a coletânea de leis, regulamentos, diretrizes, ordens de serviço, circulares, resoluções e demais documentos;
  • Auxiliar na elaboração de relatórios;
  • Rever todo o expediente a ser submetido a despacho do diretor;
  • Apresentar ao diretor em tempo hábil, todos os documentos que devem ser assinados;
·        Coordenar e supervisionar as atividades referentes à matrícula, transferência, adaptação e conclusão de curso;
·           Assinar juntamente com o diretor, os documentos escolares que forem expedidos, inclusive os diplomas e certificados;
  • Preparar e secretariar reuniões quando convocado pela direção;
  • Zelar pelo uso adequado e conservação dos bens materiais distribuídos à secretaria;
  • Comunicar à direção toda irregularidade que venha a ocorrer na secretaria;
·      Organizar e preparar a documentação necessária para o encaminhamento de processos diversos;
·        Conhecer a estrutura, compreender e viabilizar o funcionamento das instâncias colegiadas na Unidade Escolar;
  • Registrar e manter atualizados os assentamentos funcionais dos servidores;
  • Executar outras atividades compatíveis com o cargo.

4.1.3 - Assistente Técnico - Pedagógico

·      Participar de estudos e pesquisas de natureza técnica sobre administração geral e específica sob orientação;
·      Participar estudar e propor aperfeiçoamento e adequação da legislação e normas específicas, bem como método e técnicas de trabalho;
· Realizar programação de trabalho, tendo em vista alterações de normas legais, regulamentares ou recursos;
·      Participar na elaboração de programas para o levantamento implantação e controle das práticas de pessoal;
  • Selecionar classificar e arquivar documentação;
  • Participar na execução de programas e projetos educacionais;
  • Prestar auxílio no desenvolvimento de atividades relativas à assistência técnica aos segmentos envolvidos diretamente com o processo ensino –aprendizagem;
  • Desenvolver outras atividades afins ao órgão e a sua área de atuação;
  • Participar com a comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico;
  • Auxiliar na distribuição dos recursos humanos, físicos e materiais disponíveis na escola;
  • Participar no planejamento curricular;
·      Auxiliar na coleta e organização de informações, dados estatísticos da escola e documentação;
  • Contribuir para a criação, organização e funcionamento das diversas associações escolares;
  • Comprometer-se com atendimento às reais necessidades escolares;
  • Participar dos conselhos de classe, reuniões pedagógicas e grupos de estudo;
  • Contribuir para o cumprimento do calendário escolar;
  • Participar na elaboração execução e desenvolvimento de projetos especiais;
  • Administrar e organizar os laboratórios existentes na escola;
  • Auxiliar na administração e organização das bibliotecas escolares;
  • Executar outras atividades de acordo com as necessidades da escola;
  • Administrar  a merenda terceirizada;
  • Coordenar na escola o Programa  do MEC -  Fortalecimento do Ensino Médio.

4.1.4  – Orientadora Educacional

·              Garantir que a escola cumpra a função social de socialização e construção de conhecimento;
·         Promover a articulação entre a escola, família e comunidade;
·         Participar com a comunidade na construção do Projeto Político Pedagógico;
·              Garantir o acesso e permanência do aluno na escola; na infrequência do mesmo, após manter contato com a família, se o aluno não comparecer comunicar a secretaria para as devidas providencias, conforme o Projeto- Apoia;
·         Participar da elaboração do planejamento curricular, garantindo que a realidade do aluno seja ponto de partida e o redirecionador permanente do currículo;
·         Promover a participação dos pais e alunos na construção do Projeto Político Pedagógico da escola;
·  Contribuir  para que aconteça a articulação teórica e prática;
·         Contribuir para que a avaliação se desloque do aluno para o processo pedagógico como um todo, visando o planejamento;
·  Garantir a participação dos alunos e se necessário dos pais no conselho de classe;
·         Coordenar, juntamente com a direção da escola, o conselho de classe em seu planejamento, execução, avaliação e desdobramentos;
·         Promover a reflexão sobre as consequências sociais no processo de rotulação, discriminação, exclusão das classes trabalhadoras;
·         Democratizar as relações na escola;
·         Estimular a reflexão coletiva de valores (liberdade, justiça, honestidade, respeito, solidariedade, fraternidade, comprometimento social);
·  Buscar atualização permanente;
·         Desenvolver o autoconceito positivo, visando a aprendizagem do aluno, bem como a construção de sua  identidade pessoal e social;
·         Influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento as reais necessidades dos alunos;
·  Executar outras atividades que venham  auxiliar a direção da escola;
·  Promover e coordenar com a direção dias de estudo;
·         Apresentar atestado médico quando a falta for motivo de doença ou justificar por escrito outras faltas;
·  Cumprir horários, cronogramas e calendário escolar.
O professor  orientador educacional não está  exercendo o cargo, pois ocupa a  função de  assessor de direção.

4.1.5 - Professores

             Sabendo – se que o professor influencia geralmente, através da sua postura o comportamento do aluno, é necessário que ele tenha:
·   Conhecimento científico da matéria;
·   Cultura geral e atualizada;
·    Domínio do conteúdo a ser ministrado;
·           Preparo didático-pedagógico;
·     Visão do processo educativo em seu conjunto, correlacionando com os demais professores, disciplinas e órgãos de apoio;
· Emprego de métodos e técnicas operacionais adequadas buscando a independência do aluno em relação ao professor;
· Saber o que, porque e como ensinar;
· Tornar o ensino interessante e atrativo;
· Ter consciência política;
· Maturidade afetiva: autoestima, honestidade, capacidade e adaptação, bom relacionamento com o próximo, equilíbrio emocional, segurança na realização do trabalho, imparcialidade, aceitação dos limites próprios e dos outros;
· Senso de responsabilidade e dever: assiduidade, pontualidade, dedicação organização, disciplina, cumprimento de normas.
· Identificação com a filosofia e a política desenvolvida pela escola: participar de todas as atividades promovidas pela escola, colaborar com a equipe de trabalho, saber usar a palavra no momento oportuno, criticando, questionando e /ou discordando sempre com o objetivo de colaborar para a melhoria do processo de ensino / aprendizagem;
· Manter sigilo do que for comentado em Conselho de Classe e / ou reuniões quando não for de interesse que seja divulgado.

4.1.5.1   -  Normas e Condutas

·         Manter com os colegas e funcionários espírito de camaradagem, ética  e colaboração;
·     Manter a ordem e a disciplina dos alunos evitando que o aluno fique rotulado pelos colegas como indisciplinado habituando-se ao fato;
·      Manter em dia a escrituração escolar nos diários de classe, retratando as ocorrências em fichas próprias, de maneira  clara, correta e organizada;
·         Manter-se atualizado;
·         Avisar com antecedência quando não puder cumprir seu horário de trabalho;
·         Apresentar-se convenientemente trajado, evitando exageros ou excentricidades;
·         Levar material didático necessário ao dirigir-se para a sala de aula evitando abandonar a turma ou mandar alunos buscá-los na sala dos professores;
·         Usar  guarda pó no exercício das atividades;
·         Ser cordial com todos no ambiente de trabalho;
·         Elaborar cronograma de aula em instrumentos de avaliação quando solicitado;
·         Informar as atividades e avaliações no Programa Professor Online;
·         Cooperar na conservação e manutenção do patrimônio escolar, cuidando para que os alunos não danifiquem móveis, cortinas e painéis;
·         Surgindo um problema de caráter pessoal ou de relacionamento com algum colega, comunicar o fato à direção para que o ocorrido se esclareça evitando assim desdobramento indesejável;
·         Apresentar atestado médico quando a falta for por motivo de doença.
4.1.5.2 - Proibições

· Fazer campanha com finalidade de arrecadar donativos sem comunicação e autorização da direção;
· Fumar  nas dependências da Escola conforme proibição da Lei nº 13.017 de 25 de junho de 2004.
· Ocupar-se em sala de aula com assuntos alheios a matéria ou utilizar o tempo da aula para correção de provas e trabalhos;
  • Fazer comunicações aos alunos de caráter administrativo, salvo quando solicitado;
  • Usar termos inadequados ou linguagem agressiva ao chamar a atenção do aluno;
  • Demonstrar preferência por aluno em detrimento do outro;
  • Fazer campanhas políticas partidárias em sala de aula ou dependências da escola;
  • Usar  celular em sala de aula.



4.1.6 -   Serventes

· Zelar pela limpeza e higiene da escola;
·  Colaborar  na realização de eventos promovidos pela escola;
·  Zelar pelo patrimônio escolar;
·  Manter com os colegas, alunos e funcionários da escola espírito de camaradagem, colaboração e respeito;
·  Manter senso de responsabilidade e dever: assiduidade, pontualidade, dedicação, organização, disciplina, cumprimento de normas;
·  Comunicar com antecedência a falta no trabalho;
·  Apresentar atestado médico, quando a falta for por motivo de doença, ou justificar por escrito outras faltas;
·  Manter sigilo do que for comentado pela direção e professores;
·  Não tomar e comunicar decisões de caráter administrativo sem antes comunicar e discutir problemas com a direção da escola.

4.1.7 -  Bibliotecário

· Atender a demanda da Biblioteca Escolar Dr. Alexander Lenard.
· Prestar suporte pedagógico aos professores;
· Estimular o interesse pela leitura, desenvolvendo trabalhos diversificados na área de literatura;
· Contribuir para o funcionamento da escola em todos os aspectos;
· Desenvolver o máximo de atividades de apoio ao trabalho e recuperação aos alunos de baixo rendimento;
· Dar auxílio a professores e alunos, quanto ao uso e separação de fitas de vídeo, como também gravação de programas da TV Escola, Internet.
· Auxiliar os alunos em pesquisas e quaisquer outros trabalhos em que necessitam de apoio.
· Organização da biblioteca de maneira que facilite o trabalho a ser realizado.
· Zelar pelo patrimônio da biblioteca e escolar;
· Controlar entrada e saída de material didático e pedagógico do almoxarifado;
· Classificar, catalogar e restaurar o acervo bibliotecário;
· Ser assíduo e pontual ao trabalho;
· Manter sigilo do que é comentado pela direção e demais funcionários da escola;
· Ser cortês com funcionários e alunos;
· Comunicar com antecedência a falta ao trabalho;
· Apresentar atestado médico quando a falta for motivo de doença; ou justificativa por escrito outras faltas;
  Obs.: O trabalho de bibliotecário está sendo realizado pelo Assistente Técnico Pedagógico, por não haver profissional contratado  para a função.

4.1.8  -  Alunos

4.1.8.1 - Dos Direitos

·             Tomar conhecimento do regimento escolar  e funcionamento da escola;
·             Receber informações sobre diversos serviços oferecidos pela escola;
·             Participar  das agremiações estudantis;
·             Fazer uso das dependências escolares de acordo com as normas estabelecidas;
·             Tomar conhecimento do seu rendimento e freqüência escolar através do boletim;
·             Apresentar sugestões relativas aos conteúdos programáticos desenvolvidos pelo professor, com o objetivo de aprimorar o processo ensino – aprendizagem;
·             Requerer transferência de matrícula, por si, quando maior de 18, ou através de um responsável, quando for menor;
·             Reivindicar o cumprimento de carga horária prevista pela grade;
Discutir com a direção problemas, dificuldades pessoais e relacionadas ao processo ensino – aprendizagem, buscando soluções;
·             Indicar representante de sala ou mesmo participar do conselho de classe;
·             Ter garantia que a escola cumpra sua função, ofertando ensino  de qualidade;
·             Ser respeitado na sua condição de ser humano, não sofrendo qualquer forma de discriminação por motivo nenhum;
·             Ser informado sobre o sistema de avaliação da escola;
·             Dar opiniões e pedir  reexplicação de conteúdos sem ser constrangido;
·             Ter direito à recuperação paralela;
·             Ter conhecimento e acesso ao programa Estudante Online.

4.1.8.2 – Dos Deveres

· Cumprir as disposições do regimento no que lhe couber;
· Atender as determinações dos diversos setores da escola;
· Comparecer pontualmente às aulas e demais atividades escolares, com tolerância máxima de 15 minutos de atraso, caso não tiver atestado médico;
· Participar de atividades programadas e promovidas pela escola;
· Manter e promover relações cooperativas com professores, colegas e comunidade; 
· Zelar pela limpeza e conservação das instalações, indenizando o prejuízo, quando causar dano material a escola e objetos de propriedade de seus colegas e funcionários;
· Justificar à direção e ao professor, mediante atestado médico ou declaração de pais ou responsáveis a ausência em provas, por  telefone no mesmo dia e  bilhete  assinado na  aula  seguinte  à  falta. Se a falta não for comprovada por atestado médico, e a prova tiver sido previamente agendada, é necessário que o pai ou responsável passe  na escola, em até 5 dias úteis após a falta, e assine um requerimento junto à direção, pedindo a autorização  para a aplicação da prova para o Ensino Médio.
· Justificar a não entrega de trabalhos previamente agendados.  Trabalho entregue na data tem peso 10,0; entregue  na aula seguinte tem peso 7,0.  Se  a justificativa for atestado médico, o trabalho continuará valendo  10,0.
· Usar uniforme, conforme decisão em assembleia de pais (matutino, vespertino e noturno).
· Apresentar a documentação exigida, dentro do prazo estipulado (30 dias);
· Cumprir o calendário escolar;
· Comportar-se adequadamente dentro e fora  da unidade escolar;
· Colaborar com o líder de classe, na integração de colegas e organização da sala;
· Portar todo material necessário às aulas;
· Solicitar esclarecimento de conflitos entre  professores e alunos, juntamente com a direção, na sala de aula do professor;
· Sair antecipadamente da escola somente acompanhado pelos pais e/ou responsáveis quando  menor de 18 anos;
· Realizar pesquisas e trabalhos solicitados pelos professores nas diversas disciplinas da matriz curricular, somente quando autorizado através de bilhete específico pelo professor;
· Cumprir  as  tarefas diárias;
· Entregar bilhete assinado pelo professor para  pesquisar na biblioteca e laboratório de informática no contraturno  escolar.


4.1.8.3 - Proibições

· Entrar e sair da aula sem autorização do professor;
· Ocupar-se durante as aulas com trabalhos estranhos a mesma;
· Rasurar, alterar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares;
· Promover jogos ou excursões, campanhas e outros, sem prévia autorização;
· Fazer-se acompanhar de elementos estranhos na escola;
· Fumar nas dependências escolares  conforme Lei nº 13.017, de 25 de junho de 2004;
· Entrar e permanecer na sala de aula durante o recreio;
· Jogar na sala de aula;
· Ausentar-se da escola, sem comunicar a direção;
·  Trazer bebidas alcoólicas ou outras drogas lícitas e ilícitas, ou consumi-las nas dependências da escola;
· Ligar e ou utilizar celular em horário de aula, conforme Lei Estadual nº 14.363, de 25/01/2008.
· Trazer e utilizar aparelhos  sonoros, notebooks, tablets em horário de aula bem como  nos intervalos;
· Portar  objetos que possam  apresentar  risco aos colegas e professores;
· Agredir verbal e fisicamente colegas e professores;
· Desacatar  professores e funcionários conforme art. 331 do Decreto – Lei nº 2.848, de 07/12/1940;
· Praticar bullying  com colegas;
· Namorar  no pátio  em horário escolar;
· Organizar festinhas na escola (alunos de 6º ao 9º ano e Ensino Médio).

                  Pela inobservância dos deveres e proibições previstas no PPP, serão aplicadas as seguintes medidas:
· Advertência verbal;
·  Advertência escrita e comunicação aos pais;
· Comparecimento dos pais ou responsáveis na escola;
· Suspensão  de 01 dia;
· Suspensão de 03 dias;
· Na reiteração das faltas ou em caso de ocorrências com  gravidade, encaminhamento ao Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente,  encaminhamento  de boletim  de ocorrência na  Polícia  Civil, para adolescentes partir dos 12 anos.

Obs.:  Considera-se ocorrências com gravidade:  desacato, agressões físicas e verbais, utilização de drogas lícitas e ilícitas, fugas da escola, porte de objetos perigosos, prática de bullying.
Para estas faltas serão utilizadas a suspensão  como penalidade, encaminhamento ao Conselho ou à Polícia Civil, de acordo com a idade  do discente.

4.1.9 – Do Responsável pelo Laboratório de Informática

   São atribuições  do responsável pela Sala Informatizada:
·         desempenhar todas as funções de apoio e atendimento ao setor e de orientação aos usuários;
·         encaminhar relatório mensal para o Núcleo Tecnológico de Educação sobre o andamento dos trabalhos realizados, bem como preencher os dados no sistema da SAGETEC;
·         orientar o trabalho desenvolvido pelo professor, auxiliando-o quanto ao uso das tecnologias, sendo impossibilitado ministrar aula no lugar  do professor titular;
·         zelar pela organização  e limpeza  da sala Informatizada;
·         zelar pelos equipamentos  da sala Informatizada;
·         Cumprir horário de 40 e ou 20 horas semanais, conforme horário estabelecido pela unidade escolar;
·         Manutenção dos equipamentos de informática de toda a escola quando estiver dentro das capacidades de conhecimento;
·         Responsável pelos equipamentos eletrônicos: projetores multimídia, computadores, note books, microfones, máquina digital, caixas de som, impressoras etc;
·         Apresentar atestado médico quando a falta for motivo de doença; ou justificativa por escrito outras faltas.
·         Produção de vídeos em datas comemorativas do calendário escolar;
·         Instalação de data show  nas salas de aula e em eventos escolares, quando previamente agendado;
·         Disponibilizar músicas, vídeos e filmes  aos professores quando  solicitado;
·         Atualizar o Blog da escola, auxiliando a professora responsável;
·         Produzir  painéis para a escola nas datas comemorativas;
·         Confeccionar  cartões nas datas comemorativas.


4.1.10 -   Conselho Deliberativo Escolar

                O Conselho Deliberativo Escolar, regulamentado pelo decreto estadual nº 3429/98 de 08/12/98 deve ser um órgão de funcionamento permanente, cuja função é garantir a formação e a prática democrática na escola, educando os que dele participam e dependem, para a vida democrática. Seu funcionamento, no âmbito da escola, tem um efeito pedagógico concreto e não discursos sobre a prática e a necessidade de democracia.
Este conselho vem favorecer a participação da comunidade na escola e a presença da escola na comunidade. Abre espaços para as reivindicações dos alunos, professores pais e comunidade, possibilitando que as famílias e os educadores atuem juntos pela melhoria do atendimento escolar. Deve ser balizador da ação coletiva na escola. Não apenas uma instância de natureza administrativa, mas também uma instância de natureza pedagógica e política.
Assim, deve estar submetido à legislação, as normas emanadas do Estado, ao Projeto Político Pedagógico da escola e aos interesses e a vontade da comunidade escolar que representa.
São atribuições  conforme Estatuto próprio do Conselho Deliberativo:
·      Analisar e aprovar o Plano Anual da Escola, com base no PPP da mesma;
·      Acompanhar e avaliar o desempenho da Escola, em face as diretrizes, prioridades e metas estabelecidas no seu plano anual, redirecionando as ações quando necessário;
·      Definir critérios para a cessão do prédio escolar para outras atividades que não as de ensino, observando os dispositivos legais, emanados da mantenedora, garantindo um fluxo de comunicação permanente, de modo que as informações sejam divulgadas a todos em tempo hábil;
·      Analisar projetos elaborados e/ou em execução por quaisquer dos segmentos que compõem a comunidade escolar, no sentido de avaliar a importância dos mesmos no processo ensino-aprendizagem;
·      Propor alternativas de soluções dos problemas de natureza administrativa e/ou pedagógica, tanto daqueles detectados pelo próprio órgão, como dos que forem a ele encaminhados por escrito pelos diferentes participantes da comunidade escolar;
·      Articular ações com segmentos da sociedade que possam contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem;
·      Elaborar e ou reformular o Estatuto do conselho escolar sempre que se fizer necessário;
·      Discutir, analisar, rejeitar ou aprovar propostas de alterações  no Projeto Político Pedagógico Escolar encaminhados pela equipe pedagógico-administrativa, ou membros do Conselho;
· Promover, sempre que possível,  círculos de estudos envolvendo conselheiros a partir de necessidades detectadas, visando a proporcionar um melhor desenvolvimento do seu trabalho;
· Tomar ciência do calendário Escolar observada a legislação vigente e diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Educação;
· Discutir sobre a proposta curricular da escola, visando o aperfeiçoamento e  enriquecimento desta, respeitadas as diretrizes emanadas da Secretaria de Estado da Educação;
· Estabelecer  critério de distribuição de material escolar e de outras espécies destinados aos alunos, quando fornecido pela Entidade mantenedora, ou obtido entre outras fontes;
· Deliberar, juntamente com a direção e diretoria da APP, critérios para  uso de verbas destinadas à escola  e fiscalizar a aplicação das mesmas    (Verbas Federais, Estaduais, APP, e outras);
· Avaliar o plano de gestão dos possíveis candidatos à função de gestor escolar;
· Assessorar, apoiar e colaborar com a Direção em matéria de sua competência e em todas as atribuições, com destaque especial para;
a)    O cumprimento das disposições legais;
b)    A preservação do prédio e dos equipamentos escolares;
c)    A aplicação de penalidades  previstas no Regimento Escolar quando encaminhada pelo Diretor;
d)    Adoção e comunicação ao(s)  competente(s) das medidas de emergência em casos de irregularidades graves na escola.
  • As funções do Conselho são consultivas, normativas, deliberativas e avaliativas.


4.1.11-  A Associação de Pais e Professores  - APP

             A   Associação instituída pela comunidade escolar  da qual fazem parte pais de alunos e ou responsáveis , professores, diretores, especialistas. Fundada  em 05 de julho de 1977 inscrita no CNPJ 83485656/0001-79  é pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com sede e foro na cidade de Presidente Getúlio e será regida por um estatuto de acordo com o artigo 53 e seguintes da Lei n º 10.406, de 10 de janeiro de 2002  (código civil).
         A APP tem duração indeterminada e com finalidade específica promover a integração Escola- Comunidade de acordo com o art.205 da CF/88, em termos de conjugação de esforços, articulações de objetivos e harmonia de procedimentos, o que caracteriza por:
·      Integrar escola e comunidade através da participação dos segmentos;
·      Contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem nos seus diversos aspectos, juntamente com a equipe gestora e as demais entidades representativas existentes na Unidade Escolar,  discutindo e analisando a realidade envolvendo toda a comunidade escolar;
·      Através do voluntariado, administrar os serviços essenciais de limpeza e merenda da Unidade Escolar, sendo responsável pela contratação e demissão de empregados, dependendo da necessidade e da possibilidade financeira da manutenção destes;
·       Cooperar com a gestão escolar na conservação dos equipamentos e do imóvel da unidade escolar;
·      Administrar de acordo com as normas legais que regem a atuação da APP, os recursos provenientes de subvenções, doações e arrecadações da entidade, sempre prestando conta aos associados;
·      Administrar os recursos provenientes de subvenções, doações e arrecadações da entidade, prestando conta dos recursos públicos aos órgãos públicos, e, de todas as movimentações financeiras à comunidade Escolar;
·      Articular com a gestão Escolar e Conselho Deliberativo, junto aos órgãos da Administração Pública, reivindicações da comunidade escolar quanto aos benefícios  para a unidade Escolar, que houver  necessidade;
·      Auxiliar os gestores da escola nos esforços para que a comunidade local esteja presente, integrada nas atividades de eventos culturais e esportivos escolares.

4.1.12 -  Grêmio Estudantil

        O Grêmio Estudantil é a Entidade representativa  do corpo discente, que deve participar ativamente na elaboração, execução, avaliação e reelaboração do projeto Político Pedagógico da Escola, favorecendo o desenvolvimento da consciência crítica da realidade social, da prática democrática, da criatividade e da iniciativa dos alunos, indispensáveis para o exercício da cidadania.
Conforme Estatuto próprio, o Grêmio Estudantil tem por fins e objetivos:
  • Congregar o corpo discente da escola, visando aprimorar  o exercício da cidadania;
  • Promover a cooperação entre os alunos, educadores, funcionários, Conselho Deliberativo Escolar, Associação de Pais e Professores e outras entidades da Escola;
  • Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos;
  • Pugnar pela democracia, pela independência e respeito às liberdades fundamentais  do homem, sem distinções de raça, cor, sexo,nacionalidade, convicção política, ou religiosa, entre outros;
  • Primar pelo aperfeiçoamento intelectual dos associados e pela adequação do ensino às reais necessidades do educando, buscando o aprimoramento do processo de ensino- aprendizagem;
  • Zelar pelo respeito às liberdades fundamentais do ser humano;
  • Realizar intercâmbio com entidades afim;
  • Coordenar e orientar as atividades do corpo discente.

4.1.12 Banda de Percussão Dragões Azuis
           
            A Banda de Percussão Dragões Azuis, inscrita sob o CNPJ 13.351.857/0001-11, é uma organização estudantil  que tem por objetivo promover atividades sociais, culturais, utilizando a música  como forma de conhecimento, entrosamento e inclusão social de alunos, sejam eles  crianças, adolescentes e jovens.
            Os  ensaios acontecem uma vez por semana com o professor maestro pago pela Prefeitura Municipal.  Os pais  dos alunos organizaram-se em associação  juntamente com a direção da escola, para  juntos buscarem meios de manutenção dos instrumentos e atividades do grupo.

4.1.13 Coral Sou da Paz
 
A atividade coral, visa dentre outros objetivos, estimular os educandos a desenvolverem talentos ou habilidades além do seu ambiente de convivência diária. Desperta a liderança, comunicação (respiração e expressão verbal corretas), eleva a autoestima.
   Público alvo – educandos de 2º ano ao 9º ano.
   Da participação – eventos escolares, eventos municipais, eventos intermunicipais.


5 – DIMENSÃO FINANCEIRA

A  APP,  que promove no decorrer do ano três eventos para  captação de recursos:
·         Janeiro – Baile de Formatura
·         Junho – festa Junina com rifa
·         Setembro – Desfile com festa e FETAE

            Os recursos provenientes destes eventos são aplicados basicamente em:
·         Honorários de Contabilidade;
·         Instalação de ar condicionado;
·         Reparos no prédio escolar;
·         Aquisição  de materiais que a escola necessita;
·         Doces para Dia do estudante, Dia da Criança, Dia dos Professores e Natal;

Com os  recursos  do PDDE  em 2014 foram adquiridos   materiais  de expediente  e para uso de alunos  e professores e armários e estantes para as salas.
Outras metas  com a parceria da SDR  são:
·         Reforma e ampliação  do prédio escolar, já  que a estrutura física escolar está precária,  e a escola  não comporta  a demanda que vem aumentando constantemente.
Para  aquisição  de materiais  de uso cotidiano a  escola organiza pequenas ações promotoras  de dinheiro.

6 – DIMENSÃO FÍSICA

6.1 -   Regime de Funcionamento

         O regime de funcionamento da EEB Lindo Sardagna assim é constituído:
·                    Período matutino: Início das aulas 7 horas e 30 minutos, término 11 horas e 30 minutos. Este período destina-se as atividades com alunos do Ensino Fundamental.
·                    Período vespertino: Início das aulas 13 horas e 15 minutos e término 17 horas e 15 minutos. Neste período são realizadas atividades com os estudantes do Ensino Fundamental.
·                    Período noturno: Início das aulas 19 horas e término às 22 horas e 35 minutos. Neste período as atividades realizadas são com os alunos do Ensino Médio.
            As atividades extraclasse, dias de efetivo trabalho escolar, dias de estudo, avaliação e planejamento, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, períodos destinados ao recesso escolar e provas finais (exames) estão contemplados no Calendário Escolar de cada ano em curso.

6.2 Vigilância Eletrônica

Para proteger os  discentes, foram instaladas câmeras de monitoramento  nas 08 salas de aula, com objetivo  de coibir situações de risco, agressões em todos os sentidos:  aluno-aluno, professor-aluno, aluno-professor; resguardar móveis e prédio escolar de depredações.
As imagens podem ser solicitadas em caso  de  uma situação divergente.
A instalação foi reivindicada e aprovada em Assembleia de Pais no ano de 2013.

6.3 - Recreio Monitorado

       Segundo o parecer nº 156/05/CEE, item 3 que diz “Na rede pública somente poderá ser considerado o tempo de recreio no cômputo da Carga Horária do Ensino Fundamental e Médio, se houver controle de frequência, sob responsabilidade direta do corpo docente, dependendo da manifestação do órgão gestor.” Fundamentada no  parecer, a Unidade Escolar opta pelo  Recreio Monitorado no Ensino Fundamental período matutino e vespertino. Portanto serão ministradas 5 aulas de 45 minutos e 15 minutos de recreio monitorado pelo corpo docente. Já no Ensino Médio Noturno serão ministradas 5 aulas de 40 minutos, recreio de 15 minutos sem monitoramento.

6.4 – Calendário Escolar

    O Calendário Escolar será elaborado  por representantes da Escola, Secretaria Municipal de Educação, representantes das demais Unidades Escolares da Rede Municipal e Estadual  do Município de Dona Emma, sempre  obedecendo as diretrizes  da Secretaria Estadual de Educação, como início do ano letivo, recesso escolar, encerramento. No início de cada ano letivo, o calendário escolar deverá estar disponível a toda a Comunidade escolar.

6.5 - Plano de Ensino

     O Plano de Ensino é fundamental para o bom andamento pedagógico  da Escola. Consiste num instrumento pessoal de organização profissional  de cada Professor(a), evitando o improviso. A organização do plano de ensino  ficará a critério de cada professor, observando para a sua elaboração a Proposta Curricular de Santa Catarina e PCNs.

6.6 - Programa Apoia

      É um Programa Catarinense criado pelo Ministério Público. Consiste  no aviso de infrequência do aluno, com o intuito de combater a evasão escolar (alunos do Ensino fundamental e médio). Conforme o Programa, cabe ao professor a tarefa de registrar em formulário específico o aluno que  faltar à  escola por 5 (cinco) dias consecutivos ou 7(sete) dias alternados no mês. A Direção da escola, diante do registro do professor, deverá procurar a família para trazê-lo de volta à escola e comunicar o Conselho tutelar nos casos em que a intervenção na família não surtir  efeito. Neste ano, será  informatizado.

6.7 – Programa APOMT

  É um Programa Catarinense  criado pelo Ministério Público – Abuso  Por Maus Tratos Contra Crianças e Adolescentes – com o intuito de acelerar as ações de encaminhamento e atendimento da vítima, aos programas de proteção preconizados pela Lei nº  8069/90 . Conforme o programa, cabe à escola  a tarefa de ficar atenta para eventuais situações de maus-tratos sofridos por seus alunos e comunicar o Conselho Tutelar através de formulário  próprio.

6.8 – Programa Educacenso

   Refere-se ao censo escolar anual organizado pelo MEC, e é realizado pela Escola  com orientação da GERED – Gerência  Regional de Educação. O mesmo solicita dados atualizados quanto aos alunos, professores e demais profissionais  da escola, espaço físico, patrimônio, e demais dados referentes a Unidade Escolar.

6.9 – Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE

           É  um Programa  Nacional que visa repassar para as APPs das Unidades Escolares uma parcela anual  em dinheiro, obedecendo a renda per capita por aluno. Esta verba  é destinada para a compra de material de expediente  e permanente. Para tanto a APP possui  conta específica  em agência do Banco do Brasil. Os recursos serão destinados conforme necessidade da Unidade escolar, conforme planejamento de gastos aprovado pela diretoria da APP e Conselho Deliberativo Escolar, sempre obedecendo os critérios  estabelecidos pelo MEC.  Na compra serão efetuados orçamentos, pago com cheque e posteriormente  realizada a prestação de contas em formulários próprios.

6.10 Programa de Saúde Bucal na Escola
           
            Com  parceria da Prefeitura Municipal  instalou-se no prédio escolar consultório odontológico para atendimento dos discentes e comunidade. O  odontólogo e a secretária  são  vinculados ao funcionalismo municipal.
            Diariamente é realizada a escovação após o recreio  e uma vez por semana a aplicação de flúor.

6.11 Psicóloga  na Escola
           
            Com o apoio da  Prefeitura Municipal  ocorre na escola atendimento psicológico  duas vezes por semana  para  discentes selecionados  pelos professores por apresentarem  problemas de aprendizagem sem explicação ou mesmo comportamento incompatível à faixa etária.

7 - CONSELHO DE CLASSE

No Conselho de Classe há que se considerar a função mediadora, no qual ele pode ser interpretado como um espaço educativo de debate, questionamento e análise coletiva sobre o desempenho pedagógico da equipe de profissionais como um todo, sendo uma instância de natureza consultiva e deliberativa.
Considerando a realidade e as particularidades de cada instituição de ensino, indicamos respaldados pela Lei Complementar nº 170/98, o Conselho de Classe Participativo, como possibilidade para uma avaliação prática reflexiva, qualitativa e crítica que considere  aluno na sua totalidade e quando necessária para a reorganização curricular. É importante, pensar caminhos que possibilitem um maior envolvimento no âmbito coletivo, comprometendo professores e alunos com o processo de ensino e aprendizagem com a tomada de posições e decisões.
Nossa escola adota o seguinte procedimento quanto ao Conselho de Classe:
a)              De 1º ao 5º ano: Além da avaliação quantitativa, os professores em dia de conselho de Classe, discutem  problemas encontradas na aprendizagem  e estudam mecanismos  de recuperação. A  avaliação é descritiva.
b)    De 6º ano ao 8ºano e Ensino Médio: são adotadas os seguintes procedimentos na realização do Conselho de Classe:
·               Pré – Conselho: coletivamente, por série, o aluno faz a avaliação descritiva de cada professor, sob a orientação  de algum membro do corpo administrativo da escola(orientadora educacional,assistente técnico pedagógico, direção), posteriormente entregue a cada professor para avaliação  individual de seu desempenho. Em casos mais graves a direção da escola conversa com o professor, sugerindo para melhor desempenho de sua função pedagógica.
·               Dia do Conselho: avaliação do desempenho de cada  aluno e da turma procurando solução para os problemas de aprendizagem e conduta  encontrados;
·               Pós – Conselho: Corpo administrativo da escola e ou Professor Conselheiro de cada série,  faz o encaminhamento  das discussões realizadas  no  Conselho de Classe.

8.  PROJETOS REALIZADOS  DURANTE O ANO

8.1   Valorização do ser Humano

            No ano de 2015 todos os professores do Ensino Médio trabalharão o tema supra citado, que será abordado por áreas de conhecimento, disciplinas afins.
            O Projeto partiu pela iniciativa dos professores do Ensino Médio que fazem o curso PNEM (Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio) a nível nacional, com carga horária de 200 horas.
            Ações a serem realizadas:
  • Palestra para todos os alunos do Ensino Médio, abordando o aluno como sujeito do Ensino Médio e valorização da vida;
  • Realização e divulgação da pesquisa sobre o Sujeito do Ensino Médio;
  • Convite a ex alunos da escola para exporem sua experiência de sucesso nas respectivas carreiras;
  • Socialização mensal das turmas, em forma de seminários, sobre os trabalhos realizados e os resultados dos mesmos;
  • Realização de atividades esportivas e culturais.

8.2 Programa  de  Educação Ambiental x Sustentabilidade

            No ano de 2013 todos os professores  participaram de uma  sequência  de palestras organizadas pela Secretaria Municipal  de Educação de Dona Emma sobre o tema sustentabilidade.
            No ano de 2014  ficou acordado que a escola iria implementar em ações educativas o  assunto abordado  nas palestras, para que aconteçam em 2015:
·         Trabalhar  o tema sustentabilidade  em todas  as turmas e modalidades de ensino  com o objetivo de tornar a escola mais sustentável;
·         Organizar a  separação de lixo da escola  em lixeiras apropriadas para lixo orgânico e reciclável;
·         Instalar cisternas  para coleta da  água das chuvas;
·         Implementar uma  composteira para resíduos alimentares provenientes da  cozinha  escolar;
·         Instalar lâmpadas econômicas;
·         Cercar uma área para plantio de árvores frutíferas;
·         Adquirir um bebedouro.
Pela  participação na Conferência Nacional do Meio Ambiente  a escola foi selecionada para o PDDE Sustentável.  Com este recurso poderão ser implementadas as ações supracitadas.

8.2  Demais projetos e atividades

FORUM  INFANTO JUVENIL  DO MEIO AMBIENTE
OLIMPÍADA NACIONAL DE MATEMÁTICA
OLIMPÍADA NACIONAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
COMEMORAÇÃO  DA PÁSCOA
HOMENAGEM ÀS MÃES
SEMANA  DO MUNICÍPIO
SÃO JOÃO
MOSTRA INTERDISCIPLINAR MUNICIPAL,  REGIONAL, ESTADUAL
SEMANA DA PÁTRIA
 HOMENAGEM CÍVICA QUINZENAL
DIA DO ESTUDANTE
NOITE DA POESIA
DIA DAS CRIANÇAS
DIA DO PROFESSOR
FETAE
NATAL/ENCERRAMENTO/CONFRATERNIZAÇÃO
FORMATURA










  


























Nenhum comentário:

Postar um comentário