PLANEJAMENTO
ANUAL
MATEMÁTICA
– ENSINO MÉDIO
Prof°
Charles Alberto Baasch
Escola
de Educação Básica Lindo Sardagna
Dona
Emma - 2016
OBJETIVO
GERAL DA DISCIPLINA
Os objetivos do ensino da Matemática no
Ensino Médio é o de que os alunos desenvolvam suas habilidades e se tornem
competentes em:
- A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;
- A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
- O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
- A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionado a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.
- Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitem adquirir uma formação científica geral e avançar em estudos posteriores;
- Aplicar seus conhecimentos matemáticos nas atividades cotidianas, na atividade tecnológica e na interpretação da ciência;
- Desenvolver a capacidade de raciocínio, de resolver problemas, de comunicação, bem como a sua criatividade;
- Estabelecer conexões e integração entre diferentes temas matemáticos e entre esses temas e outras áreas do currículo e de conhecimento;
- Expressar-se em linguagem oral, escrita e gráfica diante de situações matemáticas;
- Usar e reconhecer representações equivalentes dentro de um mesmo conceito;
- Analisar e interpretar dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano;
- Desenvolver atitudes positivas na construção do seu conhecimento matemático.
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas de maneira
expositiva em conjunto com atividades de aplicação dos conteúdos para que os
alunos tenham melhor entendimento e construção do conhecimento matemático e das
outras disciplinas envolvidas no processo, realizado também atividades
multidisciplinares.
Trabalhos e atividades individuais e em
grupos também serão realizados, assim como apresentações de temas feitas pelos
alunos na própria sala ou para os demais alunos e professores da escola.
Ressaltando também a recuperação paralela
que será feita no decorrer do ano.
RECURSOS
Abaixo segue a lista com alguns materiais
que serão ou poderão ser utilizados durante o ano letivo:
- Livro didático e materiais paradidáticos;
- Filmes e programas educativos da área;
- Transferidor, régua, compasso;
- Sala de informática;
- Jogos matemáticos;
- História da matemática.
AVALIAÇÃO
A avaliação é um processo onde o aluno é
avaliado coletivamente e individualmente. Dessa forma, serão feitos trabalhos
individuais e em grupos, provas com e sem consulta, exercícios e atividades
feitas em sala, verificando se o aluno participa fazendo os exercícios,
integrando nas aulas, nas leituras, discussões de textos e conteúdos e também
exposição de trabalhos desenvolvidos em sala para as demais turmas da escola.
Importante
também é a convivência e o comportamento em sala, assim como o cuidado com o
material escolar, caderno e livro didático e o patrimônio da escola.
Depois de observar e agrupar todos estes
aspectos obtém-se a nota que representa a aprendizagem e desenvolvimento do
aluno ao fim de cada bimestre.
CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS POR SÉRIE E
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Turma:
1° Ano
Conteúdo
|
Objetivos Específicos
|
Revisão de conteúdos importante do Ensino Fundamental.
|
|
Conjuntos:
·
Revendo a teoria dos
conjuntos;
·
Representação de um
conjunto;
·
Conjunto vazio,
unitário e universo e subconjunto;
·
Operações com conjuntos
( união, intersecção e diferença)
·
Aplicação dos conjuntos
na resolução de problemas
·
Conjuntos numéricos (
naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais)
·
Operações,
representação na reta de números reais.
·
Estudo sobre os
intervalos.
|
·
Desenvolver diferentes
significados para os números naturais, inteiros, racionais e irracionais,
considerando a sua praticidade cotidiana e contextualização histórica.
·
Aplicação da teoria dos
conjuntos na resolução de problemas.
|
Funções:
·
Conceito de função.
·
Gráfico de uma função
·
Analise de gráficos de
funções
·
Função polinomial
·
Função composta
·
Função inversa
·
Função par e função
impar.
|
|
Função polinomial do 1° grau:
·
Características
importantes da função do 1° grau;
·
Gráfico de uma função
do 1° grau;
·
Estudo dos sinais da
função do 1° grau;
·
Inequações.
|
|
Função polinomial do 2° grau:
·
Função quadrática;
·
Gráfico da função
quadrática;
·
Raízes ou zeros da
função quadrática;
·
Vértice da parábola;
·
Conjunto imagem da
função
·
Estudo dos sinais da
função;
·
Inequações.
|
|
Função modular
|
|
Função exponencial:
·
Tópicos básicos para
função exponencial;
·
Equações exponenciais;
·
Função exponencial;
·
Inequação exponencial.
|
·
Desenvolver o conceito
de função exponencial e a sua utilização envolvendo situações reais.
·
Rever conceitos de
potência com expoente real e suas propriedades.
·
Resolver equações e
inequações exponenciais.
·
identificar, ler,
interpretar e construir gráficos da função exponencial.
|
Função logarítmica:
·
Logaritmo
·
Conseqüências da
definição:
·
Propriedades
operatórias;
·
Mudança de base;
·
Equações logarítmicas;
·
Função logarítmica.
|
·
Desenvolver o conceito
de função logarítmica.
·
Relacionar esse
conceito com informações e situação-problema.
·
Identificar e resolver sistemas de
logaritmos.
·
Aplicar os conceitos de logaritmo, a mudança
de base e as propriedades operatórias na resolução de problemas de equação e
inequações.
·
ler, identificar,
interpretar e elaborar gráficos da fução logarítmica.
|
Progressões:
·
Seqüência ou sucessão:
·
Progressão aritmética;
·
Progressão geométrica.
|
·
Reconhecer numa
seqüência a organização de uma progressão aritmética ou geométrica.
·
Reconhecer, classificar e representar uma
seqüência numérica.
·
Identificar as
seqüências e expressar o termo geral de uma progressão.
·
Determinar a razão, a soma de n termos
consecutivos de uma progressão e o produto de uma PG limitada.
·
Aplicar os
conhecimentos construídos a respeito de PA e PG na resolução de situações-problema.
|
Turma:
2° Ano
Conteúdo
|
Objetivos Específicos
|
Matrizes:
|
|
Determinante:
·
Estudos dos
determinantes;
·
Teorema de Laplace;
·
Regra de Sarrus
·
Determinante de uma matriz quadrada de ordem
n maior que 3;
·
Propriedade do determinante;
·
Matriz de Vendermonde;
·
Regra do Chio.
|
·
Reconhecer no
determinante um número associado a uma matriz quadrada e entender a sua
aplicação na resolução de sistemas de equações.
·
Calcular o determinante
de uma matriz quadrada de qualquer ordem.
·
Aplicar o teorema de
Laplace e a regra de Sarrus para determinantes de ordem 3.
|
Sistemas lineares:
·
Equação linear;
·
Sistema linear;
·
Regra de Cramer;
·
Classificação de um
sistema linear;
·
Escalonamento de
sistemas
|
·
Identificar os sistemas
lineares como modelos matemáticos capazes de traduzir situações-problema para
a linguagem matemática e como instrumentos para a resolução das mesmas.
·
Reconhecer e
interpretar geometricamente as equações lineares e o seu conjunto solução.
·
Identificar e
classificar sistemas lineares.
·
Resolver sistemas
lineares, inclusive pela regra de Cramer e por escalonamento.
|
Análise combinatória e Binômio de Newton:
·
Principio fundamental
da contagem;
·
Fatorial;
·
Permutação simples;
·
Arranjo simples;
·
Combinação simples;
·
Permutação com
elementos repetidos;
·
Números binomiais;
·
Triângulo de Pascal;
·
Binômio de Newton.
|
·
Interpretar e resolver
problemas relacionados a processos de contagem de raciocínio combinatório.
·
Diferenciar e
classificar os vários agrupamentos matemáticos, simples ou com repetição,
para aplicação e analise de soluções de problemas nos diferentes campos do
conhecimento humano.
·
Identificar conceitos
de fatorial, permutação e arranjo simples e permutação com elementos
repetidos.
·
Identificar números
binomiais e as suas propriedades. resolver problemas com a utilização do
triângulo de Pascal e do binômio de Newton.
|
Probabilidade:
|
|
Geometria plana:
·
Polígonos
·
Polígonos regulares
·
Área de regiões planas
·
Estudo do circulo e
circunferência
|
·
Identificar e utilizar
os conceitos sobre ângulos, retas paralelas, transversais, triângulos,
quadriláteros, círculos, circunferências e polinômios regulares.
|
Trigonometria na circunferência e funções trigonométricas:
|
·
Aplicação do teorema de
Pitágoras, para obter a relação fundamental da trigonometria. (seno, cosseno
e tangente)
|
Turma:
3° Ano
Conteúdo
|
Objetivos Específicos
|
Estatística e Matemática Financeira:
·
Conceitos introdutórios
de estatística;
·
Medidas de tendência
central;
·
Medidas de dispersão;
·
Introdução á matemática
financeira;
·
Porcentagem;
·
Lucro;
·
Desconto;
·
Acréscimos sucessivos;
·
Descontos sucessivos
·
Juro simples
·
Juro composto
|
·
Coletar, organizar e
analisar informações.
·
Reconhecer,
representar, construir e aplicar conceitos de população e amostra,
frequência, distribuição de frequência, histogramas e polígonos de
frequência.
·
Calcular média
aritmética, mediana e moda, desvio médio, variância e desvio padrão.
·
Relacionar
conhecimentos sobre porcentagem, lucro, desconto e acréscimo na resolução de
diferentes situação-problema
|
Poliedros
|
·
Identificar seus
elementos e propriedades.
·
Calculo de área e
volumes dos sólidos geométricos
·
Entender a planificação
dos sólidos.
|
Corpos Redondos
|
·
Identificar seus
elementos e propriedades.
·
Calculo de área e
volumes dos sólidos geométricos
·
Entender a planificação
dos sólidos.
|
Geometria analítica:
·
Ponto;
·
Reta;
·
Posições relativas
entre duas retas
·
Distancia entre ponto e
reta
·
Área de uma região
triangular
·
Circunferência.
·
Posições entre
circunferências
|
·
Identificar e utilizar
os conceitos sobre plano cartesiano, distância entre dois pontos, ponto médio
de um segmento e condição de alinhamento de três pontos para a resolução de
problemas.
·
Reconhecer e utilizar
os conceitos sobre equações da reta nas formas geral, segmentária, reduzida e
para métrica na resolução de problemas.
·
Reconhecer e aplicar as
fórmulas das condições de paralelismo, de perpendicular, de ângulo formados
entre retas, da distância entre ponto e reta e, ainda, da área de um
triangulo.
·
identificar e aplicar
conceitos das equações reduzida e geral da circunferência e sobre as posições
do ponto e da reta em relação a circunferência.
|
Números complexos;
·
Conjunto dos números
complexos;
·
Forma algébrica;
·
Potências da unidade
imaginária;
·
Adição, subtração e
multiplicação.
·
Conjugado de um numero
complexo;
·
Divisão;
·
Representação
geométrica de um número complexo;
·
Potenciação;
·
Radiação.
|
·
Identificar as
representações algébrica, gráfica e trigonométrica dos números complexos.
·
Efetuar algebricamente
operações com números complexos e interpreta-las geometricamente.
|
Polinômios:
·
Identidade de
polinômios;
·
Adição e subtração de
polinômios;
·
Multiplicação de
polinômios;
·
Divisão de polinômios;
·
Equações algébricas.
|
·
Efetuar operações de
polinômios.
·
Aplicar os teoremas do
resto e D’ Alembert, o dispositivo de Briott-Ruffni, o teorema fundamental da
álgebra e as relações de Girard.
·
Determinar as raízes de
uma equação algébrica, bem como as suas multiplicidades.
·
Pesquisar as raízes racionais e complexas de
uma equação algébrica.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário