Sabrina Michele Dos Santos Rizzieri

E.E.B. “LINDO SARDAGNA”
DONA EMMA – SC


PLANO ANUAL
4º ANO
2016



O trabalho com as crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental precisa levar em conta caráter histórico do desenvolvimento humano. Por isso, a escolarização nesse período deve dar continuidade ao que se construiu na Educação Infantil, considerando as culturas infantis tradicionais e contemporâneas, as brincadeiras da tradição oral e as situações lúdicas de aprendizagem. Nesse momento da escolarização, o desenvolvimento das linguagens permite às crianças a vivência de situações e contextos para compreender e reconstruir suas ações e expressá-las, descrevê-las, bem como planejá-las, habilidades necessárias para novas aprendizagens.

Nos anos iniciais, as crianças desenvolvem e consolidam o processo de percepção, de entendimento e de representação, base importante para compreender a natureza do sistema alfabético-ortográfico de escrita e de outros sistemas de registro, como os signos matemáticos, os registros artísticos, cartográficos e científicos, dentre outros. Tendo em vista que a criança já participa de interações que envolvem os usos de escrita, oralidade, espaço, tempo, som, silêncio, expressões e movimentos, nessa etapa, busca-se o desenvolvimento das práticas de ler, escrever, falar, ouvir, movimentar-se e expressar-se artisticamente em si


Língua Portuguesa


*      Desenvolver a capacidade de expressar-se oralmente com desenvoltura e coerência em diversas situações.

*      Interpretar, problematizar, formular hipóteses, argumentar e convencer.

*      Participar de situações de comunicação oral.

*      Ler e interpretar diferentes gêneros textuais.

*      Produzir diferentes gêneros textuais com clareza e coerência.

*      Refletir e revisar suas próprias produções textuais.

*      Conhecer, desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos sendo capaz de adequar sua linguagem as diferentes situações de uso da língua.

*      Ordem alfabética.

*      Encontros vocálicos.

*      Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

*      Artigos.

*      Singular e plural.

*      Substantivos comuns e próprios, simples e compostos, primitivos e derivados.

*      Sinais de pontuação.

*      Parágrafo.

*      Acentuação gráfica.

*      Compreender a noção de verbo e de tempo: passado, presente e futuro.




Matemática


*      Quadros numéricos.

*      Unidade, dezena, centena simples e de milhar.

*      Estimativas.

*      Adição.

*      Subtração.

*      Multiplicação.

*      Tabuadas.

*      Divisão.

*      Sistema de medida de tempo: Hora e minuto.

*      Tabelas e quadros.

*      Sistema monetário.

*      Sistema de medidas de comprimento: metro e centímetro.

*      Sistema de medidas de massa: quilograma e grama.

*      Sistema de medidas de capacidade: litro e mililitro.

*      Figuras geométricas.

*      Frações.

*      Gráficos.

*      Selecionar, organizar e comunicar informações numéricas.


Ciências


*      Cuidando da saúde: hábitos alimentares e a saúde do corpo.

*      Corpo humano.

*      O ambiente.

*      Alimentação dos seres vivos: cadeia alimentar.

*      Relação entre os seres vivos.

*      Equilíbrio da natureza.

*      Reprodução dos animais.

*      As plantas: reprodução.

*      Água: estados físicos e o ciclo da água.



História


*      A infância no Brasil: significado e modo de viver.

*      Refletir sobre a infância e o mundo do trabalho infantil no Brasil.

*      A participação das crianças na vida brasileira: cidadania.

*      A infância e a cultura brasileira.



Geografia


*      Município de Dona Emma: localização no espaço catarinense, brasileiro e mundial, limites e povoação.

*      Paisagem urbana e rural.

*      Mapas: leitura, legenda e escala.

*      Pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste.

*      Estado de Santa Catarina: localização no espaço mundial e brasileiro, limites e primeiros povoados.

*      Sistema solar.



Ensino religioso


*      Promover um crescimento harmonioso com o outro, observando e respeitando as diferenças.

*      Empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

*      Virtudes: respeito, honestidade, responsabilidade, solidariedade, fraternidade, justiça e amizade.

*      Identificar a importância das virtudes no desenvolvimento do ser humano, bem como elas nos ajudam a construir um mundo melhor e mais justo.


Observação

*      A abordagem dos conteúdos descritos terá auxilio de segundo professor no período vespertino e se dará de acordo com as necessidades de aprendizagem da turma e do aluno especial. Desta forma o plano estará aberto a revisões e adequações nos dois períodos.



Professora: Sabrina Michele Dos Santos Rizzieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário